domingo, 20 de dezembro de 2009

A PONTA PEQUENA ATACA A LEI DE DEUS – O SÁBADO

Estimados, vamos dar início a um estudo bíblico/profético relevante, começaremos por ler um texto que se encontra em Daniel:
“Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.” (Dan. 7:25)
Lido com atenção este texto, é impossível ficar indiferente, queremos saber o que significa e é isso que iremos procurar esclarecer com a ajuda do Espírito Santo.
Em primeiro lugar, a ponta pequena é o papado. Tema que já temos tratado e voltaremos a realçar. Segundo, veremos como este poder conseguiu e continua a conseguir a levar as pessoas a pensar que não é importante se elas guardam o s tempos e a lei de Deus.
Isto traz uma questão. Qual é a lei relacionada com o tempo que aponta pequena quis alterar? Vamos procurar a nossa resposta nos dez mandamentos (vou colocar de seguida os dez mandamentos, se tiver uma Bíblia ao seu alcance aconselho a que leia na sua Bíblia):
“3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” (Êxodo 20:3-17)
Permita que chame a sua atenção para os versículos 8-12 e refira que apenas esse quarto mandamento menciona tempo.)
O mandamento que nos diz para guardar o dia de Sábado é o que o diabo atacou em especial. Repare que aí está escrito que não devemos fazer nenhum tipo de trabalho secular no dia de Sábado. Agora deixe-me perguntar. Quantas pessoas seguem realmente este mandamento. Não muitas. Estamos tão ocupados que já não temos tempo para guardar um dia para Deus. Porque será? Porque nos disseram que isso não é importante. Mas será que é importante? Sim, muito. Deus sabe que precisamos do Sábado para manter uma boa relação com Ele e com os outros.
Vamos analisar cuidadosamente este quanto mandamento para percebermos o que ele envolve. Como é que a ponta pequena pensou em mudar o mandamento que tem a ver com tempo?
Qual é o dia que a Bíblia diz que é o Sábado?
Êxodo 20:10 (leia) o sétimo dia é o Sábado do Senhor. Este é o dia que Deus escolheu para as pessoas descansarem.
Podemos perguntar qual é o sétimo dia da semana. Há três formas de o saber.
1- Num dicionário procure a palavra Sábado e vai encontrar: “sétimo dia da semana começada ao domingo; dia de descanso.” (Dicionário de Língua Portuguesa, Texto Editores - Universal).
2- Em mais de 105 línguas a palavra usada para o sétimo dia é “Sábado.” Exemplos: em inglês é sabbath; em russo é Subbota; em italiano é Sabbato.
3- E, por fim, a Bíblia deixa bem claro que o sétimo dia é o Sábado. Vamos abrir em…
Lucas 23:52-56:
“52 chegando a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus;
53 e tirando-o da cruz, envolveu-o num pano de linho, e pô-lo num sepulcro escavado em rocha, onde ninguém ainda havia sido posto.
54 Era o dia da preparação, e ia começar o sábado.
55 E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguindo a José, viram o sepulcro, e como o corpo foi ali depositado.
56 Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.”
Agora vamos ler o texto a seguir a este (como sabe a Bíblia no original não estava dividida em capítulos e versículos, foi feito assim, para facilitar a leitura pública ou nas igrejas) Lucas 24:1-3:
“1 Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.
2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
3 Entrando, porém, não acharam o corpo do Senhor Jesus.”
Nestes textos temos três dias mencionados. O dia da preparação em que Jesus morreu, seguido pelo dia de Sábado. Depois o primeiro dia da semana em que Jesus ressuscitou. Como é que estes dias correspondem aos nossos? Dê-me uma ajuda. O dia da preparação é o dia em que Jesus morreu. Costumamos dizer que Jesus morreu na _____________________(será que está a pensar em Sexta-feira? Pensou bem. E dizemos que ressuscitou no ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬___________________(pensou em Domingo? também pensou bem, a confirmar dizemos “Domingo de Páscoa”. Portanto Jesus morreu na Sexta-feira, no dia da preparação. A Bíblia diz que as mulheres descansaram no Sábado de acordo com o mandamento. Este dia deve ter sido o Sábado, não é? Quando o Sábado terminou, as mulheres regressaram, de manhã cedo no primeiro dia da semana, mas descobriram que Jesus já tinha ressuscitado. O primeiro dia da semana é o Domingo, não é? A Bíblia é muito clara. O Sábado fica entre a Sexta-feira santa e o Domingo de Páscoa.
Agora que sabemos que o sétimo dia é o Sábado, vamos ver o que Jesus fazia ao Sábado enquanto esteve na Terra.
Vamos começar com Lucas:
“16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” (Lucas 4:16). Então o que fazia Jesus? Ia à sinagoga (igreja) para adorar.
E os discípulos depois de Jesus ter morrido? Guardavam o Domingo em honra da ressurreição dou continuavam a guardar o Sábado?
Lucas 23:56: “Então voltaram e prepararam especiarias e unguentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.”
Depois da morte de Jesus guardavam o Sábado de acordo com o mandamento. Isto foi escrito 35 anos depois da morte de Jesus na cruz e Lucas ainda guardava o sétimo dia, o Sábado.
Quando é que o Sábado foi originalmente dado ao homem e com que objectivo?
Vamos ler em Génesis, primeiro livro da Bíblia e no 2º capítulo:
“1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.
2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.” (Gén. 2:1-3). O Sábado foi criado quando Deus fez o mundo. Ele sabia que os Homens precisavam de um dia de descanso dos seus trabalhos e para poderem ter uma relação com Ele. Também estabeleceu o Sábado como o memorial da criação. Ele fez três coisas para separar o Sábado como dia especial em relação aos outros. Ele descansou, abençoou-o e santificou-o. Há uma bênção especial que Deus atribui ao Sábado e que não se encontre noutro dia. O Sábado lembra-nos de onde viemos e quem devemos honrar. Se tivéssemos sempre guardado o Sábado não haveria nenhum ateu nem nenhum evolucionista.
Iremos sempre guardar o Sábado ou ele foi instituído apenas para os tempos do Velho Testamento?
Vamos parar este estudo aqui. Há tanta coisa a dizer e decisões a tomar que vamos continuar este estudo num outro dia, chamar-lhe-emos: A PONTA PEQUENA ATACA A LEI DE DEUS – O SÁBADO II
Deus derrame as Suas bênçãos sobre si assim como derramou sobre o Sábado. Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário