quinta-feira, 1 de março de 2012

TINHA DANIEL ESPERANÇA NUMA NOVA TERRA?


“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.” Isaías 66:22
Quero fazer algumas perguntas e peço-lhe para responder no seu coração.
1. Já leu o texto bíblico de Isaías 66:22?
2. Induz este texto a pensar que Deus tem um plano de salvação?
3. Que Deus fará novos Céus e uma nova Terra?
4. Que há vida para além da morte?

Vamos realizar um estudo sobre Daniel. Este começará do último capítulo para o primeiro e não terá pretensão teológica mas unicamente de estudo texto com texto, será bem simples.

1. Que disse o anjo a Daniel no capítulo 12:13?
Rª: “Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.”
Nota: Que quererá dizer: “…te levantarás na tua herança, no fim dos dias.”?
Daniel não manifesta nenhuma surpresa. Será que ele tinha o mesmo conhecimento de Isaías 66:22?
NOTA: Daniel, como qualquer santo de Deus que morreu, descansará na sepultura até que Jesus venha e o ressuscite, para receber a grande herança dos santos. O livro de Daniel termina com este anúncio triunfante para o seu escritor que foi fiel durante todas as tribulações que passou receberá a sua herança final. O povo de Deus dos últimos dias pode passar por tempos de tribulação como Daniel, mas como ele, receberá a sua herança final no tempo do fim.

2. Como descreveu Daniel esta herança final? Daniel 2:44
“Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.”
NOTA: A herança final dos santos é descrita como um reino. Não um lugar místico, espiritual; mas um reino real, onde poderemos viver nele.


3. O que será dado ao Filho do Homem no final dos tempos e a quem Jesus retribuirá com o que receber? (Daniel 7:14 e 27)

4. Como resultado do julgamento, o que os santos tomarão posse? (Daniel 7:22)
NOTA: A herança final que Daniel, juntamente com todos os redimidos, receberá é um reino real. As pessoas pensam no céu como um lugar onde os santos flutuarão sobre nuvens e dedilharão harpas. Mas a Bíblia ilustra o céu , a herança final do povo de Deus, como sendo um reino. As palavras “reino” e “domínio” indicam a realidade de nossa herança.
5. A que chama Jesus a herança dos santos e onde ela está agora? (Mateus 25:34 e João 14:1-3)

NOTA: A herança dada aos santos é real. Existe um lugar especial preparado para eles por Jesus. Este lugar está na casa do Pai. A casa do Pai é o céu. Que glorioso privilégio Deus tem dado a nós! Um lugar especial tem sido preparado para nós no próprio céu! Jesus tem preparado um lugar especialmente para você na casa do Pai.
6. Quando os santos irão ao céu, por quanto tempo ficarão lá e o que Deus criará no fim deste tempo? (João 14:3 e Apocalipse 20:6 e 21:1-2)

NOTA: O povo de Deus é recebido no reino do céu na Segunda vinda de Jesus. Aqueles que ressurgirem na primeira ressurreição terão o privilégio de viver 1000 anos no céu com Jesus. No fim dos 1000 anos os ímpios serão completamente destruídos e deixarão de existir. A terra é então recriada e se tornará o lar do povo de Deus.
7. O que Jesus diz que os mansos herdariam? (Mateus 5:5)
NOTA: Passados 1000 anos no céu, esta nova terra será dada como herança ao povo de Deus.

8. Que tipo de corpo os santos terão na nova terra? (Filipenses 3:21 e Lucas 24:36-43)
NOTA: Nossos corpos serão como o de Jesus glorificado, um corpo ressuscitado de carne e ossos; Ele comeu depois com os discípulos. Tudo sobre Seu corpo indicava que era real. Não era um corpo “espiritual”; era um corpo físico. Os santos terão corpos iguais ao de Jesus.

9. Que tipo de atividade vão os santos ter na nova terra? (Isaías 65:17, 21, 22)
NOTA: A Bíblia descreve pessoas reais fazendo coisas reais na nova terra. Isto não é ficção.

10. Como a Bíblia descreve a nova terra? (Isaías 35:1-2, Isaías 65:25 e Apocalipse 21:4)
NOTA: O deserto é o mais seco lugar na terra, mas na nova terra o deserto florescerá. Você pode imaginar como será o resto do mundo? Imagine o feroz lobo e o cordeiro manso pastando juntos. A nova terra será um lar de paz. Não existirão mais guerras, nem crimes, nem sequer ódio ou má intenção. Que maravilhosa esperança; que futuro glorioso! Nem morte, nem dor, nem lágrimas, nem sofrimento! A maravilhosa nova terra será um lar feliz.
11. Haverá doentes na nova terra? (Isaías 33:24 e 35:5, 6)
NOTA: Absolutamente fantástico! Imagine a visão voltando aos olhos dos cegos e então eles vêem Jesus; um paralítico dança de alegria e os surdos ouvem a voz de Jesus chamando! Neste quadro da nova terra não haverá deformidades. Todos serão totalmente restaurados.

12. Onde a Nova Jerusalém virá? (Apocalipse 21:2, 3)
NOTA: A Nova Jerusalém na qual Deus vive, virá para a nova terra. Deus está trazendo Seu lar para viver na nova terra com a humanidade.

13. Como a Bíblia descreve a Nova Jerusalém? (Apocalipse 21:11-21)
NOTA: Que incrível e perfeita cidade! 12000 estádios são 2.220 Km de circunferência, ou são 639 Km de cada lado, contendo 254.500 Km quadrados. Os muros, de 144 côvados ou 64 metros de altura, feitos para esta gloriosa cidade, nunca vistos em qualquer cidade do planeta.

14. Quem estará na nova cidade? (Apocalipse 22:3-4)
NOTA: O céu, o lar de Deus, será trazido para a nova terra. Estas são as gloriosas boas novas do céu: Jesus estará na nova terra! Aquele que morreu por nós será nossa companhia constante. Aquele que fez o paraíso; Sem Jesus não seria paraíso. Esta deve ser a real razão do porquê de querermos ir ao paraíso porque amamos a Jesus.

15. Como posso estar lá? (Salmos 24:3, 4)
NOTA: O único caminho para estar lá é ter as mãos limpas e um coração puro: o caminho do perdão através da morte do Salvador, do novo coração e poder para viver através de nova vida com Jesus. Quando o Senhor do Céu atravessar os portões da Nova Jerusalém com os redimidos de todas as nações, as seguintes questões serão feitas, "Por que direito vocês entram aqui?”, e a resposta será em grande refrão, “Viemos pelo sangue derramado na cruz do Calvário.” Não haverá outro caminho para vir, nem outra porta ou portão.

16. Qual é o convite final das Escrituras? (Apocalipse 22:17)
NOTA: O convite de Deus está aberto a cada um. Você estudou grandes verdades da Palavra de Deus neste estudo de Daniel. Você quer estabelecer um relacionamento pessoal com Ele através do estudo diário da Bíblia, da oração e guarda do Seu santo sábado? O único caminho para iniciar este relacionamento é aceitá-Lo como seu próprio Salvador e Senhor. Você virá a frente agora por essa escolha? Isto significa vida eterna! Você quer aceita-la?

A MINHA DECISÃO: Eu quero a partir de hoje ter esse relacionamento especial com Jesus. Eu aceito a Jesus como meu Salvador e Senhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário