quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A PROFECIA MAIS IMPORTANTE DA BÍBLIA – DANIEL 9 (I)

HOJE vamos estudar a profecia mais importante na Bíblia. Ela confirma que Jesus é o Messias. Então, precisamos do poder do Espírito Santo de forma poderosa para que nos guie neste estudo.
Comecemos por ler a nossa Bíblia em Daniel 8:27: “E eu, Daniel, desmaiei, e estive enfermo alguns dias; então me levantei e tratei dos negócios do rei. E espantei-me acerca da visão, pois não havia quem a entendesse.”
Nota: No nosso último estudo lemos a visão que Daniel teve descrita no capítulo 8, acerca do carneiro, do bode e da ponta pequena. No fim da visão, ele diz que desmaiou e quando acordou não entendia a visão. Esta é uma declaração interessante porque Deus enviou o Seu anjo Gabriel para a explicar.
Daniel 8:16: “E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, faze que este homem entenda a visão.”
Nota: Gabriel explicou a visão? Sim. Ele disse a Daniel que o carneiro simbolizava a Medo-Persia, o bode a Grécia e a ponta pequena é o reino seguinte. Mas repare que Gabriel não explicou os 2 300 dias. Primeiro vamos ler a profecia e depois vemos a forma com Gabriel a explica.
Daniel 8:13,14, 26:
“13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão relativamente ao holocausto contínuo e à transgressão assoladora, e à entrega do santuário e do exército, para serem pisados?
14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado.
26 E a visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias mui distantes.”
Nota: Gabriel não explica os 2 300 dias. Ele apenas diz a Daniel que os 2 300 dias são reais e que fazem parte da profecia, mas como o seu cumprimento está muito longínquo ele deverá selar a visão para o tempo futuro.
Portanto a única parte da profecia que Daniel não entendeu foi a dos 2 300 dias. Isto leva-nos a Daniel 9, acerca de 12 anos mais tarde.
Daniel 9:1,2:
“1 No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus.
2 no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.”
Nota: Não acha interessante o capítulo 8 terminar com Daniel a não entender a profecia de tempo e o capítulo 9 começar com ele a estudar para entender essa profecia? Por que será que isto acontece? Daniel quer entender os 2 300 dias e saber como é que eles estão relacionados com o seu povo.
Sabe, os 2 300 dias previram o tempo em que o santuário iria permanecer desolado.
Daniel 8:13,14: “Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão relativamente ao holocausto contínuo e à transgressão assoladora, e à entrega do santuário e do exército, para serem pisados? Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado.”
Nota: Daniel está a tentar entender como é que estes 2 300 dias estão relacionados com o santuário de Jerusalém, que Nabucodonosor tinha destruído muitos anos antes. Ao estudar as profecias de Jeremias, Daniel fica a saber que Deus disse que os judeus permaneceriam em Babilónia durante 70 anos. Na altura dos acontecimentos de Daniel 9 aproxima-se esse período de 70 anos. Daniel está a tentar encaixar tudo. Ele pensa que talvez Deus lhe esteja a dizer que eles permaneciam em Babilónia por mais de 70 anos e que irá adicionar mais 2 300 dias ao seu cativeiro.
Deixe-me mostrar-lhe como é que ele sabe isto:
Daniel 9:17-19:
“Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo, e as suas súplicas, e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o teu rosto, por amor do Senhor. Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome; pois não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e põe mãos à obra sem tardar, por amor de ti mesmo, ó Deus meu, porque a tua cidade e o teu povo se chamam pelo teu nome.”
Nota: Daniel está a orar pelo santuário que está destruído. é disto que trata a profecia dos 2 300 dias (Daniel 8:13,14). Vemos que a tristeza do seu coração é expresso aqui na última parte da sua oração no versículo 19. Ele roga a Deus para que não tarde. O que é que significa “não tardar”? Não atrasar. O que é que ele não quer que seja atrasado? O seu regresso de Babilónia para Israel para poderem reconstruir o santuário.
O que o levaria a pensar que Deus estava a considerar a hipótese de atrasar o seu regresso? Não tinha Deus declarado que eles estariam em Babilónia durante 70 anos? (Jeremias 29:10). Sim, mas agora Daniel tinha esta profecia dos 2 300 dias que parecia indicar um prolongamento do seu cativeiro. E como o anjo não a tinha explicado, Daniel está à procura do seu significado e a orar acerca disso. É exactamente nesta altura que Gabriel regressa. Lemos isto em Daniel 9:20-22:
“20 Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,
21 sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde.
22 Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido.”
Nota: Daniel refere-se a Gabriel como “o varão Gabriel, que tinha visto na SUA visão ao princípio.” Em que visão é que ele viu Gabriel? Capítulo 8. Gabriel diz: “Daniel, AGORA saí para fazer-te entender o sentido.” Consegue ver a ligação entre estes dois capítulos? Gabriel está a dizer: “Voltei para te explicar a parte da profecia que deixei sem explicação.”
Sendo assim, seria de esperar que a sua explicação começasse por referir tempo. Vamos ler.
Daniel 9:24 “Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.”
Nota: então, esta profecia tem a ver com a explicação de Gabriel dos 2 300 dias e da forma como eles estão relacionados com os judeus e o santuário.
O que é que significa 70 semanas “estão determinadas sobre” o judeus? A palavra “determinadas” aqui é uma palavra important. Na língua original a palavra usada é “chathak” que significa “cortar”. Portanto, a frase significa que 70 semanas são “cortadas” para o povo de Daniel, os judeus. Daniel estava a orar para obter uma resposta acerca de como os 2 300 dias estão relacionados com o seu povo e com o templo. Gabriel diz que 70 semanas (ou 490 dias – dias por semana, 7 X 70 = 490 dias) desses 2 300 dias se referem ao povo de Israel, a que pertencia o santuário.
Vamos ver como as 70 semanas se cumpriram com o povo de Israel. Daniel 7:25 “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.”
Nota: A profecia de tempo começaria com o decreto para reconstruir e restaurar Jerusalém.
A Bíblia diz-nos quando é que este decreto saiu.
Esdras 7:
“7 Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos netinins, no sétimo ano do rei Artaxerxes.
11 Esta é, pois, a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu a Esdras, o sacerdote, o escriba instruído nas palavras dos mandamentos do Senhor e dos seus estatutos para Israel:
12 Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu: Saudações.
13 Por mim se decreta que no meu reino todo aquele do povo de Israel, e dos seus sacerdotes e levitas, que quiser ir a Jerusalém, vá contigo.”
Nota: Em 457 a.C., o sétimo ano de Artaxerxes. O rei fez um decreto que autorizava o regresso dos judeus a Israel e deu-lhes autorização para restaurarem o tempo e adorarem nele.
Ver: Esdras 6:14 menciona três decretos, sendo o último, o de Artaxerxes, o que conta como o decreto para completar a reconstrução.
Nota: Agora temos o nosso ponto de partida para contar as 70 semanas ou 490 dias. O que iria acontecer durante este tempo? Vamos ver.
Daniel 9:25 “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.”
Nota: Segundo este versículo, estão previstos dois acontecimentos que terão lugar durante dois períodos de tempo. Os dois eventos são: “restaurar e edificar Jerusalém” e “até ao Messias, o Príncipe.” Os dois períodos de tempo são sete semanas e sessenta e duas semanas. Gabriel está a dizer que demorará sete semanas para reconstruir Jerusalém e mais sessenta e duas semanas até ao Messias.
Agora temos de recorrer a algo que já estudámos num estudo anterior. A que é que equivale um dia na profecia? (Resposta: Um dia simboliza um ano literal. Ver Números 14:34 e Ezequiel 4:6) Então os 490 dias simbólicos representam na realidade 490 anos literais.
Dado que esta profecia de tempo se inicia em 457 a.C, as 7 semanas/49 anos para construir Jerusalém levam-nos ao ano 408 a.C. (gráfico). Então as 62 semanas/434 anos levam-nos ao ano 27 d.C. até ao Messias, o Príncipe.
Ver: Lembre-se que não existe ano 0 (zero) quando contamos de a.C. a d.C. É por essa razão que adicionamos um ano quando fazemos o cálculo)
Vamos ver como Jesus cumpriu esta profecia no ano 27 d.C. A palavra hebraica para Messias significa ungido. A palavra grega para ungido é Cristo. Messias e Cristo significam a mesma coisa. Assim, a profecia prevê a unção de Jesus como libertador do povo de Deus.
Portanto a pergunta natural é: “Como é que Jesus foi ungido?”
Vamos continuar este estudo nos próximos dias. Se gostou e foi de força espiritual para si não perca a continuação. O final é sempre o melhor.
Deus o abençoe em Jesus. Amem.

Sem comentários:

Enviar um comentário