sexta-feira, 22 de junho de 2012

Profecia contra Tiro – I

A profecia que vamos estudar hoje foi feita aproximadamente no ano de 587 AC e atinge a cidade de Tiro: “Filho do homem, visto que Tiro disse no tocante a Jerusalém: Ah! está quebrada a porta dos povos, está aberta para mim; agora que ela esta assolada eu me encherei…” (Ezequiel 25:2).

Antes de estudar a profecia quero destacar um pouco da história desse povo para que compreendamos plenamente o que Deus disse através de Ezequiel. Tiro, em hebraico, quer dizer rocha. Esse lugar foi um famoso porto marítimo da Fenícia, situado a quarenta quilómetros ao sul do porto de Sidom e a vinte e quatro quilómetros ao norte da fronteira entre o Líbano e Israel.


Tiro estava situada num lugar privilegiado. Construída numa ilha rochosa, com aproximadamente 57 hectares de superfície, a menos de um quilometro da costa. Estava protegida pela cordilheira de montanhas do Líbano, que é uma serra que se estende por cerca de 160 quilómetros por uma largura média de 32 quilómetros, tendo o seu pico mais alto a 3.110 metros de altitude. As montanhas eram cobertas com a madeira mais nobre: o cedro. Essas colinas ajudavam ainda mais a Tiro pois avançavam em direção ao mar, fazendo uma proteção natural para a cidade.

Quando Hirão era o rei de Tiro e Davi, rei de Israel, houve um excelente relacionamento entre os dois povos. Hirão enviou madeira de cedro e mão de obra especializada para a construção dos seus palácios (II Samuel 5:11). E nos dias de Salomão isso continuou sendo feito (I Reis 5:1).

Tiro se destacou pelo comércio. As suas frotas navegavam pelas ilhas Britânicas, Espanha e Chipre, África e Índia e traziam toda a sorte de objetos que eram comercializados com o seu povo e nações vizinhas. A Tiro, do rei Hirão, tornou-se uma das maiores cidades comerciais do mundo antigo. Também se destacou por seus produtos manufaturados, tais como: artigos em cobre, tecidos de púrpura, objetos de vidro e alfaiataria. Os produtos eram famosos no mundo inteiro. O próprio Ezequiel chegou a escrever sobre Tiro: “…e te enriqueceste e ficaste mui famosa no coração dos mares” (Ezequiel 27:25).

A religião tinha um papel importante na vida da cidade. O principal deus era Melkart, deus padroeiro de Tiro. Também adoravam outros deuses com muita orgia e corrupção.

O que levou Deus a enviar tal mensagem à cidade de Tiro? A profecia foi feita por Ezequiel, em torno de 587 AC. Você, que está acompanhando as profecias, consegue se lembrar do que estava acontecendo com Jerusalém nessa época? É… você acertou. Jerusalém estava em ruínas. Os seus nobres e ricos estavam cativos em Babilónia e os pobres estavam morando na cidade destruída.

E qual foi o comportamento de Tiro, quando soube do infortúnio de seus vizinhos? A profecia conta que Tiro, ao ver as portas quebradas de Jerusalém, alegrou-se e foi mais além de se alegrar: fez planos para encher-se do que havia sido deixado pelos babilónicos.

O que se pode entender desta atitude dos habitantes de Tiro é que Jerusalém era a rota de todo o comércio de Tiro com a Arábia e a Índia e, certamente, Jerusalém tinha enriquecido com o comércio dos Fenícios. Muitos negócios eram feitos em Jerusalém e nem chegavam a Tiro. A alegria de Tiro com a derrota de Jerusalém é que agora eles estavam sozinhos para o mundo dos negócios. Então podiam monopolizar com tranquilidade.

Amigo ouvinte, assim é o ser humano. Se eu puder ganhar, não importa o que vai acontecer com o meu irmão. Há tantos que para ganhar qualquer coisa mentem, juram falsamente, usam até o nome de Deus visando dar credibilidade às suas mentiras. Querem ganhar sem a mínima preocupação com o que precisam ser. São os famosos ricos no ter e pobres no ser. Tiro estava feliz. Mais um concorrente havia desaparecido.

O ser humano é mau por natureza. É grande é a multidão dos que tem prazer na desgraça alheia. Tiro queria tirar proveito financeiro da tragédia que abatia seus vizinhos. Aliás, vizinhos que no passado tinham tido um relacionamento de amizade muito grande. “Eu me encherei”, foi a triste frase pronunciada em Tiro.

Deus, amigo ouvinte, não tem nada contra os ricos, desde que a riqueza seja fruto do trabalho honesto. Não há nada de errado em ganhar dinheiro, desde que seja um dinheiro limpo.

Se você quer ganhar dinheiro, estude, trabalhe duro, seja honesto e justo nos seus negócios. Isto não tem nada de errado! Nunca, porém, se aproveite de pessoas simples, sem cultura ou conhecimento das leis. Não se aproveite da fragilidade das viúvas ou pessoas de mais idade. Não se aproveita da desgraça alheia. Ganhe dinheiro, tenha lucro, mas de tal forma que à noite você possa dormir tranquilo. Viva de tal maneira que o seu sono seja uma recompensa de uma vida honesta.

E, se algum dia você for tentado a se aproveitar de alguém, lembre-se da profecia de Tiro. O grande erro das pessoas daquele lugar foi desejar tirar proveito financeiro de alguém que estava numa situação extremamente delicada.

No próximo programa continuaremos falando sobre essa profecia de Ezequiel para a cidade de Tiro.

Até lá e, creia no Senhor Deus e você estará seguro. Creio nos profetas dEle e você prosperará.

Sem comentários:

Enviar um comentário