sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A BELA E O MONSTRO


“Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição.” (Ap. 17:1,2)
Neste contexto de caos, Deus por um instante, mostra a João o que vai suceder à grande prostituta “vem, mostrar-te-ei...”. Não é por acaso que o Seu porta voz é um anjo associado às sete taças (Ap. 17:1). A intenção da Sua revelação é precisamente de justificar o castigo que estas representam.
E este gesto do Grande Juiz é admirável! Deus não se comporta como déspota que “sabe o que faz” e que “tem as suas razões”. Ele ama e respeita suficientemente o ser humano que é Sua criação para lhe dar razões esclarecedoras porque teve que chegar aqui, a este ponto. Esta explicação vai ainda mais longe, ela pretende assegurar-se que os actos são compreendidos e têm a total aprovação dos Seus fiéis.
É a última cena no teatro desta terra. Até ao presente, as pausas entre as grandes cenas na história da salvação, relacionavam-se com os resgatados cuja a salvação ainda estava fora da história, permanecia na esperança (Ap. 7. 10:11-14; 15:1-5), enquanto que Babel fazia parte da história. Nesta terceira e última parte do Apocalipse (capítulos 15 a 22), a visão dos salvos é dada no percurso da história; enquanto as pausas ou intervalos sobre Babel são por sua vez de uma dimensão fora da realidade. O Apocalipse parte da esperança e do julgamento até ao ritmo da aniquilação das causas do pecado, dos que o praticam e das consequências do mesmo.
Neste contexto pode se pensar que Deus é implacável, mas é o acto final da sua misericórdia; a paz e a injustiça não podem conviver. Os ensino de Satanás e os de Deus são antagónicos. A morte e a vida não podem coexistir. As oportunidades foram dadas, cabe ao ser humano de decidir, só você pode decidir, é você que faz a diferença. Imagine uma balança com dois pratos, um representa Satanás o outro representa Deus, o peso está no prato que você se colocar, já tomou a sua decisão em que prato se vai colocar? Deus o abençe.

Sem comentários:

Enviar um comentário