terça-feira, 15 de novembro de 2011

A PRIMEIRA IGREJA DO APOCALIPSE - ÉFESO

Texto Bíblico: Ap. 2: 1 -7
Período: 34 - 100 AD
Significado: Desejável.
Identificação: PUREZA.

LINHA DO TEMPO.
1. Apresentamos noutros estudos a profecia de Daniel 8:13-14. Assim, não vamos entrar nos detalhes desta profecias, referimo-nos aos 490 anos do tempo de graça dados ao povo Judeu e como é do nosso conhecimento estes 490 anos eram uma parte dos 2300 de Daniela 8:14. Teremos em conta que esta profecia teve inicio no ano 457 a.C e os 490 anos terminaram no ano 34 d.C ou a.D com a presença de dois eventos importantes: o apedrejamento de Estevão e a conversão de Saulo (Actos 7:54 e 9:1 e seguintes).
2. Destes 2300 anos se deduz os 490 anos do tempo de graça para os judeus, remanescendo 1810 anos a serem contados do ano 34 d.C, começando dai a contagem deste tempo remanescente (1810 anos) que faltam para completar o Grande período que compreende a maior cadeia profética predita no Livro do profeta Daniel. Assim sendo, a nova contagem 34 d.C até ao ano 100 d.C , como sendo o tempo a ser contado como o período da Igreja de Éfeso. Diante disto, Éfeso está no contexto do maior período profético - 2300 anos. Existe toda uma interpretação em torno deste aspecto histórico, sendo o livro do profeta Daniel e o de Apocalipse livros proféticos complementares. O cumprimento do calendário profético é algo impressionante. Verdadeiramente a sabedoria de Deus é inquestionável. Assim Linha do Tempo.

Restabelece-se desse modo:

34| _________________________ |100
d.C.

COMENTÁRIOS:3. Verso1 – A primeira Carta – foi endereçada à igreja que estava em Éfeso. Foi o primeiro período da história da Igreja de Cristo. Convém salientar que não são muitas igrejas ou denominações. Sim, a igreja de Deus é uma só. A carta é dirigida à Igreja de Deus em Éfeso que se encontrava na Ásia Menor ou no Velho Mundo. Era uma província Romana e veio a tornar-se um dos principais Centros do Cristianismo. O emissor da carta identifica-se como "...Aquele que... ...tem... e que anda..." (ler pormenorizadamente o texto). Isto significa “Sua PRESENÇA constante”. Esta Carta foi dirigida aos cristãos que estavam em Éfeso, muito conhecida no livro dos Atos dos Apóstolos como sendo a Igreja Primitiva. Esta carta tem correspondência com o 1o Selo de Ap. 6 – o Cavalo Branco - que será motivo de uma nova série – Os Sete Selos.
4. A palavra Éfeso tem o significado de DESEJÁVEL – demonstrada na simplicidade e no fervor de uma criança. Período caracterizado pelo Calor, pelo Amor e pelo Trabalho por Jesus. É a Igreja do PRIMEIRO
AMOR. – Foi a época do ministério do apóstolo Paulo. Foi o período considerado como o mais elevado desejo de ganhar almas para Jesus. Foi fundada pessoalmente pelo Mestre.
Atos 19:1; 20:1, 16-38; I Cor. 16:8
5. A Igreja da Pureza Apostólica, do Caráter Moral, da Paciência e da Perseverança. Do permanecer. Igreja que retrata a pureza da Igreja Apostólica na sua simplicidade. Foi o período dos grandes feitos missionários. Atos 2:37, 41-47 e Atos 4:4.

GEOGRAFIA.
6. Éfeso fica na costa ocidental da Ásia Menor. Era um porto excelente. Era o maior porto de tabaco. Fumo. O vício de fumar começou em Éfeso. Foi em Éfeso o local estratégico onde a Souza Cruz lançou as suas bases fumageiras até se tornar uma multinacional do Fumo. Quanta gente já morreu de lá para cá por causa deste maldito vício.

O mapa abaixo mostra com detalhes como era Éfeso na antiguidade.
As fotos aéreas abaixo, dão uma visão privilegiada do que é Éfeso hoje

RELIGIÃO.
7. Esta cidade considerada os Olhos da Ásia como uma Província Romana. Nesta cidade ficava o Templo da Deusa Diana dos Efésios. Uma das 7 maravilhas do Mundo Antigo: 250.000 habitantes. As dimensões do templo era de 140m x 70 m = 9800m2. Tinha 127 colunas de 20m00 de altura. Estrutura e telhado totalmente em mármore. No fundo erigia-se a estátua da deusa Diana, toda em ouro, do templo só restam ruínas.
8. Foi o grande centro espiritualista da deusa Diana dos Efésios. Neste lugar hoje só existe uma completa desolação, porquanto foi envolvido numa atmosfera venenosa, coberta de coisas sujas e vis. Éfeso hoje é um sítio arqueológico, que nos planos de Deus comprovam os escritos de seus servos, os profetas.
9 Na grande Praça do Mercado de Éfeso existe hoje uma mera desolação daquilo que foi uma glória no passado. Naquele lugar só existem hoje restos de paredes, aterros e templos destruídos.
10. Nesta cidade, Paulo passou o maior sufoco registado em Atos 19, diante do tumulto em Éfeso, por causa de um tal de Demétrio (Atos 19:24-41), que fazia parceria com um ourives, judeu apostatado de nome Alexandre, o latoeiro. Ambos faziam miniaturas de prata do Templo de Ártemis, como também era assim conhecida a Diana dos Efésios. O incrível é que Alexandre era um cristão apostatado e estava metido neste imbróglio –Alexandre, o latoeiro trouxe grandes males à Igreja de Deus, mais tarde entregue a Satanás por Paulo (1Tm. 1:20 e 2Tm. 4:14 e 15).
11. Foi neste período inicial da Igreja que começou a queda do dever. O zelo começou a desaparecer e o interesse pelas coisas materiais e justificação para actos ignóbeis teve inicio. No final deste período, com o evento dos conceitos nicolaísticos, a FRIEZA INVADIU A IGREJA. Caiu a qualidade. Decaiu-lhe o primeiro amor. Tornou-se egoísta e lisonjeira. O espírito mundano foi acalentado. O inimigo lançou seus encantamentos. Começou minguar o zelo dos crentes. Deixou o primeiro amor (Verso 3). Em Sua Sabedoria e em Sua Eterna Cognição, Deus conhece muito bem o estado da Igreja de Éfeso (Verso 2). Apesar de sua fragilidade ainda lhe restava algo de bom. Não tolerava e aborrecia as obras dos nicolaítas que no final deste período invadira Éfeso, e por isso foi alvo do significativo elogio. (Verso 6).
Templo da Deusa Diana dos Efésios (maqueta)

NICOLAÍTAS.12. Quem eram os nicolaítas, pergunta-se? No SDABC (pg. 957 em inglês), refere-se a certos homens (ímpios) que penetraram furtivamente no seio da igreja de Corinto e causaram uma desgraça nos crentes recém-convertidos. Era uma heresia surgida no fim do I século e caracterizava-se como uma seita gnóstica. Esse procedimento é denominado nas Escrituras como sendo o pecado dos nicolaítas; introduziram a licenciosidade e lascívia, ocorreu em razão da ausência dos apóstolos que dormiram no Senhor. A (1) Gnose criada pela cultura greco-romana se define pelo conhecimento esotérico da verdade espiritual, combinando mística, sincretismo religioso e especulação filosófica desenvolvidas por diversas seitas dos primeiros séculos da era cristã consideradas heréticas pela Igreja, que acreditavam ser essencial à salvação da alma

[1]Dicionário Eletrónico de Houasis, versão 1.05. – como sendo o ocultismo e místico da religião.
13. Segundo ainda o SDABC, os nicolaítas identificam o originador desta seita como sendo Nicolau de Antioquia, um dos sete homens que foram separados como diáconos registados no Livro de Atos (Act.6:5). Eles diziam que as ações da carne não afetam a pureza da alma, e consequentemente não afetam a alma e/ou interferem na salvação.
14. Este conceito fundamentalista dos nicolaítas foi importado pela crença calvinista conhecida hoje como "UMA VEZ SALVO, SALVO PARA SEMPRE." – a Predestinação Calvinista. Isto caracteriza como sendo uma heresia em parte adoptada por muitos evangélicos. Com certeza essa doutrina ofende a Deus e mutila a fé no Salvador Vindouro.
CONCLUSÃO.
15. Entre o elogio e as advertências apontadas pelo Senhor, há na Igreja atual em grau maior ou menor; este aspecto da Igreja de Éfeso, pela variedade de cristãos verdadeiros ou falsos – visualizado em cada crente. O texto nos diz de forma clara que Deus sabe tudo sobre nós. Nossa perseverança positiva / negativa e algo que define o nosso passaporte para o Céu.
16. Verso 5 e 6 – Deus faz um lembrete muito próprio que não deve ser esquecido. Diz o Senhor: " ...Lembra-te, pois, donde caíste e se não, brevemente virei a ti e removerei do teu lugar o teu candeeiro/ castiçal, se não te arrependeres."...
CITAÇÕES INSPIRADAS.
" Os membros da Igreja estavam unidos num sentimento de ação. O amor de Cristo era a corrente áurea que os vinculava entre si. ... mantinham-se incontaminados com o mundo". TS - III - 55 / 56 – EGW.
"Fui instruída a dizer que estas palavras (Ap..2:4 e 5), são aplicáveis às Igrejas Adventistas do 7º Dia na condição em que se encontram atualmente. O amor de Deus foi perdido, e isto significa ausência de amor uns para com os outros... Deve haver uma reforma e um reavivamento sob a ação do Espírito Santo. " Review & Herald - 25.02.1902 - EGW.
PROMESSA.
17. Vivemos num período de intensa fome espiritual. O analfabetismo bíblico grassa. Vencer está na ordem do dia daquele que vive nos últimos dias e se configura na promessa comermos da Árvore da Vida que está no Paraíso de Deus. Por isso, quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Verso 7).

Sem comentários:

Enviar um comentário