domingo, 10 de janeiro de 2010

OS NOSSOS DIAS NA PROFECIA DE DANIEL 2 - PARTE B

VAMOS voltar ao nosso estudo. Postei algumas profecias e vídeos se vocês gostam deste modelo digam alguma coisa e continuarei a fazer assim. Obrigado!
Agora vamos ler o sonho que o rei teve: Daniel 2:31-35.
31 Tu, ó rei, na visão olhaste e eis uma grande estátua. Esta estátua, imensa e de excelente esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.
32 A cabeça dessa estátua era de ouro fino; o peito e os braços de prata; o ventre e as coxas de bronze;
33 as pernas de ferro; e os pés em parte de ferro e em parte de barro.
34 Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
35 Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se podia achar nenhum vestígio deles; a pedra, porém, que feriu a estátua se tornou uma grande montanha, e encheu toda a terra.
O rei viu uma estátua, de um homem, compostas por quatro metais. A cabeça era de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e as coxas de cobre e as penas de ferro. Os pés eram de fero e barro. Depois viu uma pedra eu atingiu a estátua nos pés, reduziu-a a pó, e de seguida cresceu e encheu toda a Terra. Nesta altura o rei deveria estar a sentir um grande entusiasmo. Era este o sonho! O que é que ele poderá significar?
Daniel não faz o rei esperar muito tempo pela resposta. Vamos ler o que aconteceu em Daniel 2:36: “Este é o sonho; agora diremos ao rei a sua interpretação.” Daniel diz que agora irá dar a interpretação ao rei. Este é um ponto vital. Nós devemos sempre deixar a Bíblia interpretar a si mesma. Não seria seguro para nós fechar a Bíblia depois de ler o sonho e dizer: “Agora, vou dizer-te o que o seno significa.” Isto seria inventar uma interpretação privada. A Bíblia proíbe isso (2ª Pedro 1:20) Hoje em dia um dos grandes problemas que temos é que existem demasiadas opiniões acerca do que a Bíblia diz. Não acha? A forma mais segura é aprender a deixar a Bíblia interpretar-se por ela mesma. É isso que eu pretendo nestes estudos. Você está de acordo com esta ideia?
Vamos descobrir qual é a interpretação a Bíblia.
O que é que representa a cabeça de ouro?
37 Tu, ó rei, és rei de reis, a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força e a glória;
38 e em cuja mão ele entregou os filhos dos homens, onde quer que habitem, os animais do campo e as aves do céu, e te fez reinar sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro. (Daniel 2:37-38)
“Tu, ó rei,” o rei da Babilónia, “és a cabeça de ouro.” Deus usou o ouro para representar Babilónia (www.tempoprofetico.com/) se você clicar neste portal vai encontrar um blogue muito interessante em que apresento estudos sobre o Apocalipse, os dois livros Daniel e Apocalipse complementam-se). Era um símbolo perfeito. Babilónia era conhecida pela sua abundância em ouro. Aeschylus, um poeta grego que morreu em 456 a.C., escreveu que Babilónia estava “repleta de ouro.” Heródoto (morreu em 424 a.C.) descreveu a sumptuosidade do ouro no santuário babilónico de Bel. Esta parte da interpretação deve ter lisonjeado o rei. Babilónia durou desde 605 até 438 a.C., (lembre-se que as datas a.C. contam-se até d.C.). Deixe que lhe diga, eu fiz conferências bíblicas em Berlim, e visitei em 1991 Berlim Este, tem aí um Museu só sobre Babilónia, não dá para explicar a sumptuosidade desse museu. Você fica extasiado!
E a prata e o cobre?
Daniel 2:39: “Depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra.”
Babilónia iria cair e seria sucedida por um reino inferior, representado pela prata. Depois, surgiria um terceiro reino depois deste representado pelo bronze. Isto cumpriu-se quando Babilónia foi derrotada pelo império medo-persa (538-331 a.C.). É interessante porque os persas eram conhecidos por cobrarem os seus impostos em moedas de prata. Mais tarde, os persas foram derrotados pelos gregos, o terceiro reino (331-168 a.C.). Quando os gregos iam para a guerra usavam armaduras peitorais de bronze. Num futuro estudo vamos ler Daniel 8:20,21 onde um anjo diz que a Medo-Pérsia e a Grécia são os dois reinos depois de Babilónia. O que é que as pernas de ferro representam?
Daniel 2:40: “E haverá um quarto reino, forte como ferro, porquanto o ferro esmiúça e quebra tudo; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele quebrantará e esmiuçará.” É o quarto reino depois da Babilónia. Sabemos, através da História, que este reino é o império romano. Os romanos ficaram famosos devido ao uso do ferro.
A parte seguinte da profecia representa algo diferente.
Daniel 2:41,32: “Quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo.
E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil.”
Aqui temos a previsão de que Roma não seria derrotada por nenhum outro reino, mas que se subdividiria em dez nações separadas que não se dariam muito bem. Foi exactamente isso que aconteceu. Em 476 d.D. Roma caiu e dividiu-se em dez nações na Europa Ocidental, representadas pelos dez dedos dos pés. Sete destas nações ainda existem hoje. Quando estudarmos Daniel 7 vai poder ver o que aconteceu às outras três.
Anglo-saxões: Ingleses
Lombardos. Italianos
Bungundios: Suíços
Visigosos: Espanhóis
Francos: Franceses
Suevos: Portugueses
Alemanos: Alemães
Vândalos: já não existem
Hérulos: já não existem
Ostrogodos: já não existem
É-nos também dito que estes dez reinos não se unirão como uma só nação. (você pode olhar para E.U., e pensar “mas estão unidas”, podem unirem-se em termos económicos, até de politicas, nunca com uma só nação, isto é profético, a profecia nunca se engana).
Daniel 2:43: “Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão pelo casamento; mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.”
Eles iriam procurar a união “misturando as suas sementes” através de casamentos entre diferentes nações. No início da Primeira Guerra Mundial todas as casas reais da Europa estavam relacionads, mas isso não iimpediu essa guerra terrível. Todas as tentativas para colocar a Europa sob um só líder falharam – Napoleão, o Kaiser Wilhelm e Adolf Hitler, todos falharam. A profecia disse que seria assim.
A parte seguinte da profecia é a mais surpreendente!
Daniel 2:44,45: “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.
Porquanto viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que há de suceder no futuro. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.”
Deus irá estabelecer o Seu reino. Quando é que isto vai acontecer? “Nos dias destes reis.” Estamos a falar da época em que a Europa se encontrar dividida em muitas nações. É exactamente os nossos dias! Nós somos os pés dessa estátua! Vivemos na época exacta antes da volta de Jesus! Esta profecia diz que quando Jesus voltar, irá destruir os reinos da Terra e estabelecer o Seu reino.
Esta profecia é notável! Deus deu-nos a previsão do estabelecimento e da queda dos impérios. Ao logo dos tempos os leitores da Bíblia têm tido a oportunidade de saber em que ponto da cronologia profética se encontram e como viver para Deus. Agora, vivemos nos últimos dias, exactamente antes de Deus estabelecer o Seu reino. Que impacto acha que isto deveria ter nas nossas decisões? Deveria ajudar-nos a estabelecer as nossas prioridades em Deus, não acha?
Apelo: Eu quero estar pronto para entrar no Seu reino quando Ele voltar, e você?

Sem comentários:

Enviar um comentário