sábado, 23 de março de 2013

O Ministério de Babilónia - a Grande Meretriz



O Apocalipse contém o último chamado do Deus de amor para os moradores da Terra (Apocalipse 14:6-14), expõe-nos as artimanhas de Satanás e descreve a organização que ele tem para o cumprir o seu maldoso plano. Nenhum outro livro ostenta um conteúdo de tanta importância como este, para o homem moderno. A sua mensagem é tão crucial e imperativa que Deus pronunciou uma terrível sentença sobre todo aquele que tentar alterar a Sua mensagem: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Apocalipse 22:18, 19).

Uma das tremendas revelações que Deus nos faz neste livro é a respeito do que Ele chama o mistério de Babilónia, a grande meretriz, e de como o conteúdo dessa mensagem pode afetar a nossa salvação. Vamos analisá-lo neste estudo.
Babilónia, Símbolo de Apostasia Espiritual.  
1. Que tragédia deixa a descoberto a proclamação das três mensagens angélicas?
Rª: “E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilónia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.” Apocalipse 14:8.
Nota: Aqui fala de uma babilónia mística ou simbólica, pois a literal já havia sido destruída nos tempos do Antigo Testamento e Isaías 13:19-21 declara que nunca mais seria habitada. É interessante notar que a Bíblia de Jerusalém (tradução católica com imprimatur), comentando Apocalipse 17:5 diz que "Babilónia é o nome simbólico de Roma". Devido ao sentido eminentemente religioso da mensagem dos três anjos, devemos interpretar esta caída como espiritual ou religiosa. O comentário da Bíblia de Jerusalém diz que Roma arrastou todas as nações à idolatria.
 2. Demonstra a ordem vinda da parte de Deus aos sinceros tem sonância de gravidade?
Rª: “ E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” Apocalipse 18:2-4.
Nota: Esta solene declaração divina demonstra que há pessoas bem-intencionadas dentro de Babilónia, os quais demonstrarão sua sinceridade obedecendo à ordem de Deus de sair dela.
Tenha em atenção a figura religiosa usada para Babilónia mística.
3. Sob que outra figura de degradação Deus apresenta a igreja caída? Apocalipse 17:1-5.
R: "... grande  ..." ( Apocalipse 17:1 ).
"... vi uma  montada numa  escarlate, repleta de nomes de  com  e  " ( Apocalipse 17:3 ).
"Na sua fronte achava-se escrito um nome, mistério: a mãe das  ..." ( Apocalipse 17:5 ).
 
Nota: Assim como em Apocalipse 12 uma mulher pura é símbolo adequado da igreja fiel, aqui aparece uma meretriz como símbolo de uma igreja que se prostituiu; que teve uma queda doutrinária. A Bíblia de Jerusalém comenta que a prostituição é o símbolo da idolatria. Um antecedente bíblico ajuda a entender este ponto de vista, encontramo-lo em Ezequiel 16:15: "confiaste na tua formosura, e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava para seres dele". Outro exemplo: "com seus idolos adulteraram... ainda isto Me fizeram... profanaram os Meus sábados" ( Ezequiel 23:37, 38 ).
 4. Onde a igreja caída teria a sua sede? Apocalipse 17:3, 4, 7, 9, 15.
Rª "... montada numa  ... que tinha  e dez ."
"As sete cabeças são sete nos quais a mulher está sentada."
"... As águas que viste onde a meretriz está assentada, são    e  ."
 
Nota: "As sete cabeças são as sete colinas de Roma" (Comentário da Bíblia de Jerusalém, Apocalipse 17:3). A besta (Roma) leva sentada sobre si uma igreja prostituída, o que dá a entender claramente que teria sua sede em Roma, a cidade dos 7 montes. Outra revelação que nos faz Deus neste capítulo de Apocalipse é que essa igreja de Roma seria católica (católica quer dizer universal), pois estava sentada sobre muitas águas que significam "povos, multidões, nações e línguas" (Apocalipse 17:15).
 5. Do ponto de vista de Deus, qual seria a influência religiosa negativa que exerceria a Igreja de Roma sobre a Humanidade? Apocalipse 17:2, 4; 18:2-4
 
Rª: "... e com o  de sua devassidão, foi que se  os que habitam na Terra."
"pois todas as  tem  do  do furor da sua  ..."

Nota: A igreja caída serve às nações o vinho do cálice das suas doutrinas adúlteradas/alteradas. Com elas tem embriagado os crentes, os quais não percebem os erros mencionados. Vejamos alguns poucos dos muitos exemplos que lamentavelmente existem. Contrastaremos a doutrina pura com a adulterada para facilitar a compreensão.
Doutrina
Pura Adulterada
A Bíblia é a Palavra de Deus, regra de fé e de doutrina ( II Timóteo 3:15-17; II São Pedro 1:19 ). A tradição ( São Marcos 7:6-13; Gálatas 1:6-9; Apocalipse 22:18, 19 ).
Cristo é o único e suficiente Salvador ( Atos 4:10-12 ); Cristo é o único suficiente Mediador ( I Timóteo 2:5; São João 14:6 ). A mediação de outros, ex.: Maria, os santos.
Somos salvos pela graça ( Efésios 2:8, 9 ) e justificados pela fé, gratuitamente ( Romanos 3:24 ). As peniténcias, obras meritórias.
A fé não anula a lei ( Romanos 3:31 ), mas descreve a conduta ética cristã que vive aquele que foi perdoado e justificado pela fé na graça ( São João 8:3-11; I São João 3:4; Efésios 4:28; I São João 2:3-5 ). O crente guarda a lei como fruto da nova vida em Cristo; como expressão de amor a Cristo ( São João 14:15 ). A lei não foi mudada por Jesus e Ele não autorizou mudança nenhuma ( São Mateus 5:17, 18 ). Por isso o crente guarda os mandamentos ( Apocalipse 14:12 ). Ensina que se pode mudar a lei e adulterá-la.
O segundo mandamento da Santa Lei de Deus proíbe adorar ou venerar e/ou render culto a imagens ( Êxodo 20:4-6 ). Há muitíssimas declarações bíblicas que falam que é irracional pedir auxilio e render culto a objetos inanimados ( Isaías 44:9-20; 46:8-10 ). Deus disse que não quer ser adorado através das imagens ( Isaías 42:8, 17 ). Ele é Espírito e pede um culto espiritual ( São João 4:23, 24 ). Fazer imagens, acender velas perante imagens, pedir-lhes alguma graça, fazer promessas, orar ajoelhado diante de imagens, etc. Tirar este mandamento ao ensinar o povo por meio do catecismo. Mas na Bíblia o mandamento está escrito.
O quarto mandamento ensina observar o santo sábado ( Êxodo 20:8-11 ). Nosso Senhor Jesus guardou o sábado ( São Lucas 4:16 ), a bem-aventurada virgem Maria e outras piedosas mulheres o guardaram ( São Lucas 23:54-56 ); Jesus disse que não se pode mudar a lei ( São Mateus 5:17, 18 ). O anticristo mudaria ( Daniel 7:25 ). Mas os fiéis guardariam os mandamentos de Deus ( Apocalipse 14:12 ), por isso no novo Céu e na Nova Terra seguir-se-á guardando o sábado ( Isaías 66:22, 23 ). Deixaram de guardar o sábado e ensinam a guardar o domingo ( São Tiago 2:10; São Lucas 6:46 ).
Os mortos estão dormindo ( São João 11:1-14 ), inconscientes ( Eclesiastes 9:5, 6 ) até a ressurreição ( São João 5:28, 29 ) quando receberão a vida eterna ( I Coríntios 15:20-23 ). Não há outra oportunidade depois da morte ( Hebreus 9:27 ) nem pode alguém ser salvo por méritos de outra pessoa que está fazendo penitências ( Romanos 14:12 ). As doutrinas do purgatório, indulgências, etc., derivadas da idéia errônea de que os mortos vivem. E existem muitos outros exemplos mais.

Babilónia tem igrejas-filhas
 6. Que palavras escritas na testa de Babilónia demonstram que há igrejas filhas que partilham da parte de seus erros religiosos? Apocalipse 17:5.
Rª: "... Babilónia a grande, a  das  e das abominações da Terra."
Nota: A visão do Apocalipse revela que Roma é a igreja-mãe. Esta tem filhos que a deixaram e filhas que saíram dela, mas apesar de havê-la abandonado conservam muito de seus vícios e da sua conduta religiosa equivocada. Saíram da casa da mãe meretriz, mas embriagados com o vinho doutrinário que ela havia adulterado. Este versículo nos ajuda a entender que evidentemente Babilónia é uma espécie de sobrenome ou nome de família e que a grande Babilónia inclui Roma e as outras igrejas guardadoras do domingo, etc. Isto pode causar admiração, mas Deus o revela com clareza.
O chamado misericordioso de um Deus amorável
 7. Por que razões específicas diz Deus que castigará Babilónia?
R: “E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilónia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.” Apocalipse 14:8.
Nota: Isto realça indiscutivelmente a tremenda importância que tem para Deus a necessidade de manter as doutrinas puras, como Ele as deu e respeita-las.
 8. Há muitos que crêem que devemos reformar as igrejas que têm caído. Que diz Deus aos que estão em Babilónia?
Rª: "Ouvi outra voz do Céu, dizendo: sai dela, povo Meu..." Apocalipse 18:4.
 9. Quais são as razões pelas quais o Deus de amor nos ordena a sair das igrejas caídas no erro? Apocalipse 18:4.
Rª: "…  e para não participardes …da sua prostituição  ."
Nota: A razão pela qual há sinceros dentro das igrejas caídas é porque ignoram o que temos descoberto ao estudar a revelação de Deus que está no Apocalipse. Mas permanecer nestas igrejas depois de conhecer a vontade do Senhor seria um ato de desobediência e rebelião que identificaria essas pessoas com os pecados de Babilónia pelo que Deus Se vê obrigado a castigá-los com as pragas ou flagelos destinados a Babilónia. Por isso o Salvador diz: Sai dela, povo Meu.
Sendo leais à voz de nosso Senhor Jesus
10. Que instrução divinamente inspirada deu São Pedro àqueles que descobriram que estavam numa igreja equivocada?
R: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:37, 38.
A minha decisão - Senhor, que eu permita apenas a Tua palavra para me dirigir em toda verdade, e que eu não resista à voz to Teu Santo Espírito, e que o meu coração esteja desejoso de saber apenas a verdade, dirije-me nas decisões que devo tomar para herdar a vida eterna.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário