sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O SACRIFÍCIO DA MISSA

A missa católica é por definição sacrifício de Cristo (Catecismo 1322, 1338). O Catecismo Baltimore (Edição da Confraternidade de 1949) diz, "Cristo dá-nos o seu próprio corpo e sangue na Santa Eucaristia primeiro, para ser oferecido como sacrifício, relembrando e renovando sempre o sacrifício da cruz" (Catecismo 356).
Enquanto os catecismos católicos citam as passagens que falam de Cristo morrendo uma vez, eles ensinam que um sacerdote transforma miraculosamente o pão e o vinho no corpo real de Cristo, e que Jesus é então sacrificado novamente. "O sangue é sangue real (parece com vinho e tem sabor de vinho na Missa, mas é, na verdade, o sangue de Cristo."
Embora haja algumas diferenças entre os protestantes quanto ao significado da Ceia do Senhor, eles ensinam, sem excepção bíblica, que um sacramento não é a renovação do sacrifício corporal de Cristo. Antes é a lembrança e o uso memorial dos símbolos abençoados por Deus em benefício do humilde crente.
Esse contraste é bem mais que uma controvérsia vocabular; chega à própria essência da diferença entre o catolicismo e o cristianismo protestante. A fé protestante nega que a igreja tenha o poder de operar o "milagre da transubstanciação" da missa, bem como que o propósito da Ceia do Senhor seja o de ver consumada a morte de Cristo novamente.
"Não, porém, para se [Jesus Cristo] oferecer repetidas vezes..." -Hebreus 9:25 (NVI) (veja Hebreus 9:25-10:18)
O que ensina a Palavra de Deus sobre o purgatório? Não há menção do purgatório nos 66 livros da Bíblia, e partindo de uma visão bíblica ortodoxa de que o perdão de todos os seus pecados é assegurado aos pecadores remidos, tendo sido pagos em Cristo, a doutrina do purgatório é extranha à Bíblia. A história da Igreja revela claramente que este dogma foi criado pela Igreja em consequência de uma necessidade virtual, pois a sua visão da insuficiência da morte de Cristo exige tal doutrina.
Essa doutrina simplesmente encaixa-se com todo o sistema católico de justificação por fé mais as obras que forma a viga-mestra da teologia católica. É impossível reconciliar o ensino católico com o ensino da Bíblia neste ponto, como em tantos outros. O purgatório é parte de um falso evangelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário