segunda-feira, 27 de abril de 2009

1.000 ANOS DE PAZ - MILÉNIO



Já alguma vez pensou no que vai acontecer à Terra depois da volta de Jesus? Hoje vamos estudar o que a Bíblia diz acerca dos 1000 anos que se seguirão à Sua volta (Ore)

Faremos a revisão de uma lição anterior, que nos ajudará a prepararmo-nos para o estudo deste momento. Vamos ver o que acontecerá quando Jesus voltar.

Mateus 24:30 “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”

Todo o mundo verá Jesus voltar em glória e magnificência.

Quando Jesus voltar, a Sua glória será muito brilhante e impressionante.
Salmo 50:3 “O nosso Deus vem, e não guarda silêncio; diante dele há um fogo devorador, e grande tormenta ao seu redor.”
Mateus 25:31 “Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória.”

Este fogo é a glória de Deus, que irá rodear Jesus. Ele virá com “poder e grande glória” (Mateus 23:30) e com “TODOS os santos anjos”. A Bíblia diz que o número de anjos não pode ser contado (Hebreus 12:22). Um anjo era tão brilhante e majestoso que provocou o desmaio de 100 soldados, endurecidos pela guerra (Mateus 28:2-4). Consegue imaginar como todo o céu ficará brilhante e glorioso repleto de TODOS os anjos e mostrando a glória de Deus? Não admira que todo o olho o veja e que a Sua presença seja comparada a um fogo consumidor!

Veja o que este fogo consumidor fará aos perdidos.
2ª Tessalonicenses 1:7-9 “E a vós, que sois atribulados, alívio juntamente connosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder.”
Irá destruí-los. A glória da presença de Jesus, que traz esperança e vida eterna ao crente obediente, proclama destruição eterna para os desobedientes.

O que é que os desobedientes farão quando virem Jesus?

Apocalipse 6:14-17 “E o céu recolheu-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?”

Tentarão esconder-se. Mas não conseguirão. Ninguém se pode esconder de Deus. Apesar de lhe causar uma dor imensa, o Seu esplendor irá destruí-los. Não é uma pena que estas pessoas fujam de Jesus? Elas fogem porque não se entregaram totalmente a Jesus quando tiveram uma oportunidade. É por isso que agora é muito importante pedir a Jesus que os perdoe os nossos pecados, para que Ele dirija a nossa vida!

O que acontecerá aos cristãos aquando da vinda de Jesus? 1ª Tessalonicenses 4:16-17 (ler). Os cristãos que estão mortos serão ressuscitados e, juntamente com os cristãos vivos, serão arrebatados para encontrar o Senhor NO AR. Jesus não põe os pés na Terra. Leva os salvos com Ele para o Céu. (João 14:1-3).

Qual será o aspecto da Terra nesta altura?
Apocalipse 16: 17-20:
“17 O sétimo anjo derramou a sua taça no ar; e saiu uma grande voz do santuário, da parte do trono, dizendo: Está feito.
18 E houve relâmpagos e vozes e trovões; houve também um grande terramoto, qual nunca houvera desde que há homens sobre a terra, terramoto tão forte quão grande;
19 E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e Deus lembrou-se da grande Babilónia, para lhe dar o cálice do vinho do furor da sua ira.
20 Todas ilhas fugiram, e os montes não mais se acharam.”
O maior terramoto de todos os tempos sacudirá o planeta. As montanhas desaparecerão e as ilhas serão engolidas pelo mar. pedras de granizo, que pesam 30 quilos, cairão do céu.

2ª Pedro 3:10 “Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.”

Jeremias 4:23-27:
“23 Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz.
24 Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam.
25 Observei e eis que não havia homem algum, e todas as aves do céu tinham fugido.
26 Vi também que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira.
27 Pois assim diz o Senhor: Toda a terra ficará assolada; de todo, porém, não a consumirei.”

Jeremias 25:30-33:
“30 Tu pois lhes profetizarás todas estas palavras, e lhes dirás: O Senhor desde o alto bramirá, e fará ouvir a sua voz desde a sua santa morada; bramirá fortemente contra a sua habitação; dará brados, como os que pisam as uvas, contra todos os moradores da terra.
31 Chegará o estrondo até a extremidade da terra, porque o Senhor tem contenda com as nações, entrará em juízo com toda a carne; quanto aos ímpios, ele os entregará a espada, diz o Senhor.
32 Assim diz o Senhor dos exércitos: Eis que o mal passa de nação para nação, e grande tempestade se levantará dos confins da terra.
33 E os mortos do Senhor naquele dia se encontrarão desde uma extremidade da terra até a outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão como esterco sobre a superfície da terra.”

Os mortos não serão enterrados porque não haverá ninguém para os enterrar. Todos os ímpios estarão mortos e os justos irão para o Céu. As pessoas serão todas levadas para o Céu ou então destruídas pelo esplendor da volta de Jesus. Não haverá meio-termo.

Agora vamos ver o que acontecerá a esta Terra, desolada e vazia, depois de Jesus levar os salvos para o Céu. O planeta Terra permanecerá neste estado de destruição durante 1000 anos. E Satanás será forçado a contemplar a destruição, que o seu mal causou.

Apocalipse 20:1-3
“1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.
3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.”

A palavra grega para “abismo” é a mesma palavra usada no Velho Testamento grego em Génesis 1:2 “havia trevas sobre a face do abismo”. Na criação, a Terra era sem forma e vazia, e podemos ler, em Jeremias 4, que depois da volta de Jesus será assim novamente. Portanto, o abismo é a Terra desolada. Satanás será forçado a permanecer aqui durante 1000 anos, sem ninguém para tentar.

É este o significado do texto quando diz que Satanás ficará “amarrado”. Ele ficará acorrentado pelas correntes das circunstâncias, não terá ninguém para enganar. Todos os perdidos estarão mortos e os salvos estarão no Céu. Satanás será forçado a contemplar a destruição que ele causou.

O versículo 3 também diz que Satanás não enganará as nações até que terminem os 1000 anos. O que acontecerá no fim dos 1000 anos que o liberta para poder enganar as nações?

Apocalipse 21:10 “E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus.”
Apocalipse 20:7 “Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão.”

A Nova Jerusalém desce à Terra e Satanás é liberto, porque todos os perdidos ressuscitaram.

Jesus falou desta ressurreição dos perdidos em João 5:28,19:
“Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”
Apocalipse 20:6 diz que os salvos recebem vida na primeira ressurreição, aquando da vinda de Jesus e no INÍCIO dos 1000 anos. Mas, os ímpios revivem na ressurreição da condenação, no FIM dos 1000 anos. Eles são ressuscitados para enfrentar os seu julgamento final.

Vamos ler o que acontecerá a seguir, ver Apocalipse 20:7-9.
“Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou.”

Satanás engana todos estes perdidos recém-ressuscitados levando-os a pensar que podem atacar a cidade. É durante este ataque final que Deus destrói os ímpios, lançando-os no lago de fogo.
Porque é que Deus ressuscita os perdidos apenas para que eles sejam, novamente, enganados e depois destruídos?

Há duas razões:
1- os perdidos precisam de ver o que acabam de perder por causa dos seus pecados. Verão a linda cidade e saberão que, por não terem aceitado o Senhor Jesus na sua vida, terão de ficar de fora da cidade.
2- Deus quer que o universo veja até onde é que a rebelião de Satanás e dos pecadores pode ir se lhes dor dada uma oportunidade. Tendo conhecimento pleno que Deus está sentado no trono, os ímpios planeiam derrubá-l´O, literalmente, do trono, destruindo-O e também aos justos. Isto é o que Satanás pretende; mas, é evidente que deus os impedirá.

Com esta demonstração final perpetrada por Satanás o universo não caído poderá ver que Deus é misericordioso e justo para destruir os perdidos. Todos saberão que qualquer governo, aparte do governo de Deus, só provocará o caos. Satanás tem demonstrado isso durante o seu reinado aqui na Terra. Todos os redimidos estão seguros contra uma nova rebelião, porque puderam ver quão perigoso é o pecado (Naúm 1:9).

Haverá pessoas que ressuscitarão no fim dos 1000 anos fora da cidade. Isto deve ser terrível. Não haverá nenhuma oportunidade de arrependimento. Cada indivíduo estará perdido, ou salvo. Os perdidos poderão olhar através das paredes transparentes da cidade, e verão as mansões e os corpos glorificados dos santos e as suas faces, felizes e sorridentes. Depois, olharão para os seus corpos doentes, ainda cheios de pecado. Nem posso imaginar o desespero que se instalara nos seus corações.

Podemos estar naquela cidade. A Bíblia diz-nos como assegurar um lugar, em Apocalipse 22:14 “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Aqueles que amam a Deus verdadeiramente, a ponto de Lhe obedecer, e que têm as suas vidas santificadas pelo Seu sangue e o coração transformado pela Sua graça, poderão entrar na cidade e comer do fruto da árvore da vida.

Esta é uma oportunidade sublime que Deus lhe oferece de entregar-lhe o seu coração e aceitá-Lo como Senhor e Amor, para que se torne agora seu Pai Eterno.
Bênçãos do Senhor sobre si.

Sem comentários:

Enviar um comentário