segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Apocalipse, um Livro Aberto

O termo Apocalipse é tido como prenunciador de catástrofes e do imprevisível. No entanto, os mais antigos manuscritos gregos começando por Irineu (c. 130 d.C., 200), dão a este livro o título de Apocalipse de João. Os manuscritos medievais ampliam o título para Apocalipse de João o teólogo e evangelista. A palavra grega apokálupsis, “apocalipse”, “revelação”, refere algo a que se retira o véu ou que se descobre. Assim, estamos face a um livro profético que revela ou põe a descoberto algo mais do que acontecimentos locais ou nacionais, antes, acontecimentos mundiais.

COMO ENTENDER O LIVRO DE APOCALIPSE

 1. O Apocalipse passou por cinco etapas antes de chegar até nós. Quais são?
Rª: 1 - “REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que
brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo.” Apocalipse 1:1
Nota: Deus dá a revelação aos seus servos.
Rª: 2 – “Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ómega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.” Apocalipse 1:11
Nota: Jesus Cristo (o Alfa e o Ómega, primeira e última letra do alfabeto grego) ordena a João para escrever às igrejas o que “vês”.
Rª: 3 – “Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão-de acontecer.” Apocalipse 1: 19.
Nota: João escreveu o livro do Apocalipse na Ilha de Patmos (Apocalipse 1:9), que fica no mar Egeu, para onde havia sido desterrado por ordem do imperador Domiciano. Por causa da sua fé, foi obrigado a trabalhar nas minas. Naqueles dias Patmos servia como prisão de máxima/alta segurança. João escreveu sob circunstâncias difíceis e desanimadoras.

 2. A quem prometeu Deus uma bênção especial?
Rª: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3.
Nota: Sem dúvida, a razão principal da bênção aos que estudam e obedecem à Palavra de Deus é o seu conteúdo.

·         Jesus disse: "...e são elas mesmas que de mim testificam… " João 5:39

 3. Que método usava Jesus para explicar a profecia?
Rª: “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que d´Ele se achava em todas as Escrituras.” São Lucas 24:27.
Nota: Jesus buscou o que outros escritores da Bíblia haviam dito sobre o tema. O Seu método, sem dúvida, é o correto; permitir que a Bíblia se explique a si mesma.
A chave que abre os mistérios do Apocalipse está no estudo do Antigo Testamento. Taylor G. Bunch diz que 27 livros dos 39 do Antigo Testamento são citados em Apocalipse, e dos 404 versículos, 276 são citações de outros autores bíblicos. Por isso é que o mistério que envolve os símbolos do Apocalipse se torna claro quando estudamos outras passagens bíblicas sobre o mesmo tema.
COMUNICAÇÃO POR SÍMBOLOS

 4. Que método usou Deus para dar a São João a revelação do Apocalipse?
Rª: “Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ómega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro.” Apocalipse 1:11, 12.
Nota: Ao ler Apocalipse, notamos que Deus estava mostrando incidentes e fatos que o Seu servo via com os seus olhos e ouvia com seus ouvidos. Portanto, João, ao informar as visões, diz: "Eu vi" ou "olhei" e "ouvi", ou algo semelhante, pelo menos 73 vezes. Em Apocalipse, Deus está apresentando acontecimentos, nações, movimentos religiosos e organizações em mensagens como em filmes com imagens e palavras. Diríamos hoje que Deus revelou o Apocalipse por meio de impressões audiovisuais.

 5. Por que Jesus falou em parábolas e nos deu o livro do Apocalipse em símbolos?
Rª: “E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.” São Lucas 8:10,11
Nota: Jesus falou em parábolas para que as entendessem somente aqueles que estavam relacionados com as coisas espirituais. Se o Apocalipse tivesse sido escrito numa linguagem literal, há muito que os inimigos de Deus o teriam destruído. Deus, na Sua sabedoria, apresentou as Suas mensagens numa linguagem compreensível somente para "os Seus servos" (Apocalipse 1:1)

Os símbolos não impedem a compreensão, porque a Bíblia nos dá o seu significado. Como exemplo, vejamos três símbolos proféticos e deixemos que a Bíblia nos diga o que significam. Escreva o significado encontrado ao lado de cada símbolo:
1. Animal: Daniel 7:23 
2. Aguas: Apocalipse 17:15 
3. Dia profético: Ezequiel 4:6, 7 

AUTORIDADE DA PROFECIA BÍBLICA

 6. Quanta segurança existe na palavra profética?
Rª: 2ª Pedro 1:16  Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
Ver também: 18  E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 2ª Pedro 1:18,19.

 7. De que coisas Deus nos adverte ao interpretar a profecia?
Rª 1 - “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.” 2ª Pedro 1:20
Rª 2- “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” Apocalipse 22:18, 19 "

Nota: A falta de sinceridade priva as pessoas da capacidade de entender a mensagem profética, por isso é que para muitos a revelação do Apocalipse parece obscura e fechada. Como exemplo vemos um caso no Antigo Testamento: Isaías 29:10-14; São Mateus 13:14.

 8. Quanto da Santa Escritura é inspirado?
Rª: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” II Timóteo 3:16.

AS BÊNÇÃOS DO ESTUDO

 9. Que segurança temos de que poderemos compreender o significado das revelações que Deus nos dá em Seu Livro Sagrado?
Rª: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.” São João 7:17.

 10. Que promessa fez Jesus aos que obedecem?
Rª: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” Apocalipse 3:10.

Decido - Compreendendo o grande privilégio que Deus me dá de conhecer as verdades espirituais concernentes a Jesus no livro do Apocalipse, desejo respeitar a Sua santa vontade.


José Carlos Costa, pastor

Sem comentários:

Enviar um comentário