terça-feira, 16 de abril de 2013

Uma Mulher Vestida de Sol


As Sagradas Escrituras representam, através de diversos símbolos, o remanescente fiel de Cristo. Um deles é a Sua esposa (Efésios 5:22, 23). Em Apocalipse 12, uma mulher virtuosa é símbolo da igreja pura, tal como é descrito em Efésios 5:25-27. Mas quando a Santa Bíblia fala da Igreja como instituição, o faz no singular. Porque assim como há um só Senhor, há uma só doutrina verdadeira (Efésios 4:5). Por isso é importante descobrir qual é a igreja verdadeira que tem essa doutrina, e que a respeita e prega. Naturalmente, todos reconhecemos que em cada igreja há pessoas boas e sinceras; Jesus também o sabia. O que chama a atenção nesta época de ecumenismo é descobrir que o Senhor não quer que essas almas sinceras permaneçam em igrejas equivocadas, mas sim propõe que saiam delas e se unam a Sua Igreja verdadeira (São João 10:16 e 17); a que, segundo Suas palavras, não seria a mais numerosa (São Lucas 12:32).
O Método Escolhido por Deus para se Comunicar com o Ser Humano.
1.      Que grande sinal celeste viu São João?
Rª: “E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.” Apocalipse 12:1.
Nota: A mulher pura representa a Igreja verdadeira. O Sol representa a Cristo (Salmo 84:11). A Lua, que reflete a luz do Sol, poderia ser o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento que refletia a obra de Jesus (Hebreus 9:9-12, 23, 24). Aqui estamos frente ao símbolo da Igreja antes e depois da cruz. As doze estrelas da coroa simbolizam os santos apóstolos de Cristo.
2.      Em certo momento da profecia, que acontece com a Igreja? Apocalipse 12:5.
Rª: “E deu à luz um filho homem que há-de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu Filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.”
Nota: O Messias estava prometido à Igreja desde os dias do Antigo Testamento. Por exemplo, foi escrito no século VII A.C.: "Porque um Menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Isaías 9:6). No Salmo 2:7-9 é profetizado que haveria de reger as nações com vara de ferro, assim como é revelado em Apocalipse 19:13-16, que o fará no final.
O Grande Dragão Vermelho.
3.      A quem representa o dragão vermelho de Apocalipse 12?
Rª: O diabo. Apocalipse 12:7-9.
4.      Que tratou de fazer o dragão com o menino Jesus?
Rª: “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.” Apocalipse 12:4.
Nota: Satanás, que arrastou a terça parte das estrelas, ou anjos (Apocalipse 1:20), os quais converteu em demónios, usou a Herodes que governava por conta de Roma, para tentar matar a Jesus tão logo Ele nasceu em Belém (São Mateus 2:1-18). São José e a bem-aventurada virgem Maria foram avisados por um anjo e fugiram para o Egito, cumprindo as profecias do Antigo Testamento (Jeremias 31:15; Oseias 11:1). Satanás planejou destruir a Cristo e a Igreja cristã primitiva por meio de Roma pagã, dos Césares, pelo que este dragão também a representa como instrumento de Satanás. Ajudam-nos a entendê-lo assim, as 7 cabeças (Apocalipse 12:3) que representam os 7 montes (Apocalipse 17:9) onde estava edificada Roma, cidade das 7 colinas. Os 10 chifres (Apocalipse 12:3) são os 10 remos que surgiram da desintegração de Roma pagã (Daniel 7:24, 25), onde também nos diz que, depois do surgimento das nações europeias, apareceria o anticristo.
O Dragão Persegue a Igreja.
5.      Como Satanás não pôde destruir a Jesus enquanto esteve na Terra, que fez contra a Igreja?
Rª: “E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.” Apocalipse 12:13.
6.      Que fez a Igreja quando começou a perseguição?
Rª: “E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.” Apocalipse 12:6.
Nota: Assim como o mar representa multidões (Apocalipse 17:15), o deserto significa lugares despovoados e secretos. Os fiéis de Cristo não podiam se reunir publicamente porque os matavam. Se aplicarmos aos 1.260 dias proféticos o princípio de um dia por ano (Ezequiel 4:6, 7; Números 14:34), estamos frente a um período de 1.260 anos de perseguição que se localizam historicamente desde que entrou em vigência o Edito de Justiniano, no ano de 538, até o ano de 1798, quando por intervenção napoleónica caduca o código de Justiniano. Durante este período existiam muitas igrejas cristãs que funcionavam abertamente como organizações; não obstante, não podemos assinalá-las como verdadeiras porque Deus disse que durante esse período Sua verdadeira Igreja estava sendo mantida em segredo (Apocalipse 12:6, 14).
O Dragão Persegue o Remanescente Fiel.
7.      Quais são as características básicas do remanescente fiel que permanece como descendência da Igreja pura? Apocalipse 12:17.
Rª: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
Ver: Apocalipse 19:10 em que repete uma carateristica do Remanescente Fiel e acrescenta uma terceira.
Texto. “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”
Nota: Você nota que muitas igrejas guardam a maioria dos mandamentos. Mas aqui não diz "a maioria". Deus revela que aqueles que são da descendência da Igreja pura "Guardam os Mandamentos de Deus", ou seja, todos os mandamentos. Desde o momento que Jesus disse que não mudou, nem autorizou mudança alguma, nem sequer um "j" ou um “til” da lei enquanto houver céus e terra (São Mateus 5:17,18), e que, se O amamos devemos guardar os Seus mandamentos, assim como Ele nos deu o exemplo guardando os mandamentos do Pai (São João 14:15; 15:10), não poderíamos demonstrar que realmente temos a fé de Jesus se somos contrários à observância da lei, ou aceitamos a modificação de algum dos mandamentos. Jesus disse: "Por que Me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" (São Lucas 6:46). E São João confirma: "Ora, sabemos que O conhecemos por isto: se guardamos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade" (1ª São João 2:3, 4). Não podemos invocar o amor para desobedecer. "Porque este é o amor de Deus, que guardemos os Seus mandamentos; ora, os Seus mandamentos não são penosos" (1ª São João 5:3).
Quando foi a última vez que leu serena e detidamente os Dez Mandamentos com o desejo de obedecer a tudo o que dizem? Estão em Êxodo 20:3-17.
É provável que descubra, pesaroso, que a maioria dos cristãos não está respeitando o segundo mandamento (Êxodo 20:4-6) eliminado da Lei que aparece nos catecismos. Ou, talvez, veja com pena que as igrejas não estão respeitando o dia de repouso que Deus santificou, o santo sábado (Êxodo 20:8-11). Mas, ao mesmo tempo, terá a comovedora emoção de descobrir qual é a Igreja verdadeira; esse remanescente fiel que resta na Igreja de Cristo. Não há como equivocar-se. O Apocalipse diz que são cristãos (têm a fé de Jesus) os que "guardam os mandamentos de Deus" (Apocalipse 14:12). Por isso é que Satanás desata intransigência e perseguição contra eles (Apocalipse 12:17).
8.      Qual é o segredo da vitória do remanescente que guarda os mandamentos de Deus e tem o dom de profecia?
Rª: “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.” Apocalipse 12:11.
A Identificação da Igreja de Deus.
 9. Resumindo o que foi investigado nos últimos estudos e neste, quais são as características principais da verdadeira Igreja de Cristo do tempo do fim (remanescente fiel)?
1. Surgiria como organização depois da era do deserto, ou seja, depois de 1798 (Apocalipse 12:6, 14).
2. Surgiria do movimento de 1844 (Daniel 8:12-14).
3. Surgiria como resultado do desapontamento de 1844 predito em Apocalipse 10, assim como a Igreja primitiva surgiu do desapontamento da cruz (Apocalipse 10).
4. Manteria as verdades apostólicas como estão na Bíblia porque teria a "fé de Jesus" (Apocalipse 14:12).
5. Guardaria os mandamentos de Deus, inclusive o quarto, que ordena repousar no sábado (Apocalipse 12:17; 14:12; Êxodo 20:3-17).
6. Teria o Espírito de Profecia (Apocalipse 12:17; 19:10).
7. Pregaria as três mensagens angélicas do tempo do fim (Apocalipse 14:6-12).
8. Seria um movimento mundial, pregando a toda nação, tribo, língua e povo (Apocalipse 10:11).
9. Ensinaria que a salvação é conseguida somente pela fé em Cristo Jesus, pois pregaria o Evangelho eterno (Apocalipse 14:6; 1:5).
Nota: Apesar do profundo respeito que merecem as pessoas sinceras que existem em todos os grupos religiosos, temos que reconhecer que a única Igreja que cumpre estes nove pontos básicos é a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
 
 10. Qual é a vontade de nosso Senhor Jesus Cristo e qual o conselho de São Pedro para aqueles que neste momento não são membros da Igreja verdadeira? São João 10:16; Atos 2:37, 38.
 
"Ainda tenho outras ovelhas, deste; a Mim Me convém ..."
"... e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados…"
"...O Deus de nossos pais de antemão te escolheu para conheceres a Sua vontade, ver o Justo e ouvir a voz da Sua própria boca, porque terás de ser Sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido. E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome d´Ele." (Atos 22:14-16).
 
A MINHA DECISÃO - Meu Senhor Jesus: Se Tu estiveste disposto a deixar Teu lugar no Céu, a destra do Pai, para vir salvar-me, eu estou disposto a seguir-Te sob qualquer circunstância. Hoje decido ser parte de Teu remanescente fiel.

Sem comentários:

Enviar um comentário