segunda-feira, 11 de março de 2013

O Soar da Sétima Trombeta


Jesus nos oferece, na revelação do Apocalipse, uma visão profética tridimensional do que finalmente chegaria a ser a história desde os dias apostólicos até ao tempo do fim: 1) as sete igrejas, 2) os sete Selos, e 3) as sete trombetas. A profecia das sete igrejas revela a história religiosa da era cristã, salientando as suas faltas e prometendo o galardão aos vencedores. Nessa profecia Deus destaca o Seu interesse e amor por Seu povo. Os sete selos profetizam a história social da era cristã, expondo especialmente o triste processo da apostasia. Também se apresenta a Deus como Aquele que controla a História e nesse sentido dará fim à dor e ao sofrimento. As sete trombetas pintam a história militar que ocorreria na era cristã em relação com a igreja.
AS SEIS PRIMEIRAS TROMBETAS
As primeiras quatro trombetas (Apocalipse 8:6-13) mostram a desintegração do império romano (tanto do oriente como do ocidente), fustigado pelas tribos bárbaras, as quais prepararam caminho para Roma papal. Tanto Daniel como o Apocalipse profetizam que este poder religioso perseguiria durante 1.260 anos os que cressem na Bíblia.
A quinta e a sexta trombetas (Apocalipse 9:1-21) descrevem a investida das tribos maometanas e ou os movimentos filosóficos sociais e teológicos e humanista sob o comando de vários líderes, constituindo-se num outro poder que lutaria contra o cristianismo.
A SÉTIMA TROMBETA
A sétima trombeta apresenta o tempo do fim quando o remanescente fiel proclamaria o evangelho eterno e a mensagem dos três anjos a todo o mundo.
 1. Que eventos sucederiam no tempo da sétima trombeta? Apocalipse 11:15-19.
a. “... Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” (11-15)"
b. “E iraram-se as nações, e veio a tua ira, …”(11:18)
c. "... e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.”
d. "Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário" (11:19).
Nota: As palavras de São João no sentido de que "abriu-se... o santuário de Deus, que se acha no Céu, e foi vista a arca da aliança no Seu santuário", descrevem o lugar santíssimo, pois era ali que a arca estava. Foi ali que Jesus entrou ao se cumprirem os 2.300 dias, em 1844, o que nos permite entender que a partir dessa época entramos no período da sétima trombeta. Quando Cristo sair do lugar santíssimo, terão terminado o juízo investigativo, a sua obra mediadora e o tempo da graça, e terão lugar as bodas do Cordeiro. Em realidade, o Apocalipse fala de duas ceias: uma é a grande ceia de Deus, que se refere ao castigo dos impios, e a outra é a ceia do Cordeiro, que se refere à recompensa dos fiéis.
 2. Que conotação tem a grande ceia das aves, convocada por Deus, para os que recusaram a graça salvadora de Cristo? Apocalipse 19:11-21.
Nota: Esta "ceia das aves" afeta o mesmo grupo descrito em Apocalipse 6:15-17 , o qual não pode resistir à presença do Senhor por não haver aceito a salvação em Cristo e consequentemente não haver-se preparado para recebê-Lo. No final do milénio, serão destruídos definitivamente pela segunda morte ( Apocalipse 20:9 e 14 ).
AS BODAS DO CORDEIRO
Roy Allan Anderson, no seu livro "O Apocalipse Revelado", diz que nos ajudará muito na compreensão desta figura profética o termos algumas noções de como eram as bodas ou casamentos orientais. Normalmente havia cinco momentos importantes: 1) O compromisso matrimonial, que tinha muito mais seriedade do que tem hoje no Ocidente; 2) o pagamento do dote matrimonial; 3) o período de preparação pessoal da noiva para as bodas, durante o qual o noivo preparava o lar; 4) a cerimónia das bodas, que não se realizava na igreja, como o fazemos hoje. Consistia numa cerimónia simples, quando o noivo dava o seu reconhecimento público do pedido de casamento, punha a sua capa nos ombros da noiva, enquanto o cortejo se encaminhava para o lugar da festa; 5) a festa, normalmente na casa do pai do noivo.
 3. Quem é a noiva com quem o Cordeiro Se casará? Apocalipse 21:9, 10; 19:7, 8; 21:1, 2.
Apoc. 21:1,2  “E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova (noiva) Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.”
Nota: A Nova Jerusalém, símbolo do remanescente fiel, é a esposa de Cristo. A referência aqui não é ao edifício da igreja, pois Apocalipse 19:7, 8 fala de pessoas justificadas pelo Senhor e que vivem em harmonia com a vontade de Deus.
 4. Quando se manifestou o interesse de Cristo por Sua igreja? Efésios 1:4.
"Assim como nos escolheu nEle  da  do  para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele."
 5. Quando se concretizou o compromisso matrimonial? Oseias 2:19; Gálatas 4:4.
Quando "Deus enviou Seu Filho...."
Nota: Em Cristo fomos escolhidos desde a eternidade. Durante os tempos do Velho Testamento as bodas foram anunciadas. Mas foi quando Jesus Se encarnou que se concretizou o compromisso da parte do Senhor.
 6. Qual foi o dote que nosso Senhor Jesus Cristo pagou para ter o direito de receber Sua igreja como esposa? I São Pedro 1:18, 19; Apocalipse 1:5.
"... Mas pelo, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de..."
Nota: Ao morrer na cruz, Jesus pagou o dote.
 7. Que faria o Senhor durante o período de preparação de Sua esposa (a igreja)? São João 14:1-3.
Foi preparar na casa de Seu  Pai...
 8. Que inclui a preparação da igreja para o encontro com Cristo, o esposo? Apocalipse 19:7, 8.
a. Romanos 3: 24  “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”
b. Romanos 3:21  “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;”
Nota: A fé não anula a Lei de Deus.
c. Apocalipse 19:7  Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
 
 
 9. Antes de deixar as cortes de glória, depois de terminada a intercessão, Jesus Se apresenta ante o Pai e recebe o domínio, a glória e o reino ( Daniel 7:13, 14 ). Que anúncio se fará então?
"Alegremo-nos, exultemos, e demos-Lhe glória, porque são chegadas as  do  , cuja esposa  ." Apocalipse 19:7.
Nota: Os primeiros oito versículos do cap. 19 de Apocalipse transcrevem um gozo sublime e uma alegria espetacular com aleluias e louvores ao Cordeiro, que venceu e recuperou todos os poderes usurpados pelo inimigo; acabou com as artimanhas e instrumentos de Satanás e, havendo reivindicado a Deus perante o Universo, vem ao encontro de Sua igreja, com quem haverá de unir-Se para sempre. Então nos levará à casa do Pai, onde terá lugar a grande ceia das bodas do Cordeiro. Sem dúvida será a maior e mais emocionante festa havida no Universo. Pensando neste dia Jesus declarou: "E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, no reino de Meu Pai" (São Mateus 26:29).
OS BEM-AVENTURADOS
 10. De acordo com a revelação de Deus, quem são os bem-aventurados? Apocalipse 19:9; 22:17, 20, 21.
"... Bem-aventurados aqueles que  à  das  ."
"O Espírito e a noiva dizem:  . Aquele que ouve diga:  . Aquele que tem sede,  , e quem quiser  a  ."
Conclusão: Atos 2:41, 47 diz:
"Então os que lhe aceitaram a palavra foram  ; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas... louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso,  o Senhor, dia a dia, os que iam sendo  ."
MINHA DECISÃO - Desejo ser fiel a Jesus e tomar a decisão de fazer parte do povo que é chamado de NOIVA. Diga SIM no seu coração se essa for a sua decisção.

Sem comentários:

Enviar um comentário