quinta-feira, 2 de abril de 2009

A PORTA PARA UMA NOVA VIDA - BAPTISMO

Hoje temos um estudo muito interessante acerca da porta para uma nova vida e o que a Bíblia diz acerca do baptismo.

Vamos começar por ver qual é o desejo de Deus para casa pessoa.
1ª Timóteo 2:4
“O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.”

Deus quer que todos conheçam a verdade e se salvem. É evidente que nem todos vão colaborar, mas mesmo assim este é o Seu desejo.

O que tem de acontecer para que uma pessoa tenha a esperança da vida eterna?
João 3:5 “Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” Essa pessoa tem de nascer de novo através do Espírito e da água.

Vamos ver o que significa nascer do Espírito.
João 16:8 “E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” O Espírito convence-nos do pecado. Nascemos de novo pelo Espírito quando admitimos que essa convicção é verdadeira – que somos pecadores. Depois confessamo-nos a Deus e entregamos a nossa vida em obediência e fé. O Espírito é invisível como o vento, Ele convence-nos no nosso coração onde ninguém pode ver. (Ele convence-nos na nossa consciência. João 8:9) Mas o resultado do trabalho do Espírito é visto numa vida mudada.

Agora, o que significa nascer de novo da água?
Actos 2:37, 38
“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
Estas pessoas estavam convencidas. Pedro disse-lhes que a melhor resposta à convicção era o arrependimento e serem baptizados. Assim, eles nasceram do Espírito – convencidos. Depois nasceram da água do baptismo.

Jesus disse que o Espírito é invisível como o vento. Ninguém o vê a convencer o coração. A convicção torna-se visível quando respondemos através da conversão e do baptismo. Portanto, a água do baptismo torna-se na expressão visível daquilo que Deus fez no coração através do Seu Espírito invisível. Jesus deixa bem claro que para receber vida eterna temos de tomar uma posição visível a favor de Cristo.

Para receber a vida eterna é necessário seguir um processo simples de três passos, que culmina sempre com o baptismo.
Vamos ver.
Mateus 28:19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
Antes do baptismo a pessoa tem de aprender a verdade da Bíblia.
Marcos 16:16 “Quem crer e for baptizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
Precisa de crer nos ensinos de Jesus.
Actos 2:38-41 “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram baptizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.”
Precisa de se arrepender dos seus pecados.

Quando as pessoas aprendem o plano da salvação, crêem nele, ficam convencidas e arrependem-se dos seus pecados. Devem então ser baptizadas como um testemunho público da dedicação da sua vida a Cristo.

Isto significa que as pessoas têm de ter maturidade suficiente para aprender, estarem convictas, arrependerem-se e serem baptizadas. Uma criança não pode fazer tudo isto. Embora a Bíblia permita a dedicação de crianças a Deus (ver Lucas 2:25-28), isso não envolve a aspersão de crianças.

Vamos ver alguns exemplos de pessoas que aprenderam, foram convencidas, se arrependeram e depois se baptizaram. (Marque na sua Bíblia as frases chave que provem isto em cada uma das seguintes histórias. Chame a atenção para elas à medida que lê esses textos).

a) Actos 8:30-38 (ler) o eunuco etíope.
b) Actos 7:5,12,13 (ler) Simão.
c) Actos 16:30-34 (ler) O carcereiro de Filipos. Todos seguiram na ordem da Bíblia. Acontece a mesma coisa connosco hoje.


Quando lemos a Bíblia aprendemos coisas que nos convencem que precisamos de nos arrepender e mudar. Ao responder à convicção do Espírito nós respondemos-lhe afirmativamente. Depois selamos o nosso compromisso com o baptismo.

Agora vamos ver o que o baptismo representa.
Romanos 6:3-6 “Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos baptizados em Cristo Jesus fomos baptizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo baptismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.”
O baptismo representa a morte para o pecado, o sepultamento da velha vida de pecado e a ressurreição para prosseguirmos numa nova relação com Deus. Quando nos convencermos do pecado, entregamos a nossa vida a Deus através da cerimónia do baptismo. O baptismo é um testemunho público que nos tornamos de forma consciente cristão, tal como a cerimónia do casamento é em si o testemunho público (família e amigos) de que nos tornamos um casal.

Agora vamos ver o que a Bíblia diz acerca da forma correcta de baptizar.
João 3:23 “Ora, João também baptizava em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas; e o povo ia e era baptizado.”
O baptismo precisa de muita água porque a palavra “baptismo”, na verdade, significa imersão total ou submergir. A imersão é a única forma de representar verdadeiramente o sepultamento do velho Homem de pecado.

Vamos ver como Jesus e outras pessoas foram baptizados.
Marcos 1:9-11 “E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galileia, e foi baptizado por João no Jordão. E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele; e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo.”
Jesus foi ao rio Jordão e “saiu da água”. Ele teve de entrar no rio e ali foi “baptizado” ou imerso.

Actos 8:35-38 “Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus. E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja baptizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o baptizou.”
O etíope entrou na água e foi imerso.

Efésios 4:5 “Um só Senhor, uma só fé, um só baptismo.”
A palavra de Deus é clara. Só existe um método que representa correctamente a morte, o sepultamento e a ressurreição. Quando pensamos nisso vemos que aspergir e derramar água não pode cumprir o significado total que Deus deu a esta cerimónia de vital importância.

Outros métodos para além da imersão não foram aceites pela Igreja até ao Concílio de Ravena, em 1311 d.C. A Igreja Católica Romana construiu igrejas com baptistérios para imersão até ao século XIII. A torre inclinada de Pisa, em Itália, construída nos séculos XII e XIII era a torre do sino de uma igreja. Perto dali, fazendo parte do mesmo edifício, os turistas ainda podem ver um baptistério com cerca de 1 a 2 metros de profundidade e com 6 metros de largura. Com a alteração gradual dos ensinos da Bíblia, passou a praticar-se o baptismo por aspersão. Hoje Deus chama-nos de volta para a Sua Palavra.

Deve uma pessoa ser rebaptizada? A Bíblia dá duas razões para isso.
1- Actos 19:1-5 “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. Tornou-lhes ele: Em que fostes baptizados então? E eles disseram: No baptismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o baptismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram baptizados em nome do Senhor Jesus.”
Estas pessoas aprenderam uma verdade significativa e que lhes mudou a vida. Elas já eram crentes em arrependimento e salvação, mas ainda não tinha ouvido a verdade para os seus dias, de que Jesus era o Messias. Quando aprenderam esta verdade foram rebaptizados. Hoje em dia, muitos daqueles que ouvem a verdade decidem ser rebaptizados como símbolo da sua dedicação a Jesus e a toda a Sua palavra.

2- Romanos 6:1-6 “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos baptizados em Cristo Jesus fomos baptizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo baptismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.”
O baptismo representa a morte para a vida centrada no “eu”. Se uma pessoa que foi baptizada, se decide por uma vida de pecado, quando voltar para Deus essa pessoa precisa de ser rebaptizada.

Que importância dá Deus ao baptismo por imersão?
Actos 2:38 “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
Todos são instruídos a serem baptizados para serem salvos.
Marcos 16:15,16 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for baptizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
Está forçosamente ligado com a salvação porque é a nossa parte no processo. Deus salva mas nós temos de Lhe dizer “sim”.

E aquelas pessoas que morreram sem ser baptizadas? O ladrão na cruz aceitou Jesus sem ter a oportunidade de ser baptizado. Mesmo assim Jesus prometeu-lhe vida eterna (Lucas 23:42,43). O ladrão não teve a oportunidade de ser baptizado mas se tivesse vivido tê-lo-ia feito.

Posso fazer-lhe uma pergunta pessoal? Já foi baptizado/a por imersão tal como Jesus foi? Se não, decida seguir os passos de Jesus. Ore e rogue-Lhe que o/a conduza nesta decisão, Ele irá conduzi-lo/a de forma segura. Entregue a sua vida a Jesus, agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário