quinta-feira, 28 de março de 2013

Quando o Deus de Amor Castiga


“O amor de Deus é mais abundante que a atmosfera. O ar se eleva em camada sobre a terra até à altura de cinquenta quilómetros, enquanto o amor de Deus atinge o próprio céu e preenche o universo.” J.Wilbur Chapman
"Deus é amor" (1ª João 4:8). Apesar disto, o diabo em rebelião negou este traço do caráter de Deus e O acusou de injusto, argumentando que exigir fidelidade e obediência à Santa Lei era falta de amor. Quando finalmente conseguiu que o ser humano vivesse à margem da lei, ou seja, que vivesse em pecado (1ª São João 3:4), e pelo pecado entrasse a dor (Isaías 24:4-6) e finalmente a morte (Romanos 5:12, 19), conseguiu que Deus fosse acusado de injusto por não acabar com tudo isto. Na cruz, porém, Deus exibiu inquestionavelmente a Sua justiça e a Sua misericórdia. Foi tão justo que não pode tolerar o pecado, pelo que castigou em Cristo, nosso substituto (Isaías 53:6). Ao mesmo tempo expressou tanto amor que "deu Seu Filho unigénito, para que todo o que n´Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (São João 3:16). Sim, na cruz de Cristo "encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram" (Salmo 85:10).
Satanás, porém, continua infiltrando calúnias contra o caráter de Deus. "Se é bom - dizem alguns - por que castiga e destrói?" "Se é justo - dizem outros - por que permite que o pecado continue?" Mas a Santa Bíblia esclarece ambos os pontos. O Senhor "é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2ª São Pedro 3:9). Ao mesmo tempo diz: "Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso, e arrepende-te" (Apocalipse 3:19). Finalmente, esgotados os recursos que conduzem ao arrependimento, em um ato de misericórdia, e por amor da Sua justiça, Deus terá de fazer a Sua "obra estranha" (Isaías 28:21), destruindo aos que escolheram viver à margem dos princípios que imperarão no reino eterno (porque Deus é tão justo e misericordioso que respeita o livre-arbítrio e terá que permitir que os rebeldes colham as consequências da decisão que fizeram). Podemos falar de dois momentos em que o amor se expressará na estranha linguagem do castigo: antes do milénio e depois do milénio.
 
Antes do Milénio, as Sete Últimas Pragas.
 1. Que duas realidades contrastantes ficarão em evidência ao caírem as pragas preditas no Apocalipse? Apocalipse 16:1-11.
a. Com respeito àqueles que recusaram a graça de Deus (Apocalipse 16:9,11).
"... e  o nome de Deus."
"... E nem se para Lhe darem glória."
b. Com respeito ao caráter de Deus (Apocalipse 16:5-7).
Deus é. Os juízos de Deus são... 
Nota: Desde a entrada do pecado "nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens" (1ª Coríntios 4:9). A cruz de Cristo, a forma como Deus lidou com o drama do pecado e Seu caráter refletido no remanescente fiel acabarão reivindicando o caráter de Deus ante o Universo. Disto resultarão as conclusões corretas às quais se chegará quando caírem as sete últimas pragas.
 2. Sobre quem cairão as sete últimas pragas? Apocalipse 16:1-21.
1. (16:2) “E foi o primeiro, e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.”
2. (16:3) “E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente.”
3. (16:4-6) “E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue. E ouvi o anjo das águas, que dizia: Justo és tu, ó Senhor, que és, e que eras, e santo és, porque julgaste estas coisas. Visto como derramaram o sangue dos santos e dos profetas, também tu lhes deste o sangue a beber; porque disto são merecedores.”
4. (16:8) “E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.”
5. (16:10) “E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor.”
6. (16:12) E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.
7. (16:19,21) “E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilónia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira.” …
“E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.”
Nota: As pragas expressam a ira santa de Deus contra aqueles que têm a marca da besta (16:2) e sobre o trono da besta (16:10), o que prepara o caminho para a batalha do Armagedom (16:12) e divide a tríplice aliança do espiritismo, catolicismo e protestantismo apóstata (16:13,14, 19). Estas pragas cairão sucessivamente, mas durante um período curto, pois quando cair a quinta praga os homens ainda estarão sofrendo o efeito da primeira (16:2, 11).
 3. Quem escapará das pragas? Apocalipse 15:2, 3. Veja-se também Apocalipse 7:2, 3 e 9:4.
"... os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus.."
Nota: Deus é justo e protegerá os que aceitarem o dom de Sua graça, oferecido com todo o amor (Apocalipse 12:11). Os redimidos de Cristo que aceitaram o selo de Deus e recusaram a marca do anticristo não serão castigados com as sete últimas pragas (Salmo 12:7; Isaías 32:18, 19; Salmo 91:10, 11, 15). Os salvos louvarão ao Senhor por Seu livramento (Apocalipse 15:3-6).
Não Haverá outra Oportunidade para o que agora Recusam a GRAÇA
A Santa Bíblia diz que "aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo" (Hebreus 9:27). Apocalipse 15:7, 8 diz que quando os sete anjos receberam as "sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus", o santuário onde Jesus intercede durante o juízo "se encheu de fumaça, procedente da glória de Deus e do Seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos", o que nos sugere que então haverá passado o tempo de graça e preparação; já não haverá acesso ao trono da graça.
 4. Que solene anúncio Jesus fará no final do juízo investigativo, demonstrando que haverá um momento em que se fechará a porta da graça e Ele virá à Terra como juiz?
"Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:11, 12.
Depois do Milénio, o Lago de Fogo e Enxofre.
Jesus mencionou a São João no Apocalipse, 15 vezes o lago de fogo, a fim de que compreendêssemos que isto constituía uma parte necessária do plano da salvação, para abolir o pecado e preparar um lugar seguro para o remanescente fiel. São Pedro também fala disto ao declarar: "Porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos, e reservar, sob castigo, os injustos para o dia do juízo" (2ª São Pedro 2:9). Quando São Pedro diz que serão castigados no dia do juízo, está destacando que Deus é justo. Não lança ninguém no fogo sem que primeiro haja sido julgado e condenado. Isto coincide com o que diz nosso Senhor Jesus Cristo (São Mateus 13:40-42) e com Apocalipse 20, onde fica claro que o fogo não é agora, mas depois do milénio.
 
 5. Que cairá sobre os seguidores de Satanás quando rodearem a Nova Jerusalém, no final do milénio? E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
" E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou." Apocalipse 20:9
"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” Apocalipse 20:10
Nota: 2ª Pedro 3:10-12 leva-nos a crer que este fogo incendiará toda a Terra.
 6. Para quem, especialmente, está preparado este lago de fogo?
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” Mateus 25:41.
Nota: Assim como o câncer tem de ser eliminado ou de contrário se multiplicará até causar a morte e a destruição, o pecado, que é a transgressão da lei (1ª João 3:4), tem de ser erradicado, do contrário transtornaria o Universo. Se insisto em contaminar-me com o pecado, é lógico que serei destruído com ele. Deus não pode permitir que o pecado contamine o novo reino que Ele estabelecerá, por isso acabará com o pecado, com seu instigador e com os seus adeptos. Apocalipse 20:15 diz que os que não se encontram inscritos no livro da vida serão lançados no lago de fogo.
Fogo Eterno e as suas Consequências.
Quando o Apocalipse fala do fogo eterno, o faz numa linguagem que confunde aqueles que crêem que este durará toda a eternidade. Felizmente, no mesmo livro se explica o que Deus quis dizer, para que não fique dúvida a este respeito. Deus não está a dizer que por 80 anos de pecado alguém terá de arder milhões e milhões de anos na eternidade sem fim, pois quando o Senhor vier, dará "a cada um segundo as suas obras" (Apocalipse 22:12). O sentido é que desse fogo não se poderá escapar, porque é um fogo de consequências eternas (Exemplo: Isaías 47:14).
 7. O que os adeptos do pecado experimentarão no lago de fogo?
" Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8
"PORQUE eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.” … “E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o SENHOR dos Exércitos.” Malaquias 4:1, 3.
Nota: Só os vencedores em Cristo não sofrerão o dano da segunda morte (Apocalipse 2:11). A diferença entre a primeira morte e a segunda é que da segunda não há ressurreição. É a morte eterna. Como diz Ezequiel 28:19 sobre o altivo rei de Tiro, figura de Satanás (que também será lançado no lago de fogo): "jamais subsistirás". Neste dia se cumprirá de forma irreversível a penalidade do pecado, que é a morte (Romanos 6:23). A Bíblia diz: "A alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4).
 
 8. Que partes do ser humano serão lançadas no lago de fogo?
“E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” Mateus 5:30 (cf. 10:28).
Nota: Falando da besta e o falso profeta, diz a Bíblia que serão lançados vivos no lago de fogo (Apocalipse 19:20).
 9. Depois que os adeptos do pecado e Satanás tiverem ardido no lago de fogo de acordo com as suas obras, que ocorrerá com eles e também com a morte, o inferno (sepulcro) e o mesmo fogo? Apocalipse 20:9, 12-14; Ezequiel 28:19.
 
“E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.” Apocalipse 20:9
“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” Apocalipse 20:12
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.” Apocalipse 20:14.
Nota: Um fogo que não se apaga é um fogo que arde enquanto lhe resta uma partícula de combustível. Quando tudo o que pode ser queimado estiver consumido, o fogo desaparece. Isto é o que diz Malaquias 4:1-3, onde é dito que os ímpios arderão como restolho; que não ficaria deles nem raiz nem ramo; e que serão reduzidos a cinzas. Exatamente o mesmo explica. O fogo que cairá sobre o diabo, seus anjos e os adeptos do pecado, arderá sem cessar até que os consuma (20:9); ou seja, até terminar com eles. Por isso se diz que esta é "a segunda morte" (20:14). Terminado o combustível, terminará o fogo. Por isso esse fogo será de consequências eternas, irreversíveis. Será a segunda morte.
O que acontecerá depois?
 10. Segundo Deus mostrou a São João, o que ocorrerá com os fiéis quando o pecado, seu instigador e seus adeptos forem destruídos?
“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
  E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” Apocalipse 21:3-5.
Nota: No nosso próximo estudo veremos como será esta cidade espacial de Deus e o que ocorrerá com a Terra depois que o fogo se houver extinguido. Será emocionante ler a descrição bíblica do novo Éden, reservado para o remanescente fiel.
 
A minha decisão - Havendo descoberto o amor, a misericórdia e a justiça de Deus, decido colocar a minha vida em harmonia com as orientações que nos dá na Sua Palavra a fim de ser cidadão do seu reino eterno.

Sem comentários:

Enviar um comentário