domingo, 14 de julho de 2013

Chegou a Hora do Seu Juízo

1. Qual é a solene mensagem proclamada pelo anjo que tinha o Evangelho eterno? Apocalipse 14:7.  
"Temei a Deus e dai-Lhe glória. Pois é; e adorai Aquele que fez o céu e a Terra, e o mar e as fontes das águas." 
Nota: Esta mensagem tem a ver com dois acontecimentos relacionados entre si: um que ocorre no Céu e outro na Terra. O juízo mencionado aqui ocorre no santuário celestial, pois ao concluir sai do templo de Deus um anjo com uma foice para ceifar ( Apocalipse 14:14-16 ). Este acontecimento já aparecia profetizado na purificação do santuário terrestre. O outro acontecimento deveria ocorrer na Terra onde havia um chamado para adorar Aquele que fez os céus e a Terra nos termos do mandamento que ordena respeitar o sábado como dia de repouso ( Êxodo 20:8-11 ). A restauração da adoração a Deus como Criador por meio do respeito ao santo sábado seria proclamada quando chegasse a hora do juízo. 
Há uma profecia do Antigo Testamento referente aos dois acontecimentos e que assinala quando será a hora do juízo. Um estudo da purificação do santuário do Antigo Testamento nos permitirá compreender melhor a profecia do juízo investigativo que ocorrerá no santuário celestial. 
JULGAMENTO NO SANTUÁRIO 
No estudo anterior vimos que no santuário terrestre se realizavam três classes de ofertas ou sacrifícios: 
1.1 O contínuo (Ex.: Êxodo 29:38-42), que era para benefício do povo, assim como Cristo morreu por todos (II Coríntios 5:15 ); 
1.2 Ofertas individuais diversas que, quando eram para a remissão de pecados, deviam ser com derramamento de sangue (Hebreus 9:22; Ex.: Levítico 1:2-4 ), símbolo da aceitação pessoal de Cristo ( São João 3:16 ). 
1.3 O dia da expiação (Ex.: Levítico 16:27-30, 34).
Também vimos que os sacrifícios se agrupavam em dois serviços: a)Serviço diário realizado no átrio e b) no lugar santo cada dia do ano ( Hebreus 9:6 ) 

1.4 Serviço anual, realizado no lugar santíssimo somente um dia no ano, ao final do ano litúrgico (Hebreus 9:7), no dia da expiação, que era símbolo do juízo e da erradicação do pecado.
 2. Como fazia o pecador do Antigo Testamento para coseguir o perdão de seus pecados? Levítico 4:27-30.  
2.1. "... Trará por sua oferta uma sem defeito," (Nota: noutros versículos fala-se de outros animais, sempre sem defeitos, símbolo de Cristo.) 
2.2. "E porá a mão sobre a da oferta pelo pecado e a..." (Nota: Símbolo da transferência de nossos pecados para o "Cordeiro de Deus", Cristo, causando-Lhe a morte.) 
2.3. "Então o sacerdote... o sangue da oferta, e o porá sobre  do altar..." (Nota: Ali ficavam registrados como pecados perdoados.) 
Nota: Esses ritos eram símbolos que não tinham valor em si mesmos. O sangue de Cristo, representado pelo dos animais, é o único que tem poder redentor ( Hebreus 9:9-14 ). 
3. Que evidência bíblica nos permite entender que esses pecados perdoados ficavam registrados no santuário e o contaminavam? Jeremias 17:1.  
“O PECADO de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos vossos altares.”
Nota: Ellen White (Patriarcas e Profetas, págs. 366, 367) diz que quando o sacerdote aspergia o sangue, simbolicamente o pecado era transferido para o santuário. O pecador era perdoado de sua maldade mas ficava um sangrento registro no santuário. Essa cerimónia ajuda a compreender por que no Apocalipse e em outras partes da Santa Bíblia se fala dos livros de registro no Céu (Ex.: Apocalipse 3:5; 20:12, 15; Malaquias 3:16, 17; Hebreus 13:12). 
4. Depois do acúmulo dos pecados dos penitentes durante um ano, que se fazia no dia da expiação (10º dia do 7º mês)? Levítico 16:29-34.  
“Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR. …E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas; …Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.”
Nota: Levítico 16:1-28 descreve as cerimónias que se realizavam no dia em que o santuário era purificado. Com esta cerimónia o santuário era purificado do registro dos pecados dos arrependidos que haviam confessado sua culpa, dos sacerdotes oficiantes que comiam a carne e o altar onde o sangue era derramado e aspergido. A purificação do santuário era realizada com o sangue do bode "para o Senhor" (Levítico 16:9, 15, 16, 20, 21), símbolo do sangue de Jesus (Hebreus 7:27; 9:23-26). 
5. Que sentença recaía sobre aqueles que nesse dia não estavam com as vidas acertadas com Deus, símbolo de juízo? Levítico 23:27-29.  
"Porque toda alma, que nesse dia se não afligir, será do se  ."  (ver texto bíblico)
Nota: Com essa cerimónia, encerrava-se o ciclo religioso do ano, símbolo do fim dos tempos. Cremos que o juízo apresentado aqui é aquele ao qual se refere o Novo Testamento, como por exemplo: I São Pedro 4:17 , onde se fala do juízo da Casa de Deus em harmonia com Levítico 16:34 . Este juízo de investigação precede a segunda vinda de Cristo. 
6. Que declaração do Novo Testamento demonstra que essa cerimónia era símbolo de um juízo investigativo que haveria de realizar-se no Céu? Hebreus 9:24-28.  
24  Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
25  Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
26  De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
27  E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
28  Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
JUÍZO INVESTIGATIVO NO CÉU 
Primeira Fase do Juízo: Precede a Segunda Vinda 
7. Que se realizaria no Céu justamente antes de vir Jesus? Daniel 7:9, 10.  
Daniel viu que "foram postos uns e o de Se assentou". (Depois de descrever o Senhor, diz:) "assentou-se o, e se abriram-se os livros." 
Nota: Esta fase investigativa do juízo diz respeito ao povo de Deus, começando pelos primeiros habitantes da Terra até os que estiverem vivos ao vir o Senhor. Serão julgadas as obras, sejam boas ou más (Eclesiastes 12:14), na base da lei de Deus (Tiago 2:12 ), de acordo ao que está registrado nos livros do Céu ( Apocalipse 21:12 ). O acusador é Satanás (Apocalipse 12:10; Zacarias 3:1, 2). Cristo, nosso advogado, que perdoa a todo aquele que O aceita como Salvador, apaga o pecado dos registros do Céu. I São João 1:7, 9 diz que o sangue de Jesus perdoa e limpa ou purifica. Ele promete em Apocalipse 3:5 não apagar do livro da vida o nome dos vencedores. Note que o juízo ocorre no Céu (Daniel 7:13), na época em que o profeta está impressionado com a obra que o anticristo esta fazendo na Terra (Daniel 7:8-10). No final do juízo investigativo, estará decidida a sorte de todo ser vivente e Cristo virá em seguida. (Apocalipse 22:11,12) 
Segunda Fase do Juízo: Durante os Mil Anos 
8. Quem são os que serão julgados na segunda fase do juízo final? Apocalipse 20:4-7, 11, 12, 15.  
"E se alguém não foi achado inscrito no livro da vida esse foi lançado para dentro do lago de fogo." 
Nota: Esta fase do juízo abrange aquele que não se achou inscrito no livro da vida (Apocalipse 20:15). Será realizado pelo Senhor junto com os redimidos durante o milénio (Apocalipse 20:4; I Coríntios 6:2, 3). Este juízo é para benefício dos santos que glorificaram a Deus ao comprovar a justiça de Deus expressa nos Seus juízos. 
Terceira Fase do Juízo: No Final dos Mil Anos 
9. Como era ilustrada, no serviço do dia da expiação, a erradicação final do pecado? Levítico 16:10, 20-22.  
Nota: Toda a expiação salvadora era provida pelo bode "para o Senhor". Como diz Isaías 53:6 : "O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos." (Ver I São João 2:12; 4:10.) Agora entra em cena o outro bode por Azazel, o qual não é sacrificado. Este não salva ninguém, pois "sem derramamento de sangue não há remissão de pecados" (Hebreus 9:22). Este não morre em substituição a ninguém, mas representa o verdadeiro culpado dos pecados que já haviam sido perdoados e expiados por Cristo, o qual finalmente purifica o santuário, eliminando dele toda a mancha: a mancha do pecado, a mancha das calúnias contra o caráter de Deus. A mancha já não pode mais ficar sobre Cristo, porque Ele "aparecerá segunda vez, sem pecado à vista dos redimidos" (Hebreus 9:28). Esse bode Azazel, abandonado à sua própria sorte e destruição, representa a Satanás (primeiro no milénio e depois em sua destruição final), quando toda mancha de rebelião e pecado será definitivamente extirpada. 
10. Como descreve o Apocalipse a maneira como se cumprirá a última parte do juízo profetizado no simbolismo do santuário? Apocalipse 14:17-20; 20:11-15.  
Nota: Esta é a fase executiva do juízo. Assim como em Apocalipse 14:15, 16, no fim do juízo investigativo sai do santuário o anjo com a ordem de ceifar a messe (juntar os fiéis redimidos), nos versículos 17 a 20 sai do templo a ordem de completar a purificação pela erradicação do pecado (e dos pecadores rebeldes) para sempre. As uvas são lançadas no lagar da cólera de Deus, e o diabo, seus anjos e os seus adeptos são destruídos no lago de fogo, que é a segunda morte (Apocalipse 20:14). A promessa é que o mal não se levantará novamente (Naum 1:9; Apocalipse 21:1-6). 
MINHA DECISÃO - Sendo que o meu nome será considerado no juízo final, rogo a Jesus, meu advogado e defensor, que me defenda e cubra com os méritos do seu sangue e que me ajude a ser fiel súbdito de seu novo reino.

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