domingo, 4 de dezembro de 2011

A PRIMEIRA MENSAGEM APOCALIPSE - O Selo de Deus

"Eu sou o Senhor, vosso Deus; andai nos Meus estatutos, e guardai os Meus juízos, e praticai-os; santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor, vosso Deus." (Ezequiel 20:19-20).

"O sábado foi dado a toda a humanidade para comemorar a obra da criação. O grande Jeová, quando lançou os fundamentos da Terra e revestiu o mundo inteiro de beleza, criou todas as maravilhas da terra e do mar, instituiu o dia do sábado e o santificou. (...) E esse sábado, santificado por Deus, devia ser guardado como concerto perpétuo. Era um monumento comemorativo que devia permanecer de século a século, até o fim da história terrestre.

Deus tirou os hebreus da servidão egípcia, e ordenou que observassem o Seu sábado e guardassem a lei dada no Éden(a). Cada semana Ele operava um milagre para fixar-lhes na mente o fato de que instituíra o sábado no começo do mundo. (...) Há os que afirmam que o sábado só foi dado para os judeus; mas Deus nunca disse isso. Ele confiou o sábado ao povo de Israel como um depósito sagrado."1
"Agora, se Me obedecerem fielmente e guardarem a Minha aliança, vocês serão o Meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja Minha, vocês serão para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa." (Êxodo 19:5-6 cf Romanos 3:2)
"Vocês terão a mesma lei para o estrangeiro e para o natural da terra. Eu Sou o Senhor, o Deus de vocês. (Levítico 24:22)
"Escute-Me, povo Meu; ouça-Me, nação Minha: A lei sairá de Mim; Minha justiça se tornará uma luz para as nações." (Isaías 51:4)
"E os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo, para amarem o nome do Senhor e prestar-Lhe culto, todos os que guardarem o sábado deixando de profaná-lo, e que se apegarem à Minha aliança, esses Eu trarei ao Meu santo monte e lhes darei alegria em Minha casa de oração. (...) pois a Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." (Isaías 56:6-7)
"É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente..." (Romanos 3:29-30)
"Nisto não há judeu nem grego (...) porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." (Gálatas 3:28-29)
"Portanto, a instituição do sábado tem a mesma relação especial com os judeus como com todos os outros seres criados. Deus tornou a observância do sábado obrigatória a todos os homens. É afirmado claramente que 'o sábado foi feito por causa do homem' (Marcos 2:27). Todos aqueles que se encontram em perigo de ser enganados neste ponto, dêem atenção à Palavra de Deus e não às declarações de seres humanos (Marcos 7:6-9).

Toda pessoa tem sido provada, como o foram Adão e Eva no Éden. Assim como a árvore do conhecimento do bem e do mal foi colocada no meio do Jardim do Éden, assim o mandamento do sábado é colocado no meio do Decálogo. Acerca do fruto da árvore do conhecimento, fez-se a restrição: Dele não comereis (...) para que não morrais. Acerca do sábado, Deus disse: Não o profaneis; antes, santificai-o. (...) Assim como a árvore do conhecimento foi o teste da obediência de Adão, o quarto mandamento é o teste que Deus deu para provar a lealdade de todo o Seu povo. A experiência de Adão deve ser para nós uma advertência, enquanto o tempo durar. Adverte-nos a não aceitar de lábios mortais ou de anjos qualquer sugestão que nos afaste um jota ou um til da santa lei de Jeová."2

O mandamento do sábado assume também a função de selo da lei de Deus.3 "Unicamente este, entre todos os dez, apresenta Deus como Criador e Legislador. Declara ser Ele o Criador dos céus e da terra, e mostra, assim, o Seu direito à reverência e culto, acima de todos. Fora deste preceito, nada há no Decálogo que mostre por autoridade de quem foi dada a lei."4

"Em geral, o selo contém três elementos: o nome do dono do selo, seu título e a jurisdição de seus domínios. Selos oficiais são utilizados para validar documentos de grande importância. O documento assume a autoridade do oficial a quem pertence o selo utilizado. O selo implica que o próprio oficial aprovou a legislação e que toda a autoridade de seu cargo se encontra por detrás do documento.
Entre os Dez Mandamentos, é o mandamento do sábado que contém os elementos vitais do selo. Pois é o único dentre os dez que identifica o Deus verdadeiro ao declarar o Seu nome: "SENHOR teu Deus (Jeová)"; o Seu título: "Criador (... Aquele que fez)"; e Seu território: "os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há" (Êxodo 20:10-11). Uma vez que apenas o quarto mandamento mostra sob a autoridade de quem foram concedidos os Dez Mandamentos, é esse mandamento aquele que contém o 'selo de Deus', colocado sobre a Sua lei como evidência de sua autenticidade e vigência da mesma."5
SELADOS PARA A ETERNIDADE
"Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar: 'Não danifiquem, nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos as testas dos servos do nosso Deus'." (Apocalipse 7:2-3)
Ao ser o povo de Deus selado em sua testa, não se trata de selo ou sinal que se possa ver, mas uma fixação na verdade, tanto intelectual como espiritualmente de modo que não possa mais mudar.6 O selo de Deus será posto somente naqueles que têm a semelhança de Cristo em caráter.7 É a obediência aos Seus mandamentos, em sua totalidade, que molda o caráter segundo a semelhança divina.

Entretanto, o homem por si mesmo, pelas suas próprias forças, é incapaz de obedecer e agradar a Deus (João 15:5). Ele necessita da atuação do Espírito Santo para alcançar tais propósitos:
"Quem tem os Meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que Me ama. Aquele que Me ama será amado por Meu Pai, e Eu também o amarei e Me revelarei a ele. (...) Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que Eu lhes disse." (João 14:21-26)
O Espírito Santo conduz o pecador a Cristo e o prepara para ser um cidadão no reino do Céu. Unicamente por intermédio dEle pode alguém compreender e por em prática os preceitos do Decálogo e assim, ser selado: "E não entristeçais o Espírito Santo, no qual fostes selados para o dia da redenção." (Efésios 4:30). O Espírito Santo não é o selo, mas, a maneira pela qual recebe-se o selo. Referindo-se a atuação do Espírito o profeta Isaías declara: "Quando te desviares para a direita e quando te desviares para esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele." (Isaías 31:21)

"Muitos não receberão o selo de Deus porque não guardam os Seus mandamentos nem produzem os frutos da justiça. A grande multidão dos cristãos professos deparará com amargo desapontamento no dia de Deus. Eles não têm na testa o selo do Deus vivo. Sendo mornos e indiferentes, eles desonram muito mais a Deus do que o descrente confesso. Tateiam nas trevas, quando poderiam estar andando na luz meridiana da Palavra, sob a orientação de Alguém que nunca erra. Não devemos imitar nenhum ser humano. Não há nenhum ser humano que seja suficientemente sábio para ser nosso critério.

Devemos olhar para o homem Cristo Jesus, o qual é completo na perfeição da justiça e santidade. Ele é o Autor e Consumador de nossa fé. Ele é o Homem exemplar. Sua experiência é a medida da experiência que devemos obter. Seu caráter é nosso modelo. Tiremos, portanto, a mente das perplexidades e das dificuldades desta vida, e fixemo-la nEle, para que, contemplando, sejamos transformados à Sua semelhança. Ao olharmos para Ele e meditarmos a Seu respeito, Ele será formado em nós, a esperança da glória. Só os que receberem o selo do Deus vivo terão o passaporte para transpor os portais da Cidade Santa."8
________________________________________
1. Review and Herald, 30 de agosto de 1898.
2. Ibidem.
3. SHULER, J. L. (1972). God's Everlasting Sign, Nashville, TN: Southern Publ. Assn., p. 114-116; ANDREASEN, M. L. (1942). The Sabbath, Washington, D.C., Review and Herald Publ. Assn., p. 248; WALLEMKAMPF, "The Baptism, Seal and Fullness of the Holly Spirit", (manuscrito não-publicado), p. 48; WHITE, E. G. Patriarcas e Profetas, sec. III, cap. 27, p. 307; WHITE, E. G. Grande Conflito, O; sec. IV, cap. 40, p. 640.
4. WHITE, E. G. Grande Conflito, O; sec. III, cap. 26, p. 452.
5. Nisto Cremos. (2003). 7.ª ed., São Paulo: CPB, cap. 19 (O Sábado), p. 334; WHITE, E. G. Patriarcas e Profetas, sec. III, cap. 27, p. 307.
6. SDA Bible Commentary, vol. 4, p. 1.168; (cf Provérbios 3:1-4; Jeremias 31:32-33; Hebreus 8:10-12; Hebreus 10:16-17).
7. SDA Bible Commentary, vol. 7, p. 970.
8. Ibidem.

Sem comentários:

Enviar um comentário