sábado, 15 de agosto de 2009

O ESPÍRITO DE PROFECIA E A BÍBLIA

Os escritos de Ellen White não constituem um substituto para a Bíblia. Não podem ser colocados no mesmo nível. As Escrituras Sagradas ocupam posição única, pois são os únicos padrões pelo qual os seus escritos – ou quaisquer outro – devem ser julgados e ao qual devem estar subordinados.
1. A Bíblia é o padrão supremo – Os Adventistas do Sétimo Dia apoiam plenamente o princípio da Reforma, sola scriptura, a Bíblia como o seu próprio intérprete e a Bíblia, como base de todas as doutrinas. Os fundadores da igreja desenvolveram as suas crenças fundamentais através do estudo da Bíblia; não receberam tais doutrinas através das visões de Ellen White. O seu principal papel durante o desenvolvimento das doutrinas da igreja foi orientar a compreensão da Bíblia e confirmar as conclusões às quais se chegava através do estudo da Bíblia.
A própria Ellen White cria e ensinava que a Bíblia representa a norma final da Igreja. No seu primeiro livro, publicado em 1851, ela escreveu:
"Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados."
Ela nunca alterou este ponto de vista. Anos mais tarde, tornou a escrever:
"Na Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As santas Escrituras devem ser aceitas como autoridade e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do carácter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa."
Em 1909, durante sua última palestra perante uma Sessão da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, ela abriu a sua Bíblia, ergueu-a diante da congregação e disse: "Irmãos e irmãs, recomendo-vos este Livro."
Em resposta aos crentes que consideravam os seus escritos como uma adição à Bíblia, ela escreveu, dizendo:
"Tomei a preciosa Bíblia e circundei-a com os vários Testemunhos para a Igreja, concedidos ao povo de Deus... Não estais familiarizados com as Escrituras. Se tivésseis feito da Palavra de Deus objecto de estudo regular, com o desejo de alcançar os padrões bíblicos e de atingir a perfeição cristã, não teria havido necessidade dos testemunhos. É porque negligenciastes familiarizar-vos com o Livro inspirado de Deus, que Ele procurou alcançar-vos através de testemunho simples e directo, chamando atenção para as palavras da inspiração que negligenciastes obedecer, insistindo em que a vossa vida se paute de acordo com esses puros e levados ensinos."
2. Um guia para Bíblia – Ela encarou o seu trabalho como a condução das pessoas de volta à Bíblia. "Pouca importância é dada à Bíblia", escreveu ela, e assim "o Senhor concedeu uma luz menor para conduzir homens e mulheres à luz maior."
"A Palavra de Deus", prossegue a autora, "é suficiente para iluminar a mente mais obscurecida e pode ser compreendida por todas aqueles que sentirem o desejo de entendê-la. Apesar de tudo isto, alguns que pretendem estar fazendo da Palavra de Deus o seu objecto de estudo, encontram-se vivendo em directa oposição aos seus claros ensinos. Consequentemente, para que homens e mulheres fiquem sem escusa, Deus concede testemunhos claros e directos, fazendo com que estas pessoas retornem à Palavra que haviam negligenciado em seguir."
3. Um guia na compreensão da Bíblia – Ellen White considerava os seus escritos como um guia para a compreensão mais clara da Bíblia.
"Não são apresentadas verdades novas; através dos Testemunhos, porém, Deus simplificou as grandes verdades já concedidas e segundo a forma por Ele mesmo escolhida, trouxe-as perante o povo, visando despertá-los e impressionar suas mentes, a fim de que todos eles fiquem sem escusa." "Os testemunhos escritos não são concedidos a fim de prover nova luz, mas para imprimir vividamente sobre o coração as verdades da inspiração já anteriormente reveladas."
4. Um guia para aplicar princípios bíblicos - Muitos de seus escritos aplicam os conselhos bíblicos ao viver diário. Ellen White disse que ela foi "orientada a apresentar princípios gerais, e ao mesmo tempo especificar os perigos, erros e pecados de alguns indivíduos, a fim de que todos pudessem ser advertidos, reprovados e aconselhados."
Cristo havia prometido semelhante orientação profética a Sua igreja. A própria Ellen White observou:
"O fato de que Deus revelou Sua vontade aos homens por meio de Sua Palavra, não tornou desnecessária a contínua presença e direcção do espírito Santo. Ao contrário, o espírito foi prometido por nosso Salvador para aclarar a palavra a Seus servos, para iluminar e aplicar os seus ensinos."
Desafio aos Crentes
O livro de Apocalipse profetiza que o "testemunho de Jesus" haveria de manifestar-se através do "espírito de profecia" nos últimos dias da história terrestre. Isso representa um desafio a todos, no sentido de não assumir uma atitude de indiferença ou descrença, mas a "provar todas as coisas" e "reter o que é bom". Existe muito a ganhar - ou perder - face à atitude com a qual assumirmos essa investigação biblicamente ordenada. Jeosafá exortou no passado:
"Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas, e prosperareis." (II Crónicas 20:20).
Essas palavras soam como perfeitamente verdadeiras, ainda nos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário