sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

UM ATAQUE AUDAZ CONTRA DEUS - DANIEL 8 (I)



Hoje vamos estudar Daniel 8 e ver como a ponta pequena atacou com audácia Jesus e a Sua verdade. Antes de continuar o nosso estudo, gostaria de saber se estudou o assunto anterior: A PONTA PEQUENA DA PROFECIA – DANIEL7? Seria bom que o analisasse, no entanto, poder ser que esteja só interessado/a no tema de hoje, oro a Deus para que o Espírito dos profetas o/a guie.

Vamos abrir a nossa Bíblia em Daniel 8:1-4 (vou postar todos os textos bíblicos):
“1 No ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio.
2 E na visão que tive, parecia-me que eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão; e conforme a visão, eu estava junto ao rio Ulai.
3 Levantei os olhos, e olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos; mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último.
4 Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder; ele, porém, fazia conforme a sua vontade, e se engrandecia.” (Daniel 8:1 a 4)
Nota: Daniel teve uma visão. A primeira coisa que viu foi um carneiro. O que este carneiro tem de interessante é que ele tem uma ponta maior que a outra.
Hoje, quero mostra-lhe como usar as ferramentas de interpretação da profecia. Vai interpretar esta e eu vou ajudá-lo/a.
O que representa um animal na profecia na profecia bíblica? (Daniel 7:17,23)) (Um reino)
Então este carneiro representa uma nação. A pergunta é: “Que reino?”
Lembre-se do principio de repetição e ampliação de que falamos no estudo anterior (Clicar). Lembre-se que vimos o assunto de Daniel 2 se repetiu em Daniel 7. Vamos usar Daniel 7 para entender o capítulo 8. Qual é o animal em Daniel 7 que partilha a característica semelhante de ter um lado mais alto que o outro? (Resposta: o urso. Daniel 7:5) Que nação representava o urso? (Resposta: Medo-Pérsia.) Então vamos concluir que o urso representa o reino da Medo-Pérsia.
Vamos ler o que acontece a seguir: Daniel 8:5-7:
“5 E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre a face de toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha um chifre notável entre os olhos.
6 E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, ao qual eu tinha visto em pé diante do rio, e correu contra ele no furor da sua força.
7 Vi-o chegar perto do carneiro; e, movido de cólera contra ele, o feriu, e lhe quebrou os dois chifres; não havia força no carneiro para lhe resistir, e o bode o lançou por terra, e o pisou aos pés; também não havia quem pudesse livrar o carneiro do seu poder.”
Nota: um bode veio e destruiu o carneiro. A característica interessante do bode é que ele corria rapidamente sem tocar no chão (v.5).
Daniel 8:8 “O bode, pois, se engrandeceu sobremaneira; e estando ele forte, aquele grande chifre foi quebrado, e no seu lugar outros quatro também notáveis nasceram para os quatro ventos do céu.”
Nota: O bode tinha uma ponta grande que se partiu e foi substituída por quatro pontas.
Em Daniel 7 que animal era conhecido pela sua grande velocidade e se dividiu em quatro partes? (Resposta: o leopardo. Daniel 7:6) Em Daniel 7 que nação representava o leopardo? (Resposta: a Grécia). Digamos que este bode representa a Grécia e a divisão do império entre os quatro generais de Alexandre, após a sua morte.
Continuamos a ler para descobrir a parte seguinte da profecia.
Daniel 8:9 “Ainda de um deles saiu um chifre pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa.”
Nota: a seguir cresceu uma ponta pequena e tornou-se grande.
Daniel 8:10 “e se engrandeceu até o exército do céu; e lançou por terra algumas das estrelas desse exército, e as pisou.”
Nota: Opôs-se ao exército do Céu.
Daniel 8:11 “Sim, ele se engrandeceu até o príncipe do exército; e lhe tirou o holocausto contínuo, e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo.”
Nota: Exaltou-se contra o Príncipe do exército, retirou o sacrifício contínuo, e derrubou o lugar do santuário.
Daniel 8:12 “E o exército lhe foi entregue, juntamente com o holocausto contínuo, por causa da transgressão; lançou a verdade por terra; e fez o que era do seu agrado, e prosperou.”
Nota: Ele lançou a verdade por terra, pôs isso em prática e prosperou.
Em Daniel 7 vemos novamente uma ponta pequena profetizada? (Resposta. Sim. Daniel 7:8). O que é que ela representava? (O papado romano). Podemos dizer então que a ponta pequena do capítulo 8 é o papado romano.
Na visão o que acontece a seguir?
Daniel 8:13-14:
“13 Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão relativamente ao holocausto contínuo e à transgressão assoladora, e à entrega do santuário e do exército, para serem pisados?
14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado.”
Nota: Daniel ouve a pergunta que é feita: “Até quando durará” tudo isto? A resposta é 2 300 dias.
O que iria acontecer depois da ponta pequena em Daniel 7? (Daniel 7:9,10). O julgamento é estabelecido. Podemos dizer que os 2 300 dias estão relacionados com o julgamento.
Agora vamos rever o que temos até aqui:
• O cordeiro é a Medo-Pérsia.
• O bode é a Grécia. As suas quatro pontas representam a divisão do império de Alexandre entre os seus quatro generais.
• A ponta pequena é Roma e o papado.
• 2 300 dias estão em paralelo com o início do julgamento.
Temos estado a usar o princípio de repetição e acréscimo para nos ajudar a interpretar esta profecia. Agora vamos ler o resto do capítulo 8 para ver se estamos correctos.
Daniel 8:15-19:
“15 Havendo eu, Daniel, tido a visão, procurei entendê-la, e eis que se me apresentou como que uma semelhança de homem.
16 E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, faze que este homem entenda a visão.
17 Veio, pois, perto de onde eu estava; e vindo ele, fiquei amedrontado, e caí com o rosto em terra. Mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim.
18 Ora, enquanto ele falava comigo, caí num profundo sono, com o rosto em terra; ele, porém, me tocou, e me pôs em pé.
19 e disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao determinado tempo do fim.”
Nota: Deus envia o anjo Gabriel ordenando-lhe que faça com que Daniel entenda a sua visão. Gabriel explica que o sonho esteder-se-á até ao tempo do fim. Veja a interpretação de Gabriel.
Daniel 8:20 “Aquele carneiro que viste, o qual tinha dois chifres, são estes os reis da Média e da Pérsia.”
Nota: O carneiro é o império Medo-Persa. Portanto está certo!
Daniel 8:21 “Mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o grande chifre que tinha entre os olhos é o primeiro rei.”
Nota: O bode é o reino da Grécia. Também está certo!
Daniel 8:21 (última parte). A ponta grande é o primeiro rei, Alexandre o Grande.
Daniel 8:22 “O ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão da mesma nação, porém não com a força dele.”
Nota: As quatro pontas são os quatro generais que herdaram o reino de Alexandre.
Portanto o anjo confirma o que dissemos. Não acha interessante perceber como a Bíblia se interpreta a si mesma? Mas ainda não acabámos.
Que nação veio a seguir à Grécia? (Resposta: Roma). Veja como, em Daniel 8, a ponta pequena é usada para descrever a nação que vem depois da Grécia. Vamos ler o que o anjo diz acerca deste poder.
Está de acordo se paramos por aqui? Ainda temos tanta informação bíblica sobre este assunto. Seria uma pena não o aprofundar! Espero por você, Deus o/a abençoe em Jesus. Amem!

Sem comentários:

Enviar um comentário