quinta-feira, 10 de março de 2011

A BÍBLIA E A IGREJA DE ROMA

Gostaríamos de introduzir esta questão com uma afirmação deveras surpreendente do autor, quando se refere, a propósito do binómio Igreja / Bíblia. Este pergunta e responde: “Quem nasceu primeiro: a Igreja ou a Bíblia? Sem dúvida que foi a Igreja, uma vez que as comunidades judaicas e cristãs viveram a sua fé durante séculos (judaísmo) e anos (cristianismo) sem Bíblia” .
Esta é uma, entre muitas, das citações que, se não as lêssemos, creia o prezado leitor, que as não levaríamos a sério! Mais que não fosse devido à craveira e ao respeito que o autor nos merece! Este raciocínio leva-nos a perguntar: será possível uma confissão religiosa ou Igreja, seja ela qual for, preceder a Bíblia? Como é que esta se regeu até ali? Sob que parâmetros? A Igreja sempre foi e será a resultante de uma vontade que lhe é anterior, seja esta expressa oralmente ou por escrito! Vejamos alguns aspectos que nos ajudarão a compreender que a afirmação tão categórica do autor, supra citado, não é assim tão evidente e linear como parece à primeira vista.

1. Bíblia: livro parcialmente inspirado por Deus

Para enfatizarmos esta questão realçaremos ainda algumas frases do livro em questão, quando o autor nele tenta situar e definir a posição e papel da Bíblia. A certa altura, ao referir-se, ao de leve, sobre o princípio de todas as coisas, diz que este não passa de “mitos de origem e da criação” . Depois, acrescenta: “(…) Ela [a Bíblia] não é um absoluto em si, pois só Deus é absoluto. A Bíblia é um caminho, porventura o melhor caminho para se chegar a Deus (…)” . Ou ainda: “A Bíblia não caiu do céu à terra, não foi ditada por Deus ou por algum Arcanjo de modo directo, nem os hagiógrafos são meros amanuenses, instrumentos ou secretários nas mãos de Deus ou do Espírito Santo. Os hagiógrafos são autênticos autores. A Bíblia, assim sendo, tem a ver com a Palavra de Deus em linguagem humana (…)” (Joaquim Carreira das Neves, OFM, As Novas Seitas Cristãs e a Bíblia, Lisboa, Ed. Verbo, 1998, p. 14.)
Que o céu se pasme com tal afirmação! Repetimos o que acima dissemos, isto é, se não tivéssemos lido e, esperemos, lido bem no seu exacto contexto, não acreditaríamos! Realmente, quando partimos deste pressuposto, o que restará neste Livro – o Livro dos livros? Cremos que, se assim fosse, tudo não passava de um mal-entendido, de uma anarquia, pois cada um dirá o que bem entender e… tudo estará bem! Nada haverá, pois, que o possa julgar e, eventualmente, corrigir!
A ser assim, que é feito da Inspiração? Sabe-se lá onde anda! Esta, portanto, não tem influência senão no pensamento do autor, não nas palavras utilizadas. Deus sugere as ideias e as grandes linhas da Sua revelação e deixa o autor expressar-se livremente. As ideias, prezado leitor, não podem ser expressas, senão por palavras. Se as expressões não são inspiradas, tudo fica sem sentido. A Bíblia insiste sobre a importância das palavras! Vejamos como o apóstolo S. Paulo se explicou acerca das coisas reveladas pelo Espírito de
Deus: “Não falamos dessas coisas com palavras doutas, de humana sabedoria, mas com aquelas que o Espírito ensina e que exprimem as coisas em termos espirituais.” – I Coríntios 2:13.
Que Deus tenha falado aos profetas, parece que é admitido; mas, um não importa que técnico de crítica textual reserva para si toda a liberdade de rejeitar e, até, de corrigir a mensagem escrita pelo profeta, assim como eliminar certos pontos difíceis ou obscuros do texto! Em suma, se as expressões utilizadas pelo profeta são inexactas ou incertas, toda a certeza de conhecer o pensamento de Deus, desaparece! Se alguns têm dificuldade em conceber como Deus guiou os autores na escolha das palavras que compõem a Escritura, será para estes fácil explicar como Ele inspirou os pensamentos, em situações, tais como, por exemplo:

1- O relato da Criação;
2- As palavras proferidas pelo Filho de Deus na cruz, reveladas, cerca de mil anos antes por David.

A conclusão do autor não seria diferente daquela que citámos anteriormente, isto é, que o relato da Criação não passa de um “mito”, visto que não se entende! Os que viveram o Pentecostes começaram a falar em línguas diferentes da sua as maravilhas de Deus! Mas como, com que sabedoria, sob que poder? As Escrituras no-lo revelam claramente. A serem fidedignas as palavras do autor, por este andar se duvidará de tudo e de todos; a Bíblia diz-nos que eles falavam: “(…) conforme o Espírito Santo lhes inspirava que se exprimissem.” – Actos 2:4. Repetimos, neste mar de tantas incertezas, quem poderá ter certeza seja do que for? Tudo poderá ter acontecido… ou talvez não!
O Senhor associou a individualidade do autor bíblico, a sua consciência, a sua memória e os seus sentimentos ao que Ele lhe fazia dizer. Reforçando este ponto de vista vejamos: “(…) porque jamais uma profecia foi proferida pela vontade dos homens. Inspirados pelo Espírito Santo é que os homens santos falaram em nome de Deus.” – II Pedro 1:21.

2. A Bíblia: contém mas não é a Palavra de Deus

Eis o slogan da moda! Para um grande número de teólogos, a Escritura contém muitos mitos e lendas, erros e contradições – tal como o autor o refere . Segundo estes eruditos, nenhuma pessoa cultivada e honesta, pode afirmar a total inspiração da Bíblia. A ciência moderna, dizem, anula esta ingénua pretensão! Tudo é a refazer, rever, repensar, tal como o escreve o autor, quando: “A Escritura é um texto a interpretar” (Joaquim Carreira das Neves, OFM, As Novas Seitas Cristãs e a Bíblia, Lisboa, Ed. Verbo, 1998, p. 19.)
Para ilustrarmos o que queremos dizer, recordemos o teólogo Rudolf Bultmann. Este se esforçou para limpar do texto bíblico todos os mitos, a fim de conservar a essência do evangelho – o Kerygma – a proclamação, isto é, a verdade a pregar. Segundo ele, os mitos deveriam de ser eliminados do Novo Testamento porque, o que é miraculoso e sobrenatural, colide com a racionalidade do espírito moderno, a saber:

a) A pré-existência de Cristo;
b) Os Seus milagres;
c) A Sua ressurreição e a dos crentes;
d) A Sua vinda em glória.

Se Bultmann tivesse lógica no que disse, teria declarado que Deus é o último mito a eliminar! Se verdadeiramente a Escritura está repleta de “coisas” duvidosas e inexactas, ela não pode, de modo algum, ser considerada, ela mesma, a revelação de Deus; como é que Deus se serviria do que é falso para nos ensinar a verdade? Que poderá pregar, um dia, o estudante de teologia, sobre um enorme mito? Por outro lado, em quê, em quem deveremos confiar, visto que colocamos a nossa vida e quiçá, a nossa eternidade, num livro altamente suspeito e sujeito a caução! Em quem confiar? Nos teólogos e nas teorias que tão depressa estão ultrapassadas? Na confissão religiosa que, ao longo da história se mostrou falível, infiel e que continua igual a si mesma? Ou na nossa consciência religiosa constantemente em falta?
A Bíblia não cessa de afirmar que ela é a Palavra de Deus. O Antigo Testamento o repete, cerca de 3080 vezes, expressões sinónimas de: “O Senhor diz”, “Assim fala o Senhor” ou ainda “A Palavra do Senhor me foi dirigida por estas palavras”. Quanto a nós, preferimos confiar nas Sagradas Escrituras… e o prezado leitor?

3. Prioridade: a Igreja ou as Escrituras?

Pela simples citação supra, para a confissão religiosa romana tudo está claro: a autoridade das Escrituras está fundada sobre a da Igreja. Os apóstolos, autores do Novo Testamento, eram, segundo parece, uma espécie de emanação da hierarquia da Igreja, assim como o reflexo e expressão da sua autoridade, visto que “(…) só muito mais tarde é que as tradições sobre os feitos e a doutrina de Jesus foram postas por escrito (…)” . Portanto, como os “apóstolos e discípulos não andavam de papel e caneta na mão para escreverem (…)”, então, quer o que Jesus, os discípulos e apóstolos disseram, a autoridade da Tradição o deu a conhecer, por escrito, tais feitos e palavras anteriormente produzidas pelos diferentes intervenientes.
Sob esta forma simplista de ver e analisar os factos, a Igreja, dizem, é a verdadeira coluna mestra das Escrituras – isto é, não só lhe dá autoridade como, segundo parece, lhe é anterior! Para que não haja qualquer dúvida no nosso espírito, basta ver a história dos Concílios, ao longo dos séculos, em que esta confissão religiosa foi soberana!
Vejamos, numa breve análise, contrariamente ao que o autor afirma, a prioridade e autoridade soberanas das Escrituras sobre toda e qualquer confissão religiosa:
a) Não foi a Igreja que produziu o Antigo Testamento.

b) A Igreja aparece devido à Palavra de Deus que os apóstolos pregavam por todo o lado: “(..) depois de haveres recebido a palavra de Deus, por nós pregada, a aceitastes, não como Palavra de homem, mas como Palavra de Deus, (…)” – I Tessalonicenses 2:13
Uma boa parte do Novo Testamento estabelece como é que a vida de uma confissão religiosa deverá ser regularizada e mantida. Uma vez fixada a sua constituição, esta deve encontrar-se neutra para corrigir certos desvios que se infiltraram no século II e III. É a autoridade das Escrituras que estabelece como qualquer confissão religiosa deverá viver e ensinar; nunca o contrário!

c) A confissão religiosa romana, para afirmar e consolidar a sua supremacia sobre as demais apoia-se, à sua maneira, como veremos mais adiante, nas palavras de Jesus. Perguntamos: onde foi ou vai esta confissão religiosa buscar as tais palavras que servem de base ao seu poderio e posição? Só existe uma resposta: nas Escrituras! Só que estas são lidas à sua maneira, totalmente personalizada!

d) As Escrituras existiam antes dos Pais da Igreja, dos Concílios e, por que não dizê-lo, dos Papas. Os diferentes livros do Novo Testamento, escritos no século I, não foram reconhecidos pelas Igrejas senão mais tarde. Assim, desde o princípio o que lhes dava força era a Inspiração divina, produzida pelo Senhor e não pela Igreja. Esta última, nada mais fez do que se inclinar perante a autoridade dos próprios escritos, que se foi consolidando ao longo do tempo.

e) As epístolas de S. Paulo, por exemplo, não esperaram o – imprimatur - autorização de publicação, da Igreja. Estas ordenam, com autoridade, a todo aquele que não obedece ao que ele escreveu, que seja excomungado! “Mas se alguém não obedecer ao que ordenamos nesta carta, assinalai-o: Não tenhais contacto com ele para que se envergonhe.” - II Tessalonicenses 3:14. Ou ainda o vemos a solicitar que as suas cartas sejam lidas às Igrejas: “Conjuro-vos pelo Senhor que esta carta seja lida a todos os irmãos” – I Tessalonicenses 5:27; ou ainda “Quando tiveres lido esta carta, fazei que se leia também na igreja de Laodiceia (…)” – Colossenses 4:16. E como apogeu da sua autoridade, em matéria de inspiração, o apóstolo Paulo ousará dizer aos crentes Gálatas que o seu evangelho, a sua pregação era a única, a verdadeira: “Mas ainda que alguém – nós mesmos ou um anjo do Céu – vos anuncie outro evangelho, além do que vos tenho anunciado, esse seja anátema.” – Gálatas 1:8.
Já não se trata de um seu igual – um homem! Mas, sim de um anjo! Se este vier proclamar e ensinar “outro evangelho”, apesar de pertencer a uma dimensão superior, mesmo este, diz S. Paulo, não deverá ser tido em consideração. Portanto, deverá ser excomungado!

f) Diz-se que, a Igreja, ao formar o Cânone tem autoridade sobre a Escritura. Como já o dissemos, a Igreja, após estar convencida da autoridade que os Escritos emanavam, assim como a sua autenticidade, esta limitou-se a defendê-los e a os fazer aplicar. Assim, como corolário do que foi dito, a Igreja é:

1- Não a coluna mestra, mas a serva das Escrituras;
2- Não a mãe, mas a filha;
3- Não a autora, mas aquela que a lê e interpreta;
4- Não a juíza, mas a testemunha e a defensora do texto
sagrado.

4. Jesus e as Escrituras

O autor afirma diversas vezes que “(…) nem o judaísmo nem o cristianismo são religiões do livro” . Colocados perante tal afirmação, perguntamos: se o cristianismo não é, tal como é afirmado, uma religião do livro, então é de quê, em que é que esta se apoia? Qual é a sua base? Afirmações como estas, gratuitas e desprovidas de qualquer sentido e rigor histórico e teológico, no mínimo, prezado leitor, não podem ser tidas em consideração. E que pensar quando tal afirmação é feita por um sacerdote – o caso do nosso autor – e não de um historiador que, em nome da “ciência”, atropela e colide com muita coisa que não compreende, pois estão acima da racionalidade.
Mas, para que não sejamos tidos por “fundamentalistas” ou catalogados por nomenclaturas muito parecidas, deixemos que outros autores falem por nós. Citaremos, por exemplo: 1- Um sacerdote; 2- Um historiador; 3- Um antropólogo. O sacerdote, ao descrever a vivência dos primeiros cristãos e a expansão do cristianismo, a dado passo acrescenta: “O cristianismo começa por aparecer como a religião do Livro e a afirmação de uma fé, face ao cepticismo circundante, o que o aparenta com o judaísmo.” (A. Hamman, A Vida Quotidiana dos Primeiros Cristãos (95-197), Lisboa, Ed. Livros do Brasil, s.d., p. 89.)
O segundo, ao falar acerca da “ciência sagrada”, forçosamente vê-se compelido a abordar os dois pilares que a veiculam e a suportam: o Judaísmo e o Cristianismo, ao dizer:

a) Quanto ao Judaísmo:

“A religião judaica é bem essencialmente a religião do Livro. (…) vêmo-la fechar-se à volta dos seus livros santos e, especialmente, da Lei que eles encerram. (…). Os rolos em que estão transmitidos os livros sagrados (e o Judaísmo ficará sempre fiel ao sistema antigo do volumen) são objecto de uma veneração particular, e o armário que os encerra ocupa o lugar de honra na «casa de oração».” (Henri-Irénée Marrou, Decadência Romana ou Antiguidade Tardia?, Lisboa, Ed. Aster, 1979, p. 62.)
b) Quanto ao Cristianismo:

“Tendo saído do Judaísmo, o Cristianismo apresenta-se com características análogas: também ele se funda na revelação bíblica, primeiramente, a do Antigo Testamento, recebido na tradução grega dos setenta (LXX); em seguida, dos livros propriamente cristãos, que reconhecidos também como inspirados, vão construir o Novo Testamento”. (Mircea Eliade, Histoire des Croyances et des Idées Religieuses, Paris, Ed. Payot, 1976, p. 175)

Finalmente, o terceiro testemunho, ao abordar a densa e complexa problemática do conteúdo dos dois primeiros capítulos do livro do Génesis, ao iniciar as suas considerações sobre o assunto refere: “A religião de Israel é por excelência a religião do livro”.
Qual a conclusão a tirar? Só com muito boa vontade é que poderíamos, apesar do respeito que nos merece, aceitar o quanto o autor afirma nesta matéria! No fundo, prezado leitor, ser cristão o que é ser? Não será que deve ter, no mínimo, uma identificação com o fundador do cristianismo: Cristo? É razoável que assim seja, pensamos, sob pena de já nada compreendermos! Pelo menos é sob este ponto de vista que as Escrituras se expressam: “(…) Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos começaram a ser tratados pelo nome de «cristãos».“ – Actos 11:26. Graças a Deus que existe uma raiz que identifica todos quantos se dizem religiosos, de verdade, a saber: - CRISTO – e não outro qualquer sistema religioso! Porque ser cristão não é pertencer, por nascimento ou baptismo, a esta ou aquela confissão religiosa, mas conhecer e viver Cristo através da Sua Palavra – as Escrituras.
E, quanto a este - CRISTO? Viveu e procedeu diferentemente? Viveu a Sua vida como quis ou veio cumprir um determinado propósito? Realçaremos, para fundamentarmos o que estamos a dizer, alguns episódios da Sua vida no seio dos homens:

c) No encontro com a mulher samaritana:

“Disse-lhe Jesus: «O Meu alimento é fazer a vontade d’Aquele que Me enviou e fazer a Sua obra». – S. João 4:34. (Como conhecer a Sua vontade e fazer a Sua obra se nunca, ou raras vezes, lemos a Sua carta de amor a cada um de nós – as Escrituras?).
d) Perante Pilatos:

“Disse-Lhe Pilatos: «Logo Tu és rei»? Jesus retorquiu: «Tu o dizes! Eu sou Rei! Para isso nasci e para isto vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz».” – S. João 18:37.

A vida de Cristo nunca teve outra base a não ser as Escrituras, tal como Ele o disse no templo a Maria e José, quando estes, aflitos, O procuravam: “«Porque Me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de Meu Pai?» Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse.” – S. Lucas 2: 49 e 50. Nesta altura da Sua vida, Jesus tinha cerca de 13 anos de idade e já era acentuada a noção da Sua missão, assim como o extraordinário conhecimento das Escrituras ao dialogar com os doutores da Lei, no Templo.

Vejamos como Cristo, ele próprio, enfatizou a autoridade das Escrituras, exactamente porque pertencia, como homem, ao povo do Livro:

e) Testemunhou a autoridade do Livro:

• Para Ele, “a Escritura não pode ser anulada” – cf. S. João 10:35
• A sua duração é comparada “à do céu e da terra”, portanto, não passageira, visto que a sua origem é supra humana – S. Mateus 5:18.

f) Recorria constantemente às Escrituras:

 Na sua luta contra as tentações:

1- Responde por três vezes: -“Está escrito” – S. Mateus 4:4, 7, e 10.
2- Todos os seus argumentos foram tirados do livro do Deuteronómio: “(…) o homem não vive somente de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor.” – 8:3;
3- “Não tentes, então, o Senhor teu Deus, (…)” – 6:16;
4- “É o Senhor, teu Deus, que adorarás, e a Ele só que servirás, (…)” – 6:13.

 Nas suas discussões com os judeus:

1- “Não lestes o que fez David” – S. Mateus 12:3
2- “Que vos preceituou Moisés?” – S. Marcos 10:2-3
3- “Que está escrito na Lei? Como é que lês?” – S. Lucas 10:27

g) A sua submissão aos mandamentos da Lei:

1- “(…) nascido sujeito à Lei, (…)” – Gálatas 4:4
2- “Quando se completaram os oito dias, após os quais devia ser circuncidado (…) segundo a Lei de Moisés, (cf. Levítico 12:6,8;14:21,22); Levaram-n’O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor (…)” – S. Lucas 2:21-23;
3- Recomenda ao leproso curado: “(…) vai, mostra-te ao sacerdote e oferece o que Moisés preceituou (…)” – S. Mateus 8:4; Levítico 14:3,7

h) Na cruz:

 Jesus cumpre as profecias dos Salmos messiânicos:

1- “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?” – Salmos 22(21):2 ; S. Mateus 27:46
2- “(…) repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre elas.” – Salmos 22(21):19; S. Mateus 27:35
3- “(…) envolvido por um bando de malfeitores; trespassam as minhas mãos e os meus pés; (…)” – Salmos 22(21):17; S. Lucas 23:33
4- “Por alimento servem-me veneno, por bebida contra a minha sede, dão-me vinagre” – Salmos 69(68):21; S. João 19:28-30

i) Cristo confirma os relatos das Escrituras:

Para o autor, tal como já anteriormente citámos “a Escritura é um texto a interpretar” e “(…) os mitos da Origem e da Criação”. (Joaquim Carreira das Neves, OFM, op. cit., p. 19.) Se fosse verdadeiro este pensamento e afirmação, com o que é que contaríamos? Quem poderia dizer: o quê é o quê? Será apropriado, para este contexto próximo, citarmos as palavras de S. Paulo, que são: “Deus é verdadeiro e todo o homem é mentiroso (…)” – Romanos 3:4? Claro! E aqui é que reside toda a diferença entre Deus e o homem – cf. Tito 1:2
Mas, dizíamos, Cristo refere-se, em detalhe, a acontecimentos do Antigo Testamento. Considera-os, contrariamente ao autor supra citado, não como mitos ou lendas, mas como factos históricos, a saber:

 A criação do primeiro casal – cf. S. Mateus 19:4 e 5;
 Assassinato de Abel – S. Lucas 11:51;
 Noé, Arca e Dilúvio – S. Mateus 24:37;
 Posição e fé de Abraão – S. João 8:56;
 Destruição de Sodoma – S. Lucas 17:29 e 32;
 A profecia de Daniel – S. Mateus 24:15.

Jesus tomou à letra factos que hoje são contestados pelos adeptos do método histórico-crítico racionalista; factos que apenas são reconhecidos como reais unicamente por aqueles crentes que, depreciativamente, são chamados de fundamentalistas! As Escrituras foram uma constante na vida de Jesus e, na qualidade de verdadeiros cristãos somos convidados a seguir o Seu exemplo. Alguns afirmam, em percentagem, que “um décimo das suas palavras são tiradas do Antigo Testamento. Em 1800 versículos que contêm os seus discursos nos quatro evangelhos, 180 são citações ou alusões directas à revelação escrita.” (René Pache, op. cit., p. 201.) Se assim não fosse, que certeza restaria se cada vez, na presença deste ou daquele texto, fôssemos obrigados a perguntar: Será que o autor exagerou e ultrapassou o pensamento divino? Tal expressão, não seria muito melhor substituí-la por outra?
As Escrituras antecedem a Igreja ou qualquer confissão religiosa, como já o dissemos. Assim, somos convidados a respeitar e manter intactas estas mesmas Escrituras, seja qual for o credo que sigamos! E porquê? Mais que não fosse, que nos seja permitido expressar assim, por uma questão de – direitos de autor! Se não é permitido adulterar um vulgar livro sem autorização do autor, será possível e ético que o façamos com a Bíblia? Pensamos que não!
Perante o que acabámos de recordar, Jesus terá sido um fundamentalista? Para um adepto do método histórico-crítico ele o foi, não para nós!

5 - Moisés e o Pentateuco

Não havendo uma norma, qual o critério de verdade? Em quê ou em quem confiar? Por exemplo, o autor, entre outras afirmações, a certo passo diz: “Moisés nada escreveu nem deixou escrito. O que temos de Moisés são tradições ou evocações de tradições sobre a sua figura (…)” . Uma afirmação bastante curiosa e interessante! Mas qual o seu fundamento? O autor, infelizmente, não justifica tal afirmação! Esta merece um brevíssimo comentário, antes de entrarmos nas citações bíblicas que a contrariam.
A ser verdadeiro o pressuposto do autor, isto é, - “nada escreveu nem deixou escrito” – então que dizer, por exemplo, acerca da carta aos Romanos? Qual a relação entre uma coisa e a outra, perguntará o leitor! Ora vejamos acerca da carta aos Romanos: lá encontra-se escrito: “Saúda-vos no Senhor, eu, Tércio, que escrevi esta carta” – Romanos 16:22.
Perguntamos: Alguém põe em dúvida que esta carta é de Paulo, ou deixa de reconhecer, no mínimo, a sua paternidade? Claro que não! Na leitura bíblica na Igreja, caso se leia esta epístola, como é que a anunciam? Não será assim, por exemplo: Vamos ler na carta de S. Paulo aos Romanos no capítulo tal, o versículo tal? Se assim é, então, por que não conceder, a Moisés, no mínimo, a paternidade do Pentateuco? Repare, prezado leitor, que já não dizemos, deliberadamente, a autoria dos cinco primeiros livros da Bíblia!
Que diferença existirá, entre a carta aos Romanos e o Pentateuco, em termos processuais? No mínimo: ou é má vontade da parte do autor… que, por sinal, recorde-se, é um sacerdote! Ou então, é para que possa estar em consonância com algumas escolas da chamada – alta crítica textual – as quais fazem deste Pentateuco uma verdadeira manta de retalhos! Conseguem ver no texto uma série de fontes e autores! Talvez não fosse descabido citar uma das advertências de Paulo ao seu filho espiritual Timóteo, acerca de certos desvios na fé, quando diz: “Ó Timóteo, guarda o depósito (o saber das Escrituras) que te foi confiado; evita as palavras vãs e profanas, bem como as contradições da falsa ciência, que alguns professam, desviando-se da fé” – I Timóteo 6:20,21.
Que significará, eventualmente, esta “falsa ciência”? Será que esta nada tem que ver com o que estamos a tratar? Quanto a nós, prezado leitor, mantemos por todas as razões a paternidade e autoria mosaica do Pentateuco, mesmo que Moisés, a exemplo de S. Paulo e de outros, se tenha socorrido de um secretário para escrever o que ditava. E quanto a si? Que pensa? Para que não possa tirar conclusões apressadas, vejamos o que as Escrituras, elas mesmas, nos revelam acerca desta mesma problemática.
Num exame rápido de conjunto apercebemo-nos que, ao contrário do que é afirmado, Moisés é o autor dos cinco primeiros livros da Bíblia: Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio. Eis mais algumas evidências:

a) O Pentateuco afirma que Moisés o compôs:

1- “O Senhor disse a Moisés: Escreve este facto no livro para que a sua recordação se perpetue (…)” – Êxodo 17:14
2- “E Moisés escreveu todas estas palavras do Senhor (…)” – Êxodo 24:4
3- “O Senhor disse a Moisés: Regista por escrito estas palavras, porque é de acordo com elas que Eu faço aliança contigo e com Israel” – Êxodo 34:27
4- “Moisés escreveu esta lei e confiou-a aos sacerdotes (…). Nesse mesmo dia, Moisés escreveu este cântico e o ensinou aos filhos de Israel” – Deuteronómio 31:9,22

b) O testemunho de outros livros do Antigo Testamento:

1- “Segundo a ordem que Moisés, servo do Senhor, tinha dado aos filhos de Israel, conforme está escrito no livro da lei de Moisés. (…)” – Josué 8:31
2- “(…) desde que eles observem os Meus mandamentos e a lei que lhes prescreveu Moisés, Meu servo” – II Reis 21:8

c) O testemunho do Novo Testamento:

1- “(…) Moisés permitiu que repudiásseis as vossas mulheres (…)” – S. Mateus 19:8
2- “Se acreditásseis em Moisés, acreditaríeis em Mim, pois ele escreveu a Meu respeito” – S. João 5:46
3- “Moisés escreve acerca da justiça que vem da Lei (…)” – Romanos 10:5 (citação de Levítico 18:5).

Se Moisés, tal como afirma o autor, “nada escreveu”, então a quem, por exemplo, Jesus se refere, tal como acima vimos em S. João 5:46? Quem terá mais autoridade: a palavra do nosso autor, do académico ou a do Salvador Jesus? Que seja o prezado leitor a fazer a melhor escolha, aquela que se impõe, não só pelos elementos que anulam os argumentos da crítica textual, como, acima de tudo, pelos factos escriturísticos que apontam nesta direcção. Prezado e amigo leitor, será que a Verdade e o Erro andarão tão juntos que mal se distingue a fronteira entre ambos? Continuamos a pensar pela negativa.
Para já, saibamos que, se o texto bíblico é, realmente, incerto, como quer fazer crer o autor, quanto a nós, a este se aplica perfeitamente as palavras do profeta Jeremias, quando exclama: “(…) Ai! Sereis para mim como riacho enganador com cujas águas não se pode contar?” – Jeremias 15:18. Ou ainda, como Tiago quando se referiu, acerca do uso da língua que ora servia, no homem comum, para amaldiçoar e para bendizer ao mesmo tempo! Tiago diz que “(…). Não convém meus irmãos, que isto seja assim” – Tiago 3:10.
Ora, será abusivo, da nossa parte, aplicar este princípio à Palavra de Deus? Poderá esta dizer duas coisa diferentes em simultâneo? Continuemos a ler o que o inspirado escritor escreveu: “Porventura uma fonte lança pela mesma bica água doce e água amarga? Porventura, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira dar figos? Do mesmo modo, a fonte de água salgada não pode dar água doce” Tiago 3:11,12
As Escrituras são a Maravilha, o Poder, a Salvação que Deus apresenta ao homem de todos os tempos, ao homem dos nossos dias – nós e você – prezado leitor. Será coerente adicionar às Escrituras postulados espúrios só para que estas digam o que queremos ouvir ou ler? Que um colega historiador, movido por áreas várias do saber humano possa tentar denegrir o texto sagrado, ainda o aceitamos; mas, repetimos, ataques às próprias Escrituras, deste género e de outros, como veremos adiante, vindos de um sacerdote… convenhamos que temos muita dificuldade em compreender tais postulados! Que pensar de uma confissão religiosa, quando um paladino seu nega as Escrituras, a base, a razão de ser da sua fé (?) Que crédito esta nos merecerá?

6- A Bíblia: o Indicador

O autor, quando foca e define alguns Movimentos Religiosos a que chama, pomposamente – Seitas – dá-nos a conhecer a norma segundo a qual estes Movimentos se regem. A dado passo da exposição diz: “(…) na sequência da doutrina da Sola Scriptura, a Bíblia não está sujeita a qualquer autoridade ou juiz; ela é que é a autoridade suprema que tudo julga e determina”.
Quem poderia dizer melhor? Pelo que vimos até aqui, sempre assim foi! Mas o autor, curiosamente, não pensa assim! Quem poderá ter razão? O homem, por mais douto que seja, ou Deus, o Criador?
Recordamos uma regra de interpretação bíblica, que é a de comparar a Escritura com a Escritura. É pela observância desta regra que chegamos a compreender a verdadeira significação de certas passagens bíblicas; é por esta regra que podemos fixar o ensino geral das Escrituras em questões de fé, de conduta e de doutrina.
Uma verdade bíblica é a soma do quanto a Escritura ensina inerentemente a um determinado tema. Estudar as Escrituras é conhecer o próprio Deus. Por vezes, se ouve dizer que Lutero libertou a cristandade do Papa de Roma, enquanto os Protestantes, por sua vez, o substituíram por um Papa de papel – a Bíblia. Que perfídia, que maldade!
Mas então, quem é que julga quem? Quem é que tem a “autoridade” para catalogar ou definir se…! Quem? E a existir este “alguém”… à luz de que “norma” ou “verdade” se define uma confissão religiosa, credo ou pessoa? Será só por que pensa que é assim e, como tal, a sua vontade ditatorial deverá imperar? Se as “coisas” de Deus não forem bitoladas pela “Sola Scriptura”, então, sob que base e parâmetros se apreciará e julgará tudo o que é “dito” ou oriundo de Deus? Convenhamos que sentiremos um certo embaraço se não nos sentirmos apoiados em algo de concreto! Como se fará nos outros domínios do saber? Vejamos, por exemplo, a disciplina do Direito? Como se instaurarão e comporão os processos? Como é que o juiz julgará? Não será pelo Direito escrito, à luz do qual se tornou um profissional? Claro! Se temos uma resposta precisa para esta área do saber, por que não para a Teologia, deixando que a Bíblia se explique a si própria?
Qual é o resultado desta frouxidão e abandono deste soberano princípio? É, sem sombra de dúvida, a proliferação de tantas e tantas confissões religiosas! É exactamente quando a palavra do homem, pobre mortal, quer tomar o lugar da de Deus, o Criador e Inspirador desta mesma Palavra imutável! Nunca é demais recordar, a este propósito, as palavras do Papa João Paulo II quando, ao falar do Movimento, dito religioso, New Age, assim se expressou: “É apenas um novo modo de praticar a gnose, isto é, aquela disposição de espírito que, em nome de um profundo conhecimento de Deus, acaba por interpretar mal a Sua Palavra, substituindo-Lhe palavras que são apenas humanas” (João Paulo II, Atravessar o Limiar da Esperança, Lisboa, Ed. Temas da Actualidade, 1994, p. 86).
Quão sábias são estas palavras; só que, infelizmente, não passam de palavras e mais palavras, visto que, a exemplo do que critica, ele faz a mesmíssima coisa, como veremos mais adiante! Abramos um pequeno parêntesis - As suas famosas viagens, ditas pastorais - aqui ou ali. Pelos órgãos de comunicação social somos informados que, para tal missa campal são aguardados milhares e milhares de fiéis! Perguntamos: quem lá irá para ouvir, realmente, a PALAVRA DE DEUS? Tudo se passa como se… mas tudo é outra pastoral – TEOLOGIA POLÍTICA – até por que, não esqueçamos, que este é, contrariamente às Escrituras, tido e recebido com honras de chefe de Estado! E, nesta qualidade, prezado leitor, este forçosamente falará de quê? De um misto que não se sabe quando começa o religioso e acaba o político!
E depois, mesmo que falasse das coisas da Bíblia… quem o seguiria? Quem com isso se importaria, visto desconhecerem totalmente o evangelho salvador e, acima de tudo, renovador! Estaremos a ser duros? Estamos a dizer, infelizmente, a pura verdade!
Quando abrimos as Escrituras vemos nelas um todo coerente e harmonioso que nos fascina. Se pudéssemos descrever, em termos de viagem, o estudo da Bíblia e o seu exame interior, expressar-nos-íamos assim:

- Quando temos o Espírito Santo por guia podemos penetrar no maravilhoso templo de Cristo. Atravessando o pórtico do Génesis, caminha-se pelas galerias de arte do Velho Testamento e ali, nas paredes, pendem os quadros de Enoque, Noé, Abraão, Jacob, José, Moisés, David e Daniel e outros homens famosos da antiguidade.
Depois passa-se pela sala de música dos Salmos, onde o Espírito percorre rapidamente o teclado da Natureza até parecer que cada tubo e palheta do grande órgão de Deus respondia à melodiosa harpa de David, o suave cantar de Israel. Saindo dali entra-se na câmara de Eclesiastes, onde se ouvia a voz do pregador; no conservatório de Saron, onde o aroma suave do Lírio do Vale enche e perfuma a vida.
De seguida vai-se para o escritório de Provérbios para apreciarmos os cerca de três mil provérbios, assim como os mil e cinco cânticos do rei Salomão – cf. I Reis 4:32; depois, passa-se para o observatório dos Profetas onde se vê telescópios de vários tamanhos, apontando alguns para as estrelas mais próximas e outros para acontecimentos já bem distantes; mas o centro para o qual todos eles são, irresistivelmente, atraídos è a brilhante Estrela da Manhã.
Dali, vai-se para a sala de correspondência e obtém-se uma visão da glória do Salvador, do ponto de vista de S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João; atravessa-se, de seguida, a sala dos Actos dos Apóstolos e vê-se o Espírito Santo a fazer o seu trabalho na formação da Igreja Primitiva. Mais além sentam-se Pedro, Paulo, Tiago, João, Judas a escrever as suas epístolas. Por último, sobe-se à sala do trono do Apocalipse, onde se erguem as altaneiras torres brilhantes da Nova Jerusalém. Ali, obtém-se uma visão do Rei sentado no seu trono, na grandeza da sua eterna glória.

Para todo o crente genuíno que queira submeter a sua vontade e o seu viver à Palavra de Deus, não poderá encontrar outro vislumbre da glória divina muito diferente desta viagem imaginária que acabámos de descrever. Esta é a harmonia da Palavra de Deus; é neste todo harmónico que reside a sua força, apesar de conter palavras humanas, pois o seu suporte é o escritor, o homem. Neste livro tão combatido, ao nível das mentalidades ao longo dos séculos, é que encontramos a paz… uma paz que não se pode descrever, a não ser sentir os seus efeitos quando nos deixamos envolver por ela.
Que comunhão existirá entre a Palavra de Deus e a dos homens? Que relação tem a Bíblia, tal qual a conhecemos, com o surto de confissões religiosas nos nossos dias? O que é, no fundo, a Palavra de Deus e que lugar é que a mesma ocupa no seio destes Movimentos alicerçados em meras suposições e interpretações humanas?
Como abaixo veremos, é devido a esta tendência de julgar tudo e todos, pela palavra humana, pelo decreto Conciliar, que tudo se complica e divide. Que se poderia esperar de uma confissão religiosa que se auto-proclama depositária da Verdade, mas que, contrariamente a esta mesma Verdade, faz e decreta o que bem entende? Assim, ainda nos nossos dias, através dos seus arautos, continua a classificar e catalogar as outras confissões religiosas. De igual modo, em relação aos seus comentários às Escrituras, só estes é que são válidos; os outros, só por serem diferentes, são tidos por “fundamentalistas”, imagine-se, só por seguirem o quanto as Escrituras preconizam!
As outras confissões religiosas, se se apoiam nas Sagradas Letras são “literalistas”! Mas o que dizer do exemplo desta confissão religiosa, maioritária, que só se apoia no pensamento humano? Como se poderá classificar? De verdadeira ou mentirosa? Se as Escrituras não constituírem a Norma, então como saber se esta confissão diz e ensina verdades, meias verdades ou mentiras? Por vezes, mentiras piedosas, do tipo (confortar alguém que perdeu um ente querido, e se lhe diz que o defunto já está à direita do Deus Pai, nas delícias celestes)! Esta ou outra qualquer doutrina só é reconhecida como verdade quando comparada com outra que lhe é diferente, não é assim? Logo, se esta última não existir – a Regra – como se detectará o erro, a não verdade, a meia verdade ou a tal mentira, ainda que piedosa?

Ilustremos o que queremos dizer, fazendo uma breve incursão, uma vez mais, na área do saber – a do Direito. Imaginemos um litígio entre duas vizinhas que habitam numa casa geminada. Estas tinham, cada uma, o seu quintal separados por um mesmo muro. Num lado, uma tinha flores muito bonitas e viçosas; no outro, havia um estendal de roupa. E era neste estendal que estava todo o problema entre estas duas mulheres!
Uma punha a roupa a secar ao sol. Só que, com o agitar do vento, a água com partículas de detergente caía sobre as flores e estas, gradualmente, iam murchando! A vizinha resolveu apresentar o caso ao advogado da família. Este, ao ouvir a exposição, e querendo ser agradável à sua constituinte, disse-lhe que havia matéria de facto, e que deveria avançar com o processo. Afirmou que, à luz de uma nova lei, recentemente publicada, a outra iria ter um castigo exemplar!
O processo avançou; o julgamento foi marcado; o dia deste chegou. Na sala, o advogado defendeu a sua cliente. Agora, era a vez do de acusação. Após a exposição deste, o juiz, impressionado e estupefacto disse:
- Felicito-o pela sua fluência, clareza e brilhante raciocínio. Confesso que, eu próprio estou confuso, após a sua clarividente exposição! Mas, diga-me uma coisa:
- Desculpe a minha ignorância. Mas, a minha curiosidade é grande! Em que código é que está exarada a lei que serviu de base à sua exposição e argumentação na defesa da sua cliente?
O advogado de acusação, sem qualquer hesitação respondeu:
- Meritíssimo Juiz. A lei que V.a Ex.a desconhece, ela não existe em lado nenhum! Eu é que a inventei para ser agradável à minha constituinte e amiga, nada mais!
O juiz, recosta-se na cadeira, agarra no martelo de madeira, bate numa almofada de madeira para o efeito, e diz:
- Declaro nula a acusação. A acusada pode sair em paz, visto não existir semelhante lei condenatória.

Isto é uma pequena parábola, digamos assim, mas pensamos que ilustra perfeitamente o nosso pensamento! Se esta lei não está escrita em nenhum código, ela, tal como o juiz o referiu, não tem qualquer valor, não é verdade? Claro que sim! Ora, se isto é verdade nesta área do saber, por que o será diferente em teologia? Como é que uma doutrina, que não está, de igual modo, exarada na Bíblia, tem ou continua a ter valor e a ser um DOGMA? Com a agravante que, por definição, um dogma não se discute, aceita-se obrigatoriamente! (João Paulo II, Atravessar o Limiar da Esperança, Lisboa, Ed. Temas da Actualidade, 1994, p. 86). Será correcto e lógico tal procedimento? Continuamos a pensar pela negativa!
Será, perguntamos, que o meritíssimo juiz era fundamentalista só por que exigiu que, para o debate de ideias só eram admitidas leis devidamente confirmadas e ao alcance de todos os profissionais de Direito? Se neste caso tudo é claro e compreensível para todos, então por que é que um teólogo ao proceder da mesma maneira é apelidado de “fundamentalista”?! Existirão dois pesos e duas medidas? As coisas de índole espiritual, tal como em Direito não podem, não devem andar ao sabor do capricho deste ou daquele profissional desta área do saber, não é verdade? Assim, como o juiz se sentiu impossibilitado de julgar o que era correcto ou não, de igual modo como poderemos saber se esta ou aquela confissão religiosa é falsa ou verdadeira?
Cristo nunca fez de outra maneira a não ser assim. Tal como vimos, segundo este mesmo critério, Jesus Cristo também deverá ser apelidado de fundamentalista! Ele “deixou-vos o exemplo para que sigais os seus passos” – I Pedro 2:21. Ele sempre recorreu a um veemente: “Está escrito” – cf. S. Mateus 4:4. E nós, seus pretensos seguidores, será que basta dizer: “eu digo que”; “eu penso que” ou ainda “sempre foi assim”? Deveremos agir assim, exactamente como o faz a confissão religiosa da maioria que desconhece, por completo, as Escrituras? Onde não existe informação, haverá, forçosamente, manipulação! Onde é que mais e melhor prolifera, desde sempre, esta confissão religiosa? A resposta, infelizmente, não é difícil:

1- Ou no seio dos analfabetos, em particular na ruralidade – realidade portuguesa;
2- Ou em países do chamado terceiro mundo – África, Leste e América do Sul;
3- Nos que não olham aos meios para atingir os fins – sou da Igreja ou a frequento por que convém que lá me vejam!

Prezado leitor, reconhecemos que existem excepções! Mal iam as coisas se assim não fosse! Mas permita que acrescentemos que estes são uma franja muito, mas mesmo muito pequena de crentes fiéis, dentro do pouco que conhecem! Estes, porém, merecem todo o nosso respeito e admiração.
Por isso, a decisão está na nossa mão! Ninguém a poderá tomar por nós, ninguém! Sabe porquê? Pela simples razão que a Salvação é individual.
Dr. Ilídio Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário