segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nova Ordem ou Desordem Mundial?

Para a abordagem deste tema teremos como base o capítulo 11 do livro do Génesis. À medida que avançarmos, no desenvolvimento do tema, compará-lo-emos com os capítulos 16 e 17 do livro do Apocalipse. Na verdade, este primeiro livro da Palavra de Deus comporta muito mais do que, à primeira vista parece, porque aqui, ao longo dos seus capítulos podemos perceber todo o Plano da Redenção.
Na verdade, aqui e ali se ouve falar acerca da necessidade de uma Nova Ordem Mundial, ou seja, uma nova forma de governo onde todas as vontades estejam galvanizadas a um poder centralizador e coordenador. Mas, uma vez mais, tal como a Palavra de Deus o diz: - “(…) nada há novo debaixo do sol” – Eclesiastes 1.9. Uma nova tentativa sob um velho e ineficaz sonho. Na verdade, para que possamos compreender o futuro, é necessário que não façamos tábua rasa do que foi feito ou tentado fazer, no passado. Existe, na verdade, este propósito no presente que, mais não é, nunca será demais repeti-lo, que se baseia no efémero episódio relatado no livro de Génesis, sob o nome de: - Torre de Babel.
1- Antigo Testamento - A Torre de Babel - Génesis 11
Pouco tempo, depois do Dilúvio, podemos constatar uma preocupação, a todos os níveis, estranha. A Terra tinha, de certa forma, readquirido vida após aquele grande cataclismo que fez com que – (v.22)- “tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu (…). (23) (…) desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus foram extintos da terra” – Génesis 7.
Onde ficava situada, geograficamente, a “terra de Sinar”? Onde se aglomeraram as populações que construíram esta torre? Esta “terra de Sinar” ou Babilónia, era banhada por um rio da antiguidade, muito conhecido. Os construtores desta torre decidiram construí-la nas margens do rio Eufrates. Este rio desempenha um papel tremendamente importante, em termos simbólicos, no livro do Apocalipse, nos acontecimentos directamente relacionados com o tempo do fim da história desta Terra. Na Palavra de Deus, este rio e Babel ou Babilónio são inseparáveis – o rio e a cidade = Babilónia. Desta forma, esta população de construtores se une para construir uma cidade na terra de Sinar. Este lugar o iremos encontrar, posteriormente, ligado ao famoso rei de Babilónia – Nabucodonosor – Daniel 1.2. Aqui ele irá erigir um colossal monumento para enaltecer o seu poder – a famosa estátua em honra de
si mesmo – Daniel 3. Vejamos o texto de Génesis 11:
-V.1- “E era toda a terra duma mesma língua e duma mesma língua e duma mesma fala. (2)- E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar e habitaram ali”.
Aqui encontramos a informação que “partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar”. Note-se que estes saíram do “oriente” na direcção ao Sul “terra de Sinar”. Como já vimos, a referência a esta direcção geográfica é muito significativa. O Norte, o Oriente são os quadrantes inerentes à divindade – a Deus. O Oeste e o Sul são os de Satanás, lugares associados às trevas – ausência de Deus – “terra de Sinar”. Portanto, desde já, está denunciado um claro abandono dos caminhos de Deus por muitos destas populações.
Não deixa de ser interessante a descrição que o Espírito de Profecia faz acerca deste êxodo humano, mostrando, exactamente, esta dicotomia – luz/trevas. Eis como é descrita não só a razão que motivou que muitos se separassem do todo, como também a razão de ser deste êxodo: - “durante algum tempo, os descendentes de Noé continuaram a habitar entre as montanhas onde a arca tinha repousado. Mas, como o seu número aumentava, em breve a apostasia levou à divisão. Aqueles que desejavam esquecer-se do seu Criador e afastar-se das restrições da Sua lei, sentiam um incómodo constante com o ensino e o exemplo dos seus companheiros tementes a Deus. E, ao fim de algum tempo, resolveram separar-se dos adoradores de Deus. Como consequência, deslocaram-se para a planície de Sinear, junto às margens do rio Eufrates. Eram atraídos pela beleza do local e pela fertilidade do solo e decidiram estabelecer a sua residência nessa planície”.
-V.3- “E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra e o betume por cal”.
Quem foi o que esteve à frente de toda esta massa humana para a conduzir até a este lugar? Para que possamos responder, em segurança, a esta pergunta, iremos abrir aqui um breve parêntesis. Assim, é necessário examinarmos o capítulo anterior, deste livro, o capítulo 10. Vejamos o que ali é dito a este propósito: - (v.8)- “e Cusi gerou a Ninrode;369 este começou a ser poderoso na terra. (9)- E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. (10)- E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade, Calné, na terra de Sinar” – Génesis 10.
Pelo quanto a Palavra de Deus nos revela, ficamos a saber que aquele que liderou todo este processo foi a personagem conhecida pelo nome de Ninrode. Não esqueçamos que os nomes bíblicos são de importância capital para entendermos a razão de ser de muitas atitudes. Assim, contrariamente ao que acontece nos nossos dias, os nomes servem unicamente para diferenciar uma pessoa da outra, nos tempos bíblicos os nomes tinham muita importância, visto que estes estavam directamente relacionados com o carácter do indivíduo que o possuia: Adão, quer significa (o terroso, o que veio da terra); Eva (aquela que dá vida); Caim (significa: posse, aquisição – visto que, Eva, sua mãe, dissera que: - “tinha do Senhor um varão”; Abel (Hèbè) – que significa: - o que é um sopro passageiro, fútil e vão); para entendermos o que esta palavra quer dizer, é como soprarmos para a nossa palma da mão; sentimos o impacto deste sopro, não só não o vemos como, de repente, deixou de existir! etc, etc.
Agora, sob este contexto compreendemos melhor a razão pela qual, o rei de Babilónia, Nabucodonosor, após ter submetido Jerusalém e ter feito alguns prisioneiros, a Palavra de Deus dá-nos a conhecer que este levou para cativeiro, para a corte de Babilónia, quatro jovens, o futuro profeta Daniel e mais três amigos e a primeira coisa que fez foi ordenar a mudança dos seus nomes de nascimento – Daniel 1.1-7. Os nomes antigos honravam o supremo Deus Criador dos Céus e da Terra. E, como mudar tudo isto? Claro, bastava mudar-lhes os nomes, o que, na realidade, veio a acontecer, dando-lhes nomes que, desta vez, honrassem os deuses de babilónia: 1- “A Daniel – cujo nome significa: Deus é meu juiz - foi colocado o nome de – Beltschatsar – que significa: - “Que Bel proteja a sua vida (Bel - título do deus Marduk, o principal deus babilónico)”; 2- A Hananias – cujo nome significa: Graça de Yahweh - foi colocado o nome de – Sadraque – que significa: - Ordem de Aku (deus Sumério da Lua); 3- A Misael - cujo nome significa: Quem é o que Deus é? - foi colocado o nome de – Mesaque – que significa: - “Quem é o que Aku é?; 4- A Azarias - cujo nome significa: Yahweh ajudou - foi colocado o nome de – Abednego - que significa: Servo do deus Nebo, deus da sabedoria”. Dito isto, em relação a estes nomes, o de Ninrode não é, de modo algum, a excepção, muito antes pelo contrário! Assim, destaquemos algumas particularidades desta personagem, a saber: 1- Comecemos pelo seu nome, pois só por si é muito revelador do quanto lhe está associado. Assim, o nome: Ninrode - significa: - rebeldia; 2- O texto refere que Ninrode tornou-se “poderoso caçador”. A palavra - “poderoso” - traduz a hebraica: (Gibor), que, por sua vez, significa: tirano, hostil; 3- Na expressão: - “diante da face do Senhor” – a palavra que foi traduzida por: “diante” – esta, para estar em consonância com o original, deveria ser traduzida por: - contra, desafiante. Assim sendo, teríamos a frase: “contra a face do Senhor”. Ninrode, na mitologia das civilizações antigas é conhecido por – deus Sol. Pois, segundo os antigos, quando ele morreu, o seu espírito foi habitar o Sol, chegando, por isso, a ser o deus Sol.  Por esta razão, como vimos, o próprio nome corresponde a um estado de rebelião contra Deus. Assim, este ao identificar-se com o Sol, é de esperar que, tal como sabemos, a última Babilónia mística possua estas mesmas características.
-V.4- “E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra”.
Vejamos alguns pormenores que este verso nos quer mostrar: 1- Que Deus tinha um plano para a raça humana; e este era que o ser humano se espalhasse por toda a Terra. Acerca deste propósito, o Espírito de Profecia diz: - “Deus tinha determinado que os homens se espalhassem por toda a Terra para a povoar e subjugar”; 2- A intenção humana era de “edificar ali uma cidade, com uma torre de altura tão extraordinária que fizesse dela uma maravilha do mundo. Estes empreendimentos tinham como objectivo impedir que o povo se dispersasse em colónias. (…). Mas estes construtores de Babel resolveram conservar a sua comunidade unida num corpo e fundar uma monarquia que, finalmente, abrangesse toda a Terra. Assim, a sua cidade tornar-se-ia a metrópole de um império universal. A sua glória imporia a admiração e homenagem do mundo, tornando ilustres os seus fundadores”.
Eis o propósito humano para ser de novo instaurado, uma Nova Ordem Mundial. A união dos habitantes desta Terra na grande rebelião sob o comando de Ninrode, o rebelde, o deus-Sol. Sim, rebeldia contra o Deus do Céu para estabelecer um Império para assim poder controlar todo o mundo e vincar a sua rebelião contra Deus.
Qual será a razão do texto bíblico em mencionar a vontade destes construtores, ou seja: - “edifiquemos nós uma torre cujo cume toque nos céus”? Podemos ver que esta intenção era movida por dois motivos: 1- Que tinha ocorrido um Dilúvio, recentemente, em que no qual a geração antediluviana, à excepção dos ocupantes da Arca – Noé e família – desapareceram por causa do seu pecado, por causa da sua desobediência. Assim, quando se reuniram puderam dizer que, caso aquele cataclismo se repetisse não seria apanhados de surpresa uma segunda vez! Vamos construir uma torre mais alta do que a que as águas alcançaram no passado recente. Assim, desta forma, continuaremos não só a pecar, como também salvar-nos a nós próprios, utilizando a nossa tecnologia. Uma forma de salvação própria para poder seguir em frente, pecando; 2- Como pensavam subir até à região das nuvens, esperavam investigar a ou as causas do Dilúvio, cientificamente falando. Eles pensavam explicar, por meios naturais, e usar a sua tecnologia para chegarem até ao Céu para explicar a razão de ser do Dilúvio. Pensaram construir uma torre tão alta que poderiam salvar-se a si próprios, desonrando a Lei de Deus e estando certos que nem Deus os poderia destruir.
Na verdade, quem controla quem? Os construtores pensavam que tinham todo o controlo da situação. Será que Deus nada sabia do que estava a acontecer? Será que Deus não sabia que tinham construído uma torre? Claro que Deus conhecia e conhece o coração do ser humano.
-V.5- “Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam”.
Neste versículo encontramos alguns pormenores que merecem a nossa reflexão. Aqueles que edificavam aquela torre são chamados – “filhos dos homens”. Cada vez que esta expressão é empregue é para caracterizar todos aqueles que estão, na verdade, em rebeldia contra Deus. Vejamos o que, a este propósito, é dito noutros textos bíblicos, como por exemplo: - “Havia naqueles dias gigantes na terra e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens (…)” – Génesis 6.4. Aqui é utilizada a mesma expressão, só que no feminino. Aqui é dito que os “filhos de Deus” se misturaram com “as filhas dos homens”. Isto dito por outras palavras: - os santos de Deus misturaram-se com os rebeldes, com quem nada queriam com Deus. Vejamos ainda um outro texto do sábio Salomão que assim se expressa: - “Visto como se não executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal” – Eclesiastes 8.11. Vemos aqui, uma vez mais a associação da expressão – “filhos dos homens” com a prática do mal.
Deus, no passado recente, tinha afirmado que: - (v.11)- “E eu convosco estabeleço o meu concerto que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. (12)- E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós e entre toda a alma vivente que está convosco, por gerações eternas. (13)- O meu arco-íris tenho posto na nuvem; este será por sinal do concerto entre mim e a terra”” – Génesis 9. Esta foi a promessa e este constituía o sinal do garante da mesma, visto que, em cada arco-íris estava impresso que a Terra jamais seria destruída por outro dilúvio. É interessante como a mensageira do Senhor comenta esta situação, ao dizer: - “A grandiosa torre, atingindo os céus, tinha o objectivo de ser como um monumento ao poder e sabedoria dos seus construtores, perpetuando a sua fama até às últimas gerações. Os moradores da planície de Sinear não acreditavam na promessa que Deus tinha feito de que nunca mais traria um dilúvio sobre a Terra. Muitos deles negavam a existência de Deus e atribuíam o dilúvio a causas naturais. Outros aceitavam um Ser supremo, que tinha destruído o mundo antediluviano, e o seu coração, como o de Caim, revoltou-se contra aquele Ser. Um dos seus objectivos na construção da torre era garantir a sua segurança em caso de outro dilúvio. Elevando a construção a uma altura muito maior do que a que tinha sido atingida pelas águas do dilúvio, julgavam colocar-se assim fora de toda a possibilidade de perigo. E, como pensavam subir até à região das nuvens, esperavam investigar a causa do dilúvio. Todo aquele empreendimento pretendia exaltar ainda mais o orgulho dos que o projectaram, e desviar de Deus a mente das futuras gerações e levá-los à idolatria”. O que estes construtores tinham fomentado era a ideia de que se poderiam salvar, não do pecado, mas alcançar o Céu, pecando. Este primeiro esboça de uma Nova Ordem Mundial, não era, de modo algum, nenhuma surpresa para Deus. Na verdade, o Senhor sabia tudo o que ia nos seus corações e conhecia qual era o projecto dos líderes deste empreendimento.
-V.6- “E disse: Eis que o povo é um; todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer: E agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer”.
Este versículo mostra uma única realidade, mas que se manifesta de tantas e variadas formas. Na verdade, o “povo é um; todos têm uma mesma língua. Aqui está expressa a unidade deste povo com um mesmo propósito – rebelião contra Deus. Estes pensavam que nada nem ninguém poderia fazer algo para impedir os seus objectivos, e estes pensavam, obviamente, instaurar, como o refere o Espírito de Profecia: - “uma monarquia que, finalmente, abrangesse toda a Terra”. E, em paralelo a este projecto centralizador, existiria, aquele grande e faustoso símbolo do seu grande poder – aquela torre - que proclamava a todos que a vissem: – “(…) o poder e sabedoria dos seus construtores, perpetuando a sua fama até às últimas gerações”. Na verdade, ali estava expressa, em termos humanos, a grandeza deste Ninrode. Todos se galvanizavam à sua volta nesta palavra de ordem que tinha um único propósito – rebelião contra Deus. Mas, será que não existia ninguém que ousasse pensar e agir ao contrário? O que aconteceu ao restante povo descendente, tal como estes, do patriarca Noé? A Palavra de Deus é, em boa verdade, silenciosa a este propósito, mas não o Espírito de Profecia que, sobre este aspecto refere: - “Durante algum tempo, os descendentes de Noé continuaram a habitar entre as montanhas onde a arca tinha repousado. Mas, como o seu número aumentava, em breve a apostasia levou à divisão. Aqueles que desejavam esquecer-se do seu Criador e afastar-se das restrições da Sua lei, sentiam um incómodo constante com o ensino e o exemplo dos seus companheiros tementes a Deus. Ao fim de algum tempo, resolveram separar-se dos adoradores de Deus”. Na verdade, aqui encontramos expresso, por outras palavras, o que acontece em relação às palavras e ao exemplo; as palavras – convencem; mas o exemplo – arrasta – cf. I Timóteo 4.12. Tudo isto está reflectido nas palavras inspiradas da mensageira do Senhor, ao escrever, como vimos: - “(…) Aqueles que desejavam esquecer-se do seu Criador e afastar-se das restrições da Sua lei, sentiam um incómodo constante com o ensino e o exemplo dos seus companheiros tementes a Deus (…)”. Assim, o remanescente de Deus, ao permanecer íntegro no seu propósito, os filhos dos homens, perante esta pedra de tropeço no seu seio – os filhos de Deus – “resolveram separar-se dos adoradores de Deus”.
-V.7- “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro”.
Aqui é usada uma linguagem humana para descrever a acção de Deus, visto que é dito que “desçamos”. Deus olha para aquela torre. Como é possível, ao homem, simples “pó e cinza” – Génesis 18.27 – ousar construir um Império em frontal oposição contra Deus – o seu Criador?! Num dos Salmos, o salmista mostra toda a fragilidade do aparente sucesso do ímpio. E, perante estes projectos megalómanos, eis como o salmista expressa a postura de Deus: - “O Senhor se rirá dele (…)” – Salmo 37.13. Ao olhar para aquele projecto, parece-Lhe surreal! Até onde pode chegar a arrogância, a loucura, a rebeldia humana! Mas, mesmo assim, Deus permite que os projectos de raiz humana cheguem até certo ponto, nada mais. Para estes homens, “tudo ia bem, no melhor dos mundos” – até que.
Para Deus alterar tudo o que é humano, basta um simples gesto, um clicar de dedos, uma palavra, um pensamento, uma vontade e tudo o que é humano fica reduzido a pó! Qual foi a solução achada por Deus para alterar o projecto humano? Tal como refere a Palavra de Deus, Deus faz algo de simples, um simples pensamento, uma simples vontade, pois é dito que Deus disse: - “confundamos ali a sua língua (…)” – v.7. Biblicamente falando, isto foi o bastante para que todo este megalómano projecto falhasse. Mas, o detalhe, o contexto, esse é relatado pelo Espírito de Profecia, desta maneira: - “Subitamente, a obra que avançara tão rapidamente, parou. Anjos foram enviados para reduzir a nada o propósito dos construtores. A torre tinha alcançado uma grande altura, e era impossível aos trabalhadores que estavam no cimo comunicar directamente com os que estavam na base. E, assim, foram colocados homens em diferentes pontos, devendo cada um receber os pedidos de material necessário, ou outras instruções relativas à obra e transmiti-las ao que estava imediatamente abaixo. Como as mensagens eram desta forma passadas de um para o outro, a língua foi confundida, pelo que se pedia o material de que não havia necessidade, e as instruções transmitidas eram, muitas vezes, o contrário das que tinham sido dadas. Seguiram-se a confusão e o desânimo. Todo o trabalho parou. Já não podia haver harmonia ou cooperação. Os construtores eram totalmente incapazes de explicar os estranhos mal-entendidos entre eles e, na sua raiva e decepção, censuravam-se uns aos outros. A sua aliança terminou em contenda e carnificina. Raios do céu, como prova do desagrado de Deus, quebraram a parte superior da torre e lançaram-na ao chão. Os homens foram obrigados a convencer-se de que há um Deus que governa nos Céus”.
O que vemos aqui? Várias ideias-força ao longo desta sublime descrição dos acontecimentos, a saber: - devido à altura da torre, os de cima tinham dificuldade em comunicar com os de baixo; - agora, a língua é confundida e as instruções não correspondiam aos materiais enviados e vice-versa; - seguiu-se a confusão e o desânimo; - todo o trabalho, finalmente, parou; - incapazes de explicar o que estava a acontecer, na sua raiva e decepção, censuravam-se uns aos outros;- a aliança até ali perfeita, agora, termina em “contenda e carnificina”;- raios do Céu derrubaram a parte superior da torre lançando-a no chão; - os construtores foram obrigados a convencerem-se de que, acima deles, governava nos Céus: - Deus – Aquele que tem o controlo de tudo. Nestes detalhes encontramos alguns que estarão presentes na Babilónia do futuro, quando esta cair.
Abramos um breve parêntesis para que saibamos o que a arqueologia nos dá a conhecer acerca da torre de Babel. No que respeita aos detalhes da construção original desta torre não são conhecidos. Os zigurates, ou torres são frequentemente mencionados na literatura babilónica. Existe documentação da época do fundador da dinastia neo-babilónica – Nabopolasar (625-605 a.C.) – que assim se expressa a propósito da torre que ele restaurou em Babilónia: - “Marduque, o senhor, me ordenou acerca de Etemenanki, a torre com andares de Babilónia (…)”.
Esta construção, tal como é mencionado, era composta por sete andares, dos quais conhecemos as respectivas medidas:
Andar Comprimento Largura Altura
Tudo isto quer dizer que a Torre de Babel tinha como sapata, uma base, quadrada de 90 metros para suportar os andares superiores. Depois se adicionarmos as diferentes alturas dos respectivos andares, a torre tem cerca de 90 metros de altura. Não é de admirar a história acerca da origem da torre, parecida com uma pirâmide, que foi contada por um velho homem Sírio, junto às suas ruínas, a alguém que viajou a Babilónia no séc. IV da nossa era, em que a qual rezava assim: - “ela foi construída por gigantes que queriam escalar o céu. Devido a esta loucura, uns, foram fulminados; outros, sob a ordem de Deus não mais se reconheceram entre si; todo o resto foi cair na ilha de Creta, onde Deus, na sua fúria, os precipitou”. Se tivermos presente as dimensões desta torre (zigurate), para a época, eram simplesmente colossais. Este relato, segundo a documentação humana, o qual se enquadra perfeitamente bem no quanto a Palavra de Deus descreve, nesta tentativa da criatura atingir o divino; tentar ocupar o lugar de Deus, ser adorado, desde o alto como o Deus Criador! Fechar parêntesis.
De novo, na rebelião contra Deus a acontecer no tempo do fim, também existirá uma união de forças contrárias a Deus. Todos os sistemas de governo, a seu tempo, unir-se-ão para formarem uma coligação a nível mundial contra Deus. Sob este tema, no passado recente, encontravam-se em palco três poderes que visavam a liderança mundial sob a sua batuta, a saber: 1º- o Papado; 2º- o Capitalismo; 3º- o Comunismo. Que semelhanças existem entre estes três poderes? À primeira vista, nenhumas. Mas, no passado recente nutriam um mesmo ideal comum, o estabelecimento do que se chama, ainda que timidamente, uma – Nova Ordem Mundial – que vise a negação de Deus, unindo-se ao projecto humano para deificar a grandeza humana para que, desta forma, possa impedir, como se tal projecto fosse possível – a 2ª vinda de Cristo. Todos agem sob a mesma batuta, no passado, sob Ninrode, a personificação do deus-Sol; no presente profético, já não sob o deus Sol, mas sim sob a adoração ao astro Sol – no dia designado para o efeito – o Domingo.

Sem comentários:

Enviar um comentário