sábado, 24 de agosto de 2013

O REMETENTE DO LIVRO DE APOCALIPSE 1

1. Uma saudação de encorajamento e não de medo – Apocalipse 1: 4
• Graça e Paz não é uma palavra de medo, mas de doçura, de encorajamento a uma igreja que passa pelo vale do martírio.

2. A Graça e a Paz são enviadas à Igreja pela Trindade - v. 4-5
• O Deus Pai, o Deus Espírito e o Deus Filho estão no completo controlo da história e num tempo de sombras e provas, eles enviam à igreja a sua graça e a sua paz.

3. Como a igreja deve ver o seu Noivo? – v. 5
a) Como a Fiel Testemunha - Jesus foi fiel durante todo o seu ministério. Nunca deixou de testemunhar sobre o Pai, mesmo na hora do sofrimento e da morte. "Eu vim para fazer a vontade do Meu Pai.".
b) Primogénito dos Mortos - Jesus foi o primeiro a ressuscitar em glória. Ele está vivo para sempre. Ele é o primogénito porque é o primeiro da fila e nós vamos logo atrás. Jesus matou a morte. Ele venceu o nosso último inimigo. Uma igreja que está a enfrentar o martírio precisa saber que o seu Deus vencer o poder da morte. A noiva do Cordeiro não tem mais a morte à sua frente, mas atrás de si.
c) O Soberano dos Reis da Terra - A igreja precisa ver Jesus como o presidente dos presidentes, diante de quem todos os poderosos se dobrarão. Jesus está acima de Roma, dos imperadores. Ele está acima dos impérios, das nações soberbas, dos reis da terra, dos presidentes que ostentam o seu poder.

4. Como a igreja deve posicionar-se diante do seu Noivo? – v. 5-6
• Quando João vê a glória do Noivo, ele prorrompe numa doxologia suprema, diante da suprema glória de Cristo. Ele encanta-se com o Cristo que lhe é revelado. O seu coração se derrama em adoração.
• Por que a igreja deve adorar o seu Noivo?
a) Porque ele nos ama - O verbo está no presente. O amor de Cristo é algo que permanece. Ele nos amou, ainda nos ama e nos amará até ao fim.
b) Ele nos libertou dos nossos pecados - Fala de um ato de redenção concluído (5:9). A versão King James diz que ele nos lavou. Ele quebrou as amarras do pecado e nos limpa. O que é maravilhoso é que ele nos amou quando estávamos sujos e perdidos e depois nos libertou.

c) Nos constituiu reis e sacerdotes – A igreja não foi amada e libertada para nada. O alvo do amor é constituir reis e sacerdotes para Deus. Ele nos ama e nos levanta da lama e depois nos coloca a coroa e a mitra. Já estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais (pela fé), mas haveremos de ser co-regentes com Ele, pois reinaremos com ele. Somos um reino não apenas porque Cristo reina sobre nós, mas porque participamos do seu reinado. A mitra do sumo sacerdote tinha uma placa de ouro "Santidade ao Senhor’. Temos livre acesso a Ele, pois somos uma raça de sacerdotes reais.

Sem comentários:

Enviar um comentário