segunda-feira, 9 de março de 2009

À PROCURA DA VERDADEIRA IGREJA

Já alguma vez pensou na razão por que existem tantas denominações? Hoje estudaremos o que a Bíblia diz acerca desse assunto.

Vamos orar: Querido Pai do Céu, conceder-nos o Teu poder para compreender este assunto e ajudar-nos a viver segundo os ensinamentos das Santas Escrituras, em nome de Jesus, amem.

Vamos ler o primeiro texto: João 17:21
“Para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.”
Jesus quer que o Seu povo seja um. No entanto, hoje existem centenas de denominações diferentes, todas alegam seguir Deus, mas as suas crenças contradizem-se umas às outras. São tudo, menos unidas.

Como é que a igreja cristã ficou tão dividida? (deve consultar a sua Bíblia, no entanto, posto o texto):
Actos 20:28-30 “Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue. Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho, e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si.”
Neste texto o apóstolo Paulo alerta para o facto de que homens se levantariam no seio da igreja (“de entre vós mesmos,” v. 30) se levantariam para ensinar falsas doutrinas. Tal como lobos com pele de cordeiro, eles iriam causar danos no rebanho.

Surgiram pessoas na igreja que comprometeram a verdade bíblica. Isto levou rapidamente ao desenvolvimento do papado. Depois da reforma, os protestantes cometeram erros semelhantes por não se basearem na Bíblia para apoiar todas as suas crenças. Como consequência, formaram-se igrejas à volta de algumas doutrinas bíblicas ignorando outras verdades vitais. Hoje em dia temos centenas de igrejas. Cada uma tem um pouco de verdade, mas elas negligenciam outras verdades igualmente importantes. E tudo começou exactamente como Paulo previu, com falsos mestres que entraram no rebanho.

As boas notícias são que Deus está a reunir de novo os Seus verdadeiros seguidores para cumprir a oração de Jesus para que sejam um. Nem todos ouvirão a voz de Deus, mas as verdadeiras ovelhas dar-Lhe-ão ouvidos. Repare na forma como Jesus fala disto: “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.” João 10:16.
Jesus tem ovelhas em todas as igrejas e algumas nem estão em nenhuma igreja. Ele vai chamá-las com a Sua voz (a palavra de Deus) e elas responderão. Quando o povo de Deus aprende o que a Palavra ensina verdadeiramente irá seguir a Bíblia e unir-se-á a outros que estão a fazer o mesmo. Assim, haverá apenas UM rebanho, porque há apenas Um Pastor.

Antes de Jesus voltar, a verdade bíblica, (a verdade presente) perdida na Idade das Trevas, será restaurada. Unirá as ovelhas que ouvem a Sua voz. Lemos isso: Actos 3:20,21
“E envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus, ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.”

Aqui diz que Jesus voltará. Acredita nisto, não é? Eu acredito! Mas antes de Jesus voltar, “convém que o céu (O) contenha, até aos tempos da restauração de tudo.” Jesus tem de permanecer no Céu até que algo seja restaurado. O que é? São as coisas ditas por Deus “desde o princípio do mundo.” Todas as verdades de Deus perdidas na Idade das Trevas necessitam de ser restauradas antes da vinda de Jesus.

No fim dos tempos Deus terá um povo que segue a Sua verdade restaurada a fim de que o Universo veja que Deus é digno de louvor e obediência. Eu quero fazer parte deste grupo, e você? Vamos a Apocalipse ver como Deus descreve estes dois grupos e como podemos fazer parte do povo de Deus.

“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estando grávida, gritava com as dores do parto, sofrendo tormentos para dar à luz.” Apocalipse 12:1,2. esta mulher simboliza a verdadeira Igreja de Deus. Ela deu à luz um varão, que é Jesus. (v. 2, 5 conferir em Salmo 2: 7-9).

A mulher em profecia representa a Igreja. Constatamos isso em vários versículos:
“Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura.” 2ª Coríntios 11:2. A Igreja está casada com Jesus:
“Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos.” Apocalipse 19: 7,8. A mulher em Apocalipse 12 representa a Igreja pura e verdadeira de Deus.

Existe outra mulher em Apocalipse. Podemos ler acerca dela em Apocalipse 17: 3-5: “Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfémia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundície da prostituição; e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilónia, a mãe das prostituições e das abominações da terra.”
Esta mulher é uma prostitua. O seu nome é Babilónia e é a mãe das prostituições. É evidente que isto é um símbolo. Se uma mulher pura representa a verdadeira Igreja de Deus, o que é que uma prostitua representa? (Resposta: as falsas Igrejas). Tiago descreve o que o adultério espiritual representa.

Tiago 4:4 “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”
Uma Igreja espiritualmente adúltera é aquela que procura agradar ao mundo em vez de agradar a Cristo. A prostituta de Apocalipse representa aquelas Igrejas que comprometeram a verdade a favor do mundo.

Estas duas mulheres representam duas Igrejas e dois grupos de pessoas que alegam adorar a Deus. Um segue a Bíblia e o outro não. Vamos ver quem são. A Bíblia dá-nos características que nos permitem identificá-los. Começaremos com Babilónia.

1- Apocalipse 17:4 “A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundície da prostituição.”
Nota: Ela está vestida de ESCARLATE.

2- Apocalipse 17:9 “Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.”
Nota: Ela ESTÁ SENTADA SOBRE SETE COLINA.

3- Apocalipse 17:6 “E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração.”
Nota: Ela PERSEGUIU OS SANTOS.

4- Apocalipse 18:1-5 “Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. E ele clamou com voz forte, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e guarida de todo espírito imundo, e guarida de toda ave imunda e detestável. Porque todas as nações têm bebido do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos sete pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque os seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.
Nota: Deus pede às pessoas que saiam dela porque ELA LEVA AS PESSOAS A PECAR.

Antes de identificarmos esta mulher, vamos definir o último ponto: ela leva as pessoas a pecar. Como é que a Bíblia define o pecado? Vamos ler em 1ª João 3:4: “Pecado é a transgressão da lei.”
Nota: A Babilónia quebra a Lei de Deus e ensina outros a fazer o mesmo.

Quem tem estas quatro características de Babilónia? Qual é a Igreja conhecida por usar escarlate, se sentar em sete colinas, por ter perseguido o povo de Deus e por quebrar a Lei de Deus? Só a Igreja Romana cumpre todas estas especificações. Roma é chama a cidade das sete colinas. A Igreja é conhecida pelas suas cores escarlate. Admite que matou cristãos durante a Idade Média. E a Igreja admite que alterou o quarto mandamento.

Deus tem boas pessoas na Igreja Romana! Em Apocalipse 18:4 diz: “povo meu” que está na Babilónia. Não é uma crítica às de uma Igreja em particular, mas a palavra de Deus diz este sistema de adoração é falso e não O está a seguir.

Vamos voltar a Apocalipse 17:5 “E na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilónia, a mãe das prostituições e das abominações da terra.”
Repare que a Babilónia é mãe e tem filhas. Se na profecia a mulher é a Igreja, então as suas filhas são também Igrejas. As filhas da Igreja Católica são as Igrejas protestantes que saíram da Igreja mãe mas continuam a seguir os seus ensinos não bíblicos. Veja esta declaração de um livro oficial católico, The Faith of Million, de John O`Brien (pp. 421,422):

“A observância (do Domingo) permanece como um lembrete da Igreja mãe de onde as seitas não católicas se separaram, tal como um jovem que foge de casa mas mantém no seu bolso uma fotografia da sua mãe, ou um pedaço do seu cabelo.”

A Igreja Católica admite prontamente que mudou o Sábado (ver o capítulo “A MUDANÇA DO SÁBADO PARA O DOMINGO). Diz que as Igrejas que continuam a guardar o Domingo estão na verdade a segui-la, não estão a seguir a Bíblia. São como um rapazinho que ama tanto a sua mãe que guarda no seu bolso um pedaço do seu cabelo ou uma fotografia.

A Babilónia representa a Igreja Católica e as Igrejas Protestantes que continuam a guardar o Domingo e a violar a Lei de Deus.

Se esta é a Babilónia, quem é a mulher pura de Apocalipse 12? Ele representa o verdadeiro povo de Deus que saiu da Babilónia. Quais são as suas características?
1ª Característica na identificação da Igreja de Deus: Apocalipse 12:13,14 “Quando o dragão se viu precipitado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão. E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.”

Nota: O dragão é Satanás (v.9). Ele usou a Igreja romana para perseguir o verdadeiro povo de Deus durante 1260 anos, quando o papado tinha o controlo sobre a Europa de 538 d.C., até 1798. Durante este período de 1260 anos, este texto diz-nos que o Seu povo se esconderá no deserto. Não será visível e aparecerá depois dos 1260 anos. Portanto esta Igreja aparecerá depois de 1798. sendo assim, todas as Igrejas que existiram entre a formação do papado e 1798 não podem ser a Igreja remanescente.

2ª Característica na identificação da Igreja de Deus: Apocalipse 12:17 “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.”

Nota: O remanescente é a última parte de alguma coisa (o que sobra, o que se reserva). A Igreja remanescente será como a primeira Igreja. Dado que os apóstolos e Jesus guardavam o Sábado, o remanescente fará a mesma coisa. A Igreja de Deus dos últimos dias será uma Igreja que guarda o Sábado. (Para ser qualificada com Igreja Remanescente deve guardar todos os mandamentos. Tiago 2:10).

3ª Característica na identificação da Igreja de Deus: Mateus 24:14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

Nota: O povo de Deus levará o evangelho ao mundo exactamente antes de chegar o fim. Podemos saber exactamente o que este evangelho ensinará porque o que Jesus previu aqui, mais tarde João vê cumprir-se. Vamos ler: Apocalipse 14:6 “E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo.”
Nota: Antes da vinda de Jesus o evangelho chegará a todo o mundo. É evidente que este evangelho fala de Jesus e da Sua morte por nós no Calvário, mas ouça todas as verdades perdidas que o evangelho de Deus incluirá e restaurará:

a) Apocalipse 14:7 “Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”
Nota: É chegada a hora do Seu juízo. Ensinará que estamos sob julgamento desde 1844. ensinará que devemos adorar o Deus Criador, guardando o Sábado como o memorial da criação.

b) Apocalipse 14:8 “Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.”
Nota: Ensinará que há um sistema religioso falso chamado Babilónia que caiu e do qual o povo de Deus tem de sair.

c) Apocalipse 14:9 “Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão.”
Nota: Ensinará quem é a besta, o que é a marca e avisará as pessoas para não seguirem a besta.

c) Apocalipse 14:12 “Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
Nota: Ensinará o verdadeiro equilíbrio entre a fé e as obras. Não somos salvos porque guardamos os mandamentos. Mas se tivermos a fé de Jesus vamos amá-l`O de forma a guardar os Seus mandamentos.

d) Apocalipse 14:13 “Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham.”
Nota: Ensinará que a morte é um descanso tranquilo das nossas obras e que um dia ressuscitaremos.
Portanto, a Igreja de Deus dos últimos dias ensinará este evangelho ao mundo e restaurará as verdades perdidas na Idade Média, enunciadas em Apocalipse 14.

4ª Característica na identificação da Igreja de Deus: Apocalipse 12:17 “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.”
Nota: O remanescente terá o testemunho de Jesus. O que é o testemunho de Jesus?
Vamos ler Apocalipse 19:10 “Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.”
Nota: É o espírito de profecia. Portanto a Igreja remanescente será um povo de profecia. Eles entenderão e ensinarão as profecias. Quem cumpre estas quatro características identificadoras da Igreja Remanescente de Deus?

1- Surge depois de 1798.
2- Guarda os mandamentos, incluindo o Sábado.
3- Proclama o evangelho de Apocalipse 14 ao mundo.
4- Tem o espírito de profecia.

Existe apenas uma Igreja que cumpre todas estas características. É a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
1- Surgiu depois de 1798, em 1860.
2- Guarda o Sábado do sétimo dia que Jesus e os discípulos guardavam.
3- É uma Igreja mundial e está presente em mais países do mundo do que qualquer outra Igreja protestante. É a única Igreja que prega todo o evangelho como está enunciado em Apocalipse 14 na mensagem dos três anjos.
4- É uma Igreja baseada na profecia e entende as profecias.

Isto não significa que apenas os Adventistas serão salvos. Deus tem seguidores verdadeiros em todas as Igrejas. O que a Bíblia revela é que Deus tem uma Igreja que está a atrair pessoas de todo o mundo e de todas as religiões porque elas se estão a unir na Palavra de Deus.

Vamos terminar com dois versículos que já lemos antes. O primeiro em João 10:16 “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.”
Jesus está a chamar as pessoas através da Sua Palavra para que ouçam a verdade restaurada e O sigam. Tem ouvido a voz de Jesus nos seus estudos bíblicos? Esta mensagem não é dos homens. É de Jesus. Ele quer reunir de novo o Seu povo. Como é que Ele faz isso?
Vamos ler o segundo texto Apocalipse 18:1-4
“1 Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória.
2 E ele clamou com voz forte, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e guarida de todo espírito imundo, e guarida de toda ave imunda e detestável.
3 Porque todas as nações têm bebido do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.
4 Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos sete pecados, e para que não incorras nas suas pragas.”
Nota: Jesus chama o Seu povo para que saia da Babilónia. A Babilónia não muda. As Igrejas que se recusam a honrar a Deus ensinando a verdade completa e que desobedecem ao quarto mandamento serão responsabilizadas. Mas antes disso acontecer, Deus chama os Seus incontáveis verdadeiros seguidores para saírem da Babilónia.

Estas são as nossas duas acções nos últimos dias. Seguiremos Jesus e a Sua verdade bíblica ou seguiremos a Babilónia e as tradições dos homens. Eu quero seguir Jesus. E você? Ele é o único que morreu por mim e agora vive no Céu. É Ele que voltará para nos levar para o lar. Eu amo-O muito e quero agradar-Lhe, ser parte do Seu povo fiel e não fazer parte da Babilónia. Ama a Jesus e é este também o seu desejo?

Oro: Senhor unge com o Espírito Santo a pessoa que leu e estudou este assunto até ao fim. Unge-a para que tome a decisão de seguir a Verdade. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Senhor Jesus por favor conduz esta pessoa pela mão e fortalece-a nas suas lutas, em Teu nome, amem.

Sem comentários:

Enviar um comentário