domingo, 12 de maio de 2013

Por que Razão a Maioria Guarda o Domingo?


Centenas de versículos nas Sagradas Escrituras ordenam a santificação do sábado. Muitos cristãos que respeitam o domingo já quiseram ter a satisfação de ler na sua Bíblia alguma declaração que dissesse "santificarás o domingo", porém não a encontraram. Ocorre então a pergunta: Será que este versículo não existe? O domingo constitui uma ordenança bíblica ou é somente o resultado de uma tradição? Qual o dia de Guarda, Sábado ou Domingo?
Uma das grandes profecias do Apocalipse trata da observância do domingo, mas não estabelece a sua santidade; ao contrário, reafirma a observância do sábado. Esta profecia, porém, será analisada em estudo posterior.
Existem, no entanto, oito versículos do Novo Testamento em que se menciona o domingo (cujo nome bíblico é primeiro dia da semana) e em um destes se faz referência a ele sem o mencionar. Vamos analisá-los um a um a fim de vermos em qual deles se ordena a observância do domingo.
 
ANÁLISE DOS OITO VERSÍCULOS
 1. Analisemos de todos os versículos do Novo Testamento em que se menciona o primeiro dia da semana, agora em consciência e perante Deus pensemos se há uma ordem expressa da parte de Deus de observar o DOMINGO.
Marcos 16:1, 2  No dia de repouso não se fazem compras, e ali diz "compraram aromas..." Além disto, se diz que o domingo é o dia seguinte ao dia de repouso.
 
Lucas 24:1 São Lucas disse que investigou diligentemente todas as coisas para que conhecêssemos bem as verdades (Lucas 1:1-4; Atos 1:1-3). Mas não disse que o domingo era santo; pelo contrário. Em Lucas 23:54-56 se diz que o dia de repouso no Novo Testamento era o sábado (e isto foi escrito cerca do ano 63 AD, 32 anos depois da ascensão de Jesus). 
João 20:1   
João 20:19, 26 O objetivo pelo qual estavam juntos não era religioso. Diz ali que estavam trancados por medo dos judeus. Não estavam comemorando a ressurreição, pois não criam que Jesus havia ressuscitado (ver as duas passagens paralelas, São Marcos 16:11-14 e São Lucas 24:36-43). Para comemorar a ressurreição, Jesus estabeleceu o batismo por imersão (Romanos 6:3-6). 
Atos 20:7 Razão da reunião: "Paulo que devia seguir de viagem no dia imediato."
1 Coríntios 16:2 Não fala de reuniões religiosas, mas de algo para fazer em casa. Dá a impressão de estar dizendo que, ao fazer o plano de gastos da semana, separem uma quantia e a guardem para quando São Paulo chegar à cidade. A coleta da qual vem falando desde o verso 1 se refere a uma ajuda aos irmãos da Judeia devido à grande fome mencionada em Atos 11:28-30. 
Sendo que não existe um só versículo que ordene guardar o domingo como dia santo de repouso, torna-se evidente que este é guardado exclusivamente por tradição, ao passo que centenas de versículos mandam observar o sábado. O decreto mais antigo, obrigando a guardar o domingo é pagão. Foi assinado por Constantino no dia 7 de março do ano 321.
2. Podiam os cristãos mudar a observância do sábado para o domingo?
Rª: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17, 18. (Estas são palavras de Jesus e Ele afirma: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas”).
Nota: Jesus disse: “…nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”
 3. Aprova Deus que se deixe de guardar um dos Seus mandamentos a fim de substituí-lo por uma tradição?
Rª: “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?” Mateus 15:3.
Nota. “E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.” Marcos 7:6, 7.
4. Segundo o Apocalipse, qual é a característica dos verdadeiros cristãos?
Rª: “Aqui está a paciência “ou perseverança” dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.
O DIA DE REPOUSO NO NOVO TESTAMENTO
5. De que dia fala São João no Apocalipse?
Rª: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.” Apocalipse 1:10.
Notas: Ora aqui está o grande argumento ´teológico´ dos que guardam o domingo “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor”.
Ora em Gr. kuriakê hêméra. Alguns intérpretes relacionam esta frase com os textos do A.T., Joel 2:11,21; Sof. 1:14; Mal. 4:5; cf. Atos 2:20, referindo “o dia de Jeová”. Não nos parece que seja o caso. Parece-nos mais razoável que se trate do dia de Génesis 2:1-3.
Os pagãos contemporâneos a João tinham o "dia do senhor deus o Sol" (o domingo). Porém os cristãos não adoravam o Sol, nem tão pouco ao imperador. (Ex.: I Coríntios 8:5, 6). Por isto é que São João foi exilado para a ilha de Patmos, sofrendo perseguição religiosa (Apocalipse 1:9). Esta é uma poderosa evidência de que São João não concordaria em render homenagem ao Sol nem observaria um dia de culto pagão. Para os cristãos o dia do Senhor é aquele que Jesus proclamou como Seu dia.
6. De acordo com Jesus, qual é o dia do Senhor no Novo Testamento?
Rª:  “Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” São Marcos 2:28.
Nota: A evidência mostra que o único dia do Senhor, diga-se, no sentido de observância é o sábado “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deu…” Êxodo 20:10. Logo se o “sábado é do Senhor” deduz-se que o “dia do Senhor é o Sábado”.
7. Qual é o dia de repouso do Novo Testamento?
Rª: “E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.” Mateus 28:1.
Nota: É o dia anterior ao primeiro dia da semana. Portanto, é o sábado. “E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56.
 8. Na cidade de Corinto, São Paulo trabalhou durante um ano e meio fazendo tendas ( Atos 18:1-3, 11 ). O fato de que se dedicasse a uma atividade não religiosa durante este tempo prolongado, nos ajuda a descobrir o dia em que repousava. Que dia reservava São Paulo para as atividades religiosas? Atos 18:3,4.
Nota: Durante um ano e meio São Paulo trabalhou fazendo tendas, porém estes 78 sábados dedicou-os à religião. O fato de que aos sábados pregava aos gregos demonstra que não o fazia para contentar aos judeus, mas sim porque este era o dia de repouso, o dia do Senhor dedicado à religião. Todo o livro de Atos testifica que São Paulo guardava o sábado. Por exemplo: Atos 13:42, 44; 16:13. Seu costume era dedicar o sábado à religião (Exemplo: Atos 17:2).
9. Até quando continuará sendo guardado o sábado?
Rª: “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei-de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há-de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.” Isaías 66:22, 23.
Nota 1: Falando dos novos Céus e da nova Terra, diz o verso: "... E será que de uma Lua nova à outra e de um sábado até ao outro, virá  a adorar perante Mim, diz o Senhor."
Nota 2: Assim como para o homem não houve um só sábado que não devesse ser guardado (pois foi estabelecido como dia de repouso no primeiro sábado da Terra, Génesis 2:1-3), jamais haverá um só sábado que não seja para se guardar. Estes versículos de Isaías dizem que na Terra nova, a cada sábado, todos os remidos irão adorar a Deus. O sábado será tão eterno como a eternidade.
10. Qual deve ser a razão para se guardar o sábado?
Rª: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” São João 14:15.
Nota: condicional “se”, este se acompanha cada homem e cada mulher. Não só os judeus. O sábado foi dado antes de haver judeus.
Senhor, eu te amo, porque me amaste primeiro. Como prova de meu amor e entrega a Ti, decido guardar Teu Santo Sábado. Dá me força para fazê-lo. Esta foi a minha linda e preciosa decisão em Jesus. E a sua?

Sem comentários:

Enviar um comentário