sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Revelações do Apocalipse - Porque a maioria guarda o Domingo?

Assuntos deste estudo: Dia do Senhor; Sábado ou Domingo? Qual o verdadeiro dia de guarda Bíblico? 
Centenas de versículos nas Sagradas Escrituras ordenam a santificação do sábado. Muitos cristãos que respeitam o domingo já quiseram ter a satisfação de ler na sua Bíblia alguma declaração que dissesse "santificarás o domingo", porém não a encontraram. Ocorre-lhes então a pergunta: Será que este versículo não existe? O domingo constitui uma ordenança bíblica ou é somente uma tradição? Qual o dia de Guarda, Sábado ou Domingo? 
Existem, no entanto, oito versículos do Novo Testamento em que se menciona o domingo (cujo nome bíblico é primeiro dia da semana) e em um destes se faz referência a ele sem mencioná-lo. Vamos analisá-los um a um a fim de vermos em qual deles se ordena a observância do domingo. 
ANÁLISE DOS OITO VERSÍCULOS 
 1. Analisemos todos os versículos do Novo Testamento em que se menciona o primeiro dia da semana.
a) Diz são Mateus 28:1 que se deve observar o domingo? (confira na sua Bíblia)
b) Diz são Marcos 16:1, 2  que se deve observar o domingo?
O que diz? “compraram aromas…” ou seja, diz que ao domingo “compraram aromas” e que o dia a seguir ao dia de repouso (sábado) é o domingo!
c) E São Marcos 16:9?  
e) Vamos ver  São Lucas 24:1  São Lucas disse que investigou diligentemente todas as coisas para que conhecêssemos bem as verdades ( São Lucas 1:1-4; Atos 1:1-3 ). Mas não disse que o domingo era santo; pelo contrário. Em São Lucas 23:54-56 diz que o dia de repouso no Novo Testamento era o sábado (e isto foi escrito cerca do ano 63 AD, 32 anos depois da ascensão de Jesus). 
f) Talvez o evangelho de São João 20:1 “E NO primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.”  Também não diz nada sobre o domingo como dia de guarda. Talvez São João 20:19, 26  O objetivo pelo qual estavam juntos não era religioso. Diz ali que estavam trancados por medo dos judeus. Não estavam a comemorar a ressurreição, pois não criam que Jesus tivesse ressuscitado (ver as duas passagens paralelas, São Marcos 16:11-14 e São Lucas 24:36-43 ). Para comemorar a ressurreição, Jesus estabeleceu o batismo por imersão ( Romanos 6:3-6 ). 
 h) Quando se faz uma pesquisa bíblica é bom não desistir, vamos ver Atos 20:7. A  razão da reunião: "Paulo que devia seguir de viagem no dia imediato."
i)  1 Coríntios 16:2  Não fala de reuniões religiosas, mas de algo para fazer em casa. Dá a impressão de estar a dizer que, ao fazer o plano de gastos da semana, separem uma quantia e a guardem para quando São Paulo chegar à cidade. A coleta da qual se fala desde o verso 1 refere uma ajuda aos irmãos da Judeia devido à grande fome mencionada em Atos 11:28-30. 
Sendo que não existe um só versículo que ordene guardar o domingo como dia santo de repouso, torna-se evidente que este é guardado exclusivamente por tradição, ao passo que centenas de versículos mandam
observar o sábado. O decreto mais antigo, obrigando a guardar o domingo é pagão. Foi assinado por Constantino no dia 7 de março do ano 321. 
 2. Podiam os cristãos mudar a observância do sábado para o domingo?
Rª: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” São Mateus 5:17, 18.  
Nota: Jesus disse: “... Nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”
 3. Aprova Deus que se deixe de guardar um de Seus mandamentos a fim de substituí-lo por uma tradição?
Rª: “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?” São Mateus 15:3 (ver Marcos 7:6,7). Jesus repreende os judeus por ensinarem tradições de homens. O mesmo faz Ele hoje.
 4. Segundo o Apocalipse, qual é a característica dos verdadeiros cristãos?
Rª: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.  
Nota: “Aqui está (no céu) a paciência/perseverança dos santos”. Quem é que vai estar no Céu? O texto diz: “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” É isso que a sua igreja ensina? Cuidado!
O DIA DE REPOUSO NO NOVO TESTAMENTO 
 5. De que dia fala São João no Apocalipse?
Rª: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.” Apocalipse 1:10.  
Nota: Os pagãos contemporâneos de São João tinham o "dia do senhor deus o Sol" (o domingo). Porém os cristãos não adoravam o Sol, nem tão pouco ao imperador. (Ex.: I Coríntios 8:5, 6). Por isto é que São João foi exilado para a ilha de Patmos, sofrendo perseguição religiosa (Apocalipse 1:9). Esta é uma poderosa evidência de que São João não concordaria em render homenagem ao Sol nem observaria um dia de culto pagão. Para os cristãos o dia do Senhor é aquele que Jesus proclamou como Seu dia. 
 6. De acordo com Jesus, qual é o dia do Senhor no Novo Testamento?
Rª: “Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” São Marcos 2:28.  
Nota: "... O Filho do homem [Jesus] é Senhor do sábado.” Você acha que é senhor do domingo? Pensa pelo fato da sua igreja dizer que o domingo é o dia em que Jesus ressuscitou, lhe dá autoridade para observar o domingo? Não, está a contradizer Jesus que “é o Senhor do sábado”.
 7. Qual é o dia de repouso do Novo Testamento?
Rª: “E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” São Lucas 23:56 leia também são Mateus 28:1.
Nota: apelo, antes o Espírito Santo apela à sua consciência e coração para dizer qual o verdadeiro dia de Deus? Qual é? Não se desculpe com a tradição, nem com o dia que os seus pais e parentes guardavam ou guardam, você tem de dar uma resposta a Deus.
 8. Na cidade de Corinto, São Paulo trabalhou durante um ano e meio fazendo tendas (Atos 18:1-3, 11). O fato de que se dedicasse a uma atividade não religiosa durante este tempo prolongado, nos ajuda a descobrir o dia em que repousava. Que dia reservava São Paulo para as atividades religiosas?
Rª: “E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.” Atos 18:3,4.  
"... E  os  discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus, como gregos." 
Nota: Durante um ano e meio São Paulo trabalhou fazendo tendas, porém estes 78 sábados dedicou-os à religião. O fato de que aos sábados pregava aos gregos demonstra que não o fazia para contentar aos judeus, mas sim porque este era o dia de repouso, o dia do Senhor dedicado à religião. Todo o livro de Atos testifica que São Paulo guardava o sábado. Por exemplo: Atos 13:42, 44; 16:13. Seu costume era dedicar o sábado à religião (Exemplo: Atos 17:2). 
 9. Até quando continuará sendo guardado o sábado? Isaías 66:22, 23.  
Rª: Falando dos novos Céus e da nova Terra, diz o verso: "Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.”
Nota: Assim como para o homem não houve um só sábado que não devesse ser guardado (pois foi estabelecido como dia de repouso no primeiro sábado da Terra, Génesis 2:1-3), jamais haverá um só sábado que não seja para se guardar. Estes versículos de Isaías dizem que na Terra nova, a cada sábado, todos os remidos irão adorar a Deus. O sábado será tão eterno como a eternidade.  Estudei a Palavra de Deus com um homem que não queria reconhecer o sábado como dia do Senhor. Um dia ele disse: “…por minha vontade eu rasgava esse texto de Isaías 66:23.” Tive ocasião de lhe responder: “Você pode fazer isso, mas pode crer que Deus não permitirá que entre na Nova Terra.” O tempo passou e um dia ele me surpreendeu ao afirmar: “Eu quero estar na Nova Terra pela graça de Jesus e aceito o santo dia do Senhor.” Fiquei muito feliz.
10. Qual deve ser a razão para se guardar o sábado?
Rª: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” São João 14:15. 
Apelo – Não tenho dúvida que você ama o Senhor Jesus e também não tenho dúvida que sabe o que deve fazer. Amem!
José Carlos Costa, pastor

Sem comentários:

Enviar um comentário