segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A PRIMEIRA MENSAGEM APOCALIPSE - A LEI DO TRIBUNAL CELESTIAL

"Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada." (Apocalipse 11:19)
A arca do concerto de Deus está no Santo dos santos, ou lugar santíssimo, que é o segundo compartimento do santuário celestial. No ministério do tabernáculo terrestre, que servia como "sombra das coisas celestiais" (Hebreus 8:1-2), este compartimento se abria somente no grande dia da Expiação, para a purificação do santuário. Portanto, o anúncio de que o templo de Deus se abrira no Céu, e de que fora vista a arca de Seu concerto, indica a abertura do lugar santíssimo do santuário celestial, em 1844.(a)

Ao entrar Cristo ali para efetuar a obra finalizadora da expiação. Os que pela fé seguiram seu sumo sacerdote, ao iniciar Ele o ministério no lugar santíssimo, contemplaram a arca de Seu concerto. Estudando sobre o santuário terrestre e fazendo o paralelismo com o santuário celestial, chegaram a compreender a mudança operada no ministério do Salvador, e viram que Ele agora oficiava diante da arca de Deus, pleiteando com Seu sangue em favor dos pecadores.

A arca do tabernáculo terrestre continha as duas tábuas de pedra, sobre as quais se achavam inscritos os preceitos da Lei de Deus. A arca era mero receptáculo das tábuas da lei, a presença desses preceitos divinos é que lhe dava valor e santidade. Quando se abriu o templo de Deus no Céu, foi vista a arca do Seu testemunho. Dentro do Santo dos santos, no santuário celestial, acha-se guardada sagradamente a lei divina
- a lei que foi pronunciada pelo próprio Deus em meio dos trovões do Sinai, e escrita por Seu próprio dedo nas tábuas de pedra (Êxodo 31:18; Êxodo 32:15; Êxodo 34:29).
A Lei de Deus no santuário celeste é o grande original, de que os preceitos inscritos nas tábuas de pedra e, registrados por Moisés no Pentateuco, eram uma transcrição exata. Os que chegaram à compreensão deste ponto importante, foram assim levados a ver o caráter sagrado e imutável da lei divina. Viram, como nunca dantes, a força das palavras do Salvador: "Até que o céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei." (Mateus 5:18; Lucas 16:17). A Lei de Deus, sendo a revelação de Sua vontade, a transcrição de Seu caráter, deve permanecer para sempre, como uma fiel testemunha no Céu. Nenhum mandamento foi anulado; nenhum jota ou til se mudou. Diz o salmista: "Para sempre, ó Senhor, a Tua palavra permanece no Céu." (Salmos 119:89 cf Êxodo 34:28). São "fiéis, todos os Seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre" (Salmos 111:7-8).

Os que aceitaram a luz relativa à mediação de Cristo e à perpetuidade da Lei de Deus, acharam que estas eram as verdades apresentadas no capítulo 14 de Apocalipse. As mensagens deste capítulo constituem uma tríplice advertência, que deve preparar os habitantes da Terra para a segunda vinda do Senhor. O anúncio da primeira, dessas três mensagens diz: "Vinda é a hora do Seu juízo" (Apocalipse 14:7) - aponta para a obra finalizadora do ministério de Cristo para a salvação dos homens. Anuncia uma verdade que deve ser proclamada até que cesse a intercessão do Salvador, e Ele volte à Terra para receber o Seu povo. A obra do juízo que começou em 1844, deve continuar até que os casos de todos estejam decididos, tanto dos vivos como dos mortos; disso se conclui que ela se estenderá até ao final do tempo da graça para a humanidade.

A fim de que os homens possam preparar-se para estar em pé no juízo, a mensagem lhes ordena temer a Deus e dar-Lhe glória, "e adorar Aquele que fez o céu e a Terra, e o mar, e as fontes das águas". O resultado da aceitação destas mensagens é dado nestas palavras: "Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus, e a fé de Jesus" (Apocalipse 14:12 cf Apocalipse 12:17).

A fim de se prepararem para o juízo, é necessário que os homens guardem a Lei de Deus. Esta lei será a norma de caráter no juízo. Declara o apóstolo Paulo: "Todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados... No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens por Jesus Cristo." E ele diz que "os que praticam a lei hão de ser justificados."(b) (Romanos 2:12-16). O apóstolo Tiago admoesta a Seus irmãos: "Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade." (Tiago 2:12). A fé é essencial a fim de guardar-se a lei de Deus; pois "sem fé é impossível agradar-Lhe; e tudo que não é de fé, é pecado" (Hebreus 11:6; Romanos 14:23).

Pelo primeiro anjo os homens são chamados a temer a Deus e dar-Lhe glória, e adorá-Lo como o Criador do céu e da Terra. A fim de fazer isto devem obedecer à Sua lei. Diz Salomão: "Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem" (Eclesiastes 12:13). Sem a obediência a Seus mandamentos nenhum culto pode ser agradável a Deus. "Este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos." "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável." (I João 5:3; Provérbios 28:9).

"Na verdade, a Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna. Por isso, a maldição consome a Terra, e os que habitam nela se tornam culpados; por isso, serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão." (Isaías 24:5-6).

"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus." (Romanos 8:5-8).

________________________________________
Vídeo relacionado: A Lei e o Grande Conflito
Texto fonte: WHITE, E. G. Grande Conflito, O; p. 433-436; (Seção III, Capítulo 25 - A Imutável Lei de Deus).

Sem comentários:

Enviar um comentário