quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Apocalipse Revela o Grande Traidor

Seria difícil negar a realidade de um conflito entre os poderes antagónicos no nosso planeta. Por um lado, o amor de Deus, belamente descrito por E. G. White, ao dizer: "'Deus é amor' (1ª João 4:8), está escrito sobre cada botão que desabrocha, sobre cada haste de erva que brota. Os amáveis passarinhos, a encher de música o ar, comos os  seus alegres trinos; as flores de delicados matizes, em sua perfeição, impregnando os ares de perfume; as altaneiras árvores da floresta, com a sua luxuriante ramagem de um verde vivo - todos testificam da terna e paternal solicitude de nosso Deus, e do Seu desejo de tornar felizes os Seus filhos." - Caminho Para Cristo, pág. 10.

Por outro lado, temos injustiças, dor, crimes e calamidades de toda índole, que nos falam da realidade do mal, instigado e implantado no Planeta Terra pelo inimigo de Deus, Satanás, que com aterradora sanha homicida, fomenta a rebelião contra o Autor de todo o bem.

Embora nos custe aceitá-lo, o homem está integrado nesse conflito que tomou dimensões cósmicas. Criado
com o desejo de adorar a Deus, o ser humano é submetido a contínuas tentações destinadas a perverter essa tendência, para o desviar de Deus com substitutos pecaminosos pelos quais Satanás demanda adoração. Por isso não se surpreenda ao saber que muitos estão a oferecer homenagem a Satanás inocentemente: Compreenda isso o que se passa por detrás dos bastidores no grande conflito entre Cristo e o anticristo, decifrar as suas artimanhas e orientar-se segundo a vontade de Deus é, ou devia ser a grande pesquisa de todo o ser humano.

Vamos começar este estudo:

1.      Satanás é mencionado 55 vezes no livro de Apocalipse. Quais são alguns dos nomes que o identificam?
Rª: “7  E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8  Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9  E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
10  E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” Apocalipse 12:7-10.
Enumere os cinco nomes que aparecem nestas passagens.
Vamos dar uma ajuda sublinhando a vermelho 4, será que consegue descobrir a quinta?

Nota: No livro de Ezequiel, Satanás é apresentado sob o símbolo do perverso rei de Tiro. Ali é mencionado que ele foi criado perfeito (Ezequiel 28:15), o que nos ajuda a entender que Deus não criou o diabo perverso, como o é na atualidade.

Nos versículos seguintes, descreve-se um processo de como ele se corrompeu a ele mesmo: de esse ser perfeito, Lúcifer, em diabo (anjo mau) sublevado contra Deus. A vaidade, o orgulho e a ambição foram os passos degradantes que o levaram ao pecado (Ezequiel 28:16, 17), e fizeram dele o pai e iniciador do erro, da mentira e do pecado (São João 8:44).

Outro aspecto importante que se destaca em Isaías 14:12-14, sob o símbolo do rei de Babilónia, foi sua intenção de ser semelhante a Deus, estabelecendo seu trono ali onde está o trono do Altíssimo. Ali começa a rebelião cósmica cujo grande conflito é revelado no Apocalipse.

2.      A quem arrastou Satanás em sua rebelião contra Deus?
Rª: “7  E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8  Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9  E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:7-9

3.      Quantos anjos caíram com Satanás?
Rª: “3  E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
4  E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.” Apocalipse 12:3, 4
Nota: "Estrelas" aqui significa anjos (Apocalipse 1:20). Existe um antecedente que nos permite dar dita interpretação a este símbolo apocalíptico. Jó, utilizando o estilo antigo da poesia hebraica de repetir a ideia a fim de ampliar o seu sentido, declarou que "... as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus"
(Jó 38:7). Em Judas 6, é dito que Deus tem guardado a esses anjos de indigna rebelião para o dia do juízo, o que confirma o fato de que foram expulsos do Céu com Satanás.

O CONFLITO SE TRASLADA PARA O PLANETA TERRA
4.      Usando a serpente como instrumento, que estratégia utilizou Satanás para envolver o ser humano no grande conflito?
Rª: “3  Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” II Coríntios 11:3
Nota: Por usurpação, Satanás se constituiu o príncipe deste mundo (João 14:30), e os seres humanos, ao pecar, cederam aos seus argumentos tornando-se cativos (Romanos 6:16; II Timóteo 2:26), a quem reclama ele como propriedade (I João 3:8). Cristo põe ao alcance de cada filho Seu, armas para vencer os enganos de Satanás.

Ex.: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

5.      Por que sabemos que a batalha contra o mal, e seu originador, não está perdida?
R: “8  Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” I João 3:8.
Ver o que assinalamos a vermelho.

REVELADA A ESTRATÉGIA DE SATANÁS
6.      Quais são os dois dos enganos mais sutis de Satanás, dos quais deveríamos acautelar-nos?
Rª: “14  E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15  Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” II Coríntios 11:14, 15.
Nota: Fica evidente que poucas vezes Satanás se apresentará abertamente. A sua estratégia mais bem-sucedida consiste em cobrir-se com um manto de piedade, inclusive milagrosa. Devemos cuidar-nos para que não tenha vantagem sobre nós. (Ver II Coríntios 2:11.)

7.      Pode Satanás fazer realmente milagres, ou só aparenta que os faz?
Rª1: “13  E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.
14 Porque são espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 16:13, 14;
Rª2: “9 A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira.” II Tessalonicenses 2:9.

8.      Satanás tem obtido êxito ao tratar de enganar por meio de seus milagres?
Rª1: “24  Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24:24
Rª2: “21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23  E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”
Mateus 7:21-23
Nota: Satanás é tão sutil nos seus enganos que inclusive é capaz de citar as Santas Escrituras, isolando-as do seu contexto, como fez com Cristo nas tentações do deserto. Porém ali Jesus demonstrou que o correto uso das Escrituras é a arma que nos dará a vitória. Já no Antigo Testamento Deus dizia: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva" (Isaías 8:20).

9.      Contra quem está Satanás especialmente enfurecido nestes últimos tempos?
 Rª: “17  E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17;

O SEGREDO INFALÍVEL PARA VENCER
10.  De acordo com a revelação do Apocalipse, como podem os seres humanos vencer a Satanás?
Rª: “11  E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.” Apocalipse 12:11.
Nota: O Nosso grande segredo para vencer é apegar-nos a Cristo, pois Ele já venceu a Satanás nas tentações do deserto, na cruz e demonstrou a Sua vitória ao ressuscitar dos mortos. O diabo sabe que está perdido, por isso se apresenta como um leão que ruge (I Pedro 5:8), pois ao final do milénio apocalíptico será destruído no lago de fogo e enxofre (Apocalipse 20:10,14; Ezequiel 28:18,19).

Decido confiar plenamente em Jesus e aceitá-Lo como meu único e suficiente Salvador. Amem!


José Carlos Costa, pastor

Sem comentários:

Enviar um comentário