sábado, 15 de agosto de 2009

A APLICAÇÃO DOS TESTES PROFÉTICOS A ELLEN WHITE

De que modo se comporta o ministério de Ellen White face aos testes bíblicos de um profeta?
1. Concordância com a Bíblia
– A sua abundante produção literária inclui dezenas de milhares de textos bíblicos, acompanhados por vezes de detalhadas exposições. Cuidadosos estudos têm demonstrado que os seus escritos são coerentes, fidedigno e em total concordância com a Escritura.
2. Exactidão das predições - Os escritos de Ellen White contêm um número relativamente pequeno de predições. Alguns delas estão hoje em processo de cumprimento, enquanto outras ainda aguardam ser cumpridas. Entretanto, aquelas que podem já ser testada, cumpriram-se com extraordinária precisão. Apresentaremos, a seguir, dois exemplos que demonstram sua visão profética.
O surgimento do moderno espiritualismo.
Em 1850, quando o espiritualismo – movimento que pretende manter comunicação com o mundo dos espíritos e com os mortos – ainda se encontrava nos primeiros passos, Ellen White identificou-o como um dos grandes enganos dos últimos dias e predisse seu crescimento. Embora naqueles dias o movimento fosse decididamente anticristão, ela previu que a hostilidade se modificaria, e que ele viria a tornar-se respeitável entre os cristãos.
Desde aqueles dias, o espiritualismo tem-se estendido a todo o mundo, alcançando milhões de adeptos. A sua face anticristã modificou-se; efectivamente, muitos deles identificam-se como cristãos espiritualistas, reivindicando possuir a verdadeira fé cristã, afirmando ainda que "os espiritualistas são os únicos religiosos que usam os dons prometidos por Cristo, através dos quais curam os enfermos e demonstram uma consciência futura e existência progressiva".
Eles afirmam que o espiritualismo "concede o conhecimento de todos os grandes sistemas de religião, e ainda, concede mais conhecimento da Bíblia cristã do que todos os comentários combinados. A Bíblia é um livro de espiritualismo".
Cooperação íntima entre protestantes e católicos romanos.
Durante o período de vida de Ellen White, existia um abismo entre o protestantismo e o catolicismo romano, o qual parecia impedir qualquer cooperação entre ambos. O anticatolicismo predominava entre os protestantes. Ela profetizou que grandes mudanças no seio do protestantismo conduziriam a um afastamento da fé proclamada pela Reforma. Consequentemente, as diferenças entre protestantes e católicos se esbateriam, conduzindo ao estabelecimento de uma ponte para cobrir o abismo que antes os separava.
Nos anos posteriores a sua morte temos testemunhado o surgimento do movimento ecuménico, o estabelecimento do Conselho Mundial de Igrejas, o Concílio Vaticano II, e a ignorância ou mesmo decidida rejeição que o protestantismo faz dos pontos de vista da Reforma no tocante à interpretação profética. Essas grandes mudanças têm derrubado muitas barreiras até então existentes entre católicos e protestantes, conduzindo a um processo de crescente cooperação.
3. O reconhecimento da encarnação de Cristo – Ellen White escreveu extensamente sobre a vida de Cristo. O Seu ministério como Senhor e Salvador, o Seu sacrifício expiatório na cruz, e o Seu actual ministério intercessor, representam temas dominantes na sua obra literária. O livro O Desejados de Todas as Nações tem sido aclamado como um dos mais espirituais tratados sobre a vida de Cristo, assim como o Caminho a Cristo - a obra mais amplamente difundida - tem conduzido milhões de pessoas a um relacionamento mais íntimo com Jesus. Os seus livros retratam claramente a Jesus como plenamente Deus e plenamente homem. A sua exposição equilibrada coincide com os pontos de vista bíblicos, evitando de forma cuidadosa a ênfase exagerada quanto a uma ou outra natureza - um problema que causou tanta controvérsia ao longo do cristianismo.
Todo o tratamento que ela dá ao ministério de Cristo é de cunho prático. Independentemente do assunto que ela tenha tratado, a sua preocupação fundamental é conduzir o leitor a um relacionamento mais profundo com o Salvador.
4. A influência do seu ministério – Decorrido mais de um século desde que Ellen White recebeu o dom profético, a Igreja e a vida daqueles que atenderam aos Seus conselhos, revela um impacto de uma vida abençoada.
"Embora ela jamais tenha ocupado uma posição ou cargo oficial, nem recebido uma ordenação ministerial, e tão pouco salário da Igreja, a não ser depois da morte do esposo, a sua influência moldou a Igreja Adventista do Sétimo Dia mais do que qualquer outro factor, excepto a Santa Bíblia".
Ela representou a força motriz por detrás do estabelecimento das actividades da igreja nos sectores de publicações, escolas, obra médico-missionária e o desenvolvimento missionário de extensão mundial, que tornaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia uma das Igrejas missionárias de maior extensão e mais rápido crescimento.
O material por ela escrito constitui mais de 80 livros, 200 folhetos e panfletos e 4.600 artigos em periódicos. Sermões, diários, testemunhos especiais e cartas compreendem outras 60.000 páginas de material manuscrito. A abrangência desse material é assombrosa. O conhecimento de Ellen White não se limitava a algumas áreas específicas. O Senhor transmitiu-lhe conselho em assuntos como saúde, educação, vida familiar, temperança, evangelismo, ministério de publicações, dieta adequada, obras médicas e muitas outras áreas. Talvez os seus escritos no campo da saúde tenham sido mais extraordinários, uma vez que a iluminação por ela recebida, em parte há mais de um século, tem sido comprovada através da moderna ciência.
Os seus escritos focam a Cristo Jesus e apresentam os elevados valores morais e éticos da tradição judaico-cristã. Embora muitos de seus escritos sejam dirigidos à Igreja Adventista do Sétimo Dia, vastas porções dos mesmos têm sido apreciadas pelo público em geral. O seu conhecido livro, Caminho a Cristo, foi traduzido para mais de cem idiomas e já se venderam mais de 15 milhões de exemplares. A sua obra mais conhecida é a série em cinco volumes, O Conflito dos Séculos, que apresenta em detalhes a grande controvérsia entre Cristo e Satanás, desde a origem do pecado até à sua erradicação final do Universo.
A relevância dos seus escritos sobre as pessoas é profunda. Recentemente o Instituto de ministérios da Igreja da Universidade Andrews, Estados Unidos, empreendeu um estudo comparando as actividades e comportamento de adventistas que lêem regularmente os escritos de Ellen White com os que o não fazem. Esse estudo demonstrou o impacto dos seus escritos sobre a vida daqueles que os lêem. O estudo chegou à seguinte conclusão:
"Os leitores possuem um relacionamento mais íntimo com Cristo, mais certeza de sua situação diante de Deus e com maior probabilidade identificam seus dons espirituais. Demonstram-se mais dispostos a gastar em favor do evangelismo público e contribuem de modo mais significativo com os projectos missionários locais. Sentem-se melhor preparados para testemunhar e efectivamente engajam-se mais em pregação e programas comunitários. São mais inclinados a estudar a Bíblia diariamente, a orar em favor das pessoas, a reunir-se em grupos de comunhão e a desenvolver o culto familiar diário. Vêem sua igreja com olhos mais positivos. E sentem responsabilidade por obter maior número de conversos."

Sem comentários:

Enviar um comentário