segunda-feira, 12 de julho de 2010

A BESTA DO APOCALIPSE: CONCLUSÃO

Como concluir um tema tão vasto? Reconhecendo as nossas limitações, mas também o dever de não calar a Verdade, não tínhamos outra opção. No entanto, tendo em conta o quanto pudemos analisar, apercebemo-nos das raízes desta problemática.
Tal como o dissemos, este trabalho está articulado em diversas vertentes para que pudéssemos demonstrar e, esperamos tê-lo conseguido, que a única autoridade para definir quem é quem, é, sem sombra de dúvida, o conjunto de Livros Sagrados e Inspirados que compõem o Cânone, a Regra, a Norma.
Este conjunto de escritos – o Cânone - ao longo do tempo se foi impondo, ele próprio. E tanto assim foi que, devido aos inúmeros desafios feitos à Igreja de Roma por aqueles que, com toda a sinceridade, só desejavam seguir o que realmente se encontrava escrito, esta confissão religiosa viu-se obrigada a silenciar todas as vozes incómodas!
Estas vozes não queriam fundar, de modo algum, uma nova Igreja, mas reconduzir a existente ao verdadeiro caminho de onde se tinha afastado. O que é que a Igreja fez para silenciar estas ditas vozes incómodas? Usou os meios que sempre utilizou e que nada têm de Cristo – a convocação do Concílio de Trento, em 1546! O que é estranho é que, esta confissão religiosa arroga-se no direito de dizer que ela é que definiu o Cânone! Se assim foi, então por que é que só, quinze séculos depois, o sancionou juntando-lhe uma série de literatura espúria, portanto, não inspirada, que até ali fora posta de lado?!
Quem gosta de vozes incómodas? Ninguém! Esta confissão religiosa que respeitamos, tornou-se numa força opressora quando no passado se aliou ao Estado; aliás, o que fez quando se afastou da conduta e vivência doutrinárias expressas nesse conjunto de Livros Inspirados por Deus para orientação da Sua Igreja e continuidade genuína – aqueles que vivem à luz dos seus ensinos.
Na imagem das duas mulheres, como vimos, havia uma que, tendo tudo de Igreja nunca agiu nessa conformidade; antes pelo contrário, pois estava “embriagada com o sangue dos santos”! Vimos que este símbolo nada tinha que ver com um poder imperial mas sim com um espiritual.
Depois, as diferentes doutrinas que engendrou ao longo da sua triste existência; doutrinas e preceitos meramente humanos que fizeram com que os seus fiéis, ou seja, todos os que desejavam viver sob o lema “está escrito”, fossem forçados a abandonar o seio desta Grande Confissão Religiosa – única, na época.
O que é que este êxodo originou? Exactamente aquilo que, infelizmente, ainda assistimos nos nossos dias – o cristianismo tornou-se uma verdadeira manta de retalhos - e alguns destes apresentam, efectivamente, grandes rasgões! Retalhos de retalhos, visões deformadas da realidade bíblica e, às quais, a confissão religiosa maior chama e caracteriza, pomposa e desdenhosamente de – SEITAS!
É verdade que, tal como vimos, se não vivem conforme o Cânone, então são partes deste todo – a Norma - e, por isso, são sectores desta Verdade estabelecida e exarada neste mesmo Cânone – as Escrituras. Infelizmente, esta é a realidade no campo espiritual ocidental, nos nossos dias. Mas atenção! Quem originou toda esta situação? A história revela-o com pinceladas bem dramáticas, praticadas por esta confissão religiosa que se diz detentora da Verdade e ao serviço de Deus! Em quem se tem inspirado, ao longo dos séculos da sua conturbada e atribulada existência, para justificar a sua actuação neste e naquele domínio? Talvez em tudo, menos n’Aquele que instituiu o evangelho, o movimento de Salvação que comporta o Seu nome – Cristo.
Horrores e mais horrores para se fazer obedecer e impor a sua vontade! Como é possível compreender um sistema religioso que, de repente, é Estado!? Onde se inspirou? Não o sabemos! Mas de uma coisa temos a certeza – em Jesus e nas Escrituras – não foi! Mesmo antes de Lutero, em 1517, que diferença abismal entre o Escrito e o Vivido! Com este surge a famosa fórmula – Sola Scriptura - a Palavra de Deus, a única regra de fé, a única que está assente, alicerçada na rocha, não na areia movediça do pensamento humanista. Ela é a única bitola para reger a conduta e o ensino de toda e qualquer confissão religiosa que se disser ser seguidora de Cristo.
Alguém, porventura, enviado por Roma conseguiu contradizer Martinho Lutero? Claro que não! Não, certamente, devido à sua eloquência e arte retórica ou destreza de espírito, mas unicamente porque tudo em que cria, dizia, ensinava e escrevia estava alicerçado num claro: “Assim diz o Senhor” ou num veemente “Está escrito”, a exemplo do seu e nosso Salvador – Jesus Cristo.
De início, a Igreja era um movimento pobre, depois tornou-se opressivo recorrendo à violência e à ostentação palaciana, como se de uma monarquia se tratasse! Esta considera, cataloga e classifica de – Seita - tudo o que lhe seja diferente. Ninguém tem o direito à diferença!
Só esta tem, curiosamente, o monopólio da Verdade, quando desta, tal como pudemos ver, afinal, – nada tem! Se desta confissão religiosa todas as demais derivam, não será esta primeira a Causa (a origem), de todas as causas (confissões religiosas) dela resultantes? E que, para nossa estupefacção, afinal, estas também pouco diferem - em vivência e ensino - da Causa primeira, ou seja, - a mãe de todas as confissões religiosas ocidentais!
Tanto a Causa como as derivadas, na sua esmagadora maioria, não estão conforme ao Cânone! E, à luz do quanto pudemos ver até aqui, se não estão em harmonia com a Verdade, não são mais do que Seitas – maioritárias ou minoritárias!
Jesus disse que: “(…) haveria um só pastor, um só rebanho” – S. João 10:16. Com efeito, não existem duas Verdades, duas Fés, dois Deus – mas unicamente a UNIDADE em todas as vertentes. Se a Verdade é a Palavra de Deus e ela só, o que é que nos impede de a examinar?
Se realmente, conseguimos realçar a Verdade, sem quaisquer partidarismos ou ideias pré-concebidas, então o livro está justificado. A história não é mais do que a soma das vivências dos homens, por isso, estes passam mas os seus actos ficam. Compete-nos, a nós, prezado leitor, examinar os factos e fazer as melhores opções. Gostaríamos de terminar citando as Escrituras. Fazemo-lo porque este livro encontrará vários tipos de leitores; todavia a nossa preocupação é uma só.
Eis o conselho e ordem do Senhor: “Tu lhes dirigirás as minhas palavras, quer as atendam, quer não (…)” – Ezequiel 2:7. Este foi o nosso propósito; compete-lhe, prezado leitor, repetimos, fazer a melhor opção – examinar a Palavra do Senhor – as Escrituras Sagradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário