domingo, 12 de janeiro de 2014

O Dom de Profecia um Dom de Deus

Desde a queda da humanidade, Deus se tem comunicado conosco pelos profetas. Daniel permanece em linha direta com os outros grandes profetas das Escrituras. As visões e sonhos que teve e registou no seu livro são partes da coleção de escritos dos profetas. Quão agradecidos somos por estas tremendas revelações que Deus nos dá na Bíblia. Neste estudo examinaremos o dom de profecia na vida do profeta Daniel e no restante da Bíblia, e então veremos que o dom de profecia está ainda ao nosso dispor hoje.

O PROFETA DANIEL

1.      Como Deus se comunica com um profeta? Como Deus se comunicava com Daniel?
Rª 1: “E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.” Números 12:6
Rª 2: NO primeiro ano de Belsazar, rei de Babilónia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas.” Daniel 7:1 (cf. Dan. 8:1)
Nota: Os sonhos ocorrem enquanto o profeta dorme. As visões ocorrem enquanto está acordado. Não surgem de experiências comuns da vida, são inspiradas pelo Espírito Santo.

2.      Alguns dos fenómenos físicos que acompanharam Daniel enquanto recebia as visões.
Rª: 8 Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante mudou de cor, e não tive força alguma.
9 Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.
10 E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. (Daniel 10)

Nota: Fenómenos físicos acompanham os profetas enquanto tem uma visão, demonstrando para os que estão ao seu redor que estão recebendo algo que veio de uma fonte sobrenatural.

O DOM DE PROFECIA NOS TEMPOS BÍBLICOS

3.      Quem é a fonte das mensagens que os profetas receberam nas visões e como Deus se manifesta a sua vontade ao homem? 
Rª 1: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21
Rª 2: “Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7
Nota: Em toda a história bíblica, Deus falou através de uma variedade de indivíduos. Daniel não foi o único a receber os dons proféticos. Deus escolheu mulheres também, assim como Miriam (Êxodo 15:20), Hulda (II Crónicas 34:22) e Ana (Lucas 2:36). Deus escolheu dar o dom profético àqueles indivíduos que poderiam melhor serví-Lo naquele tempo. Examinando o dom profético na escritura, torna-se claro que existiram dois grandes grupos de profetas:

A. Os que registaram revelações na Bíblia, como Moisés, Daniel e João no Apocalipse;
B. Aqueles que não registaram nenhuma parte na Escritura sagrada ou somente deram apresentações orais, como Enoque, Elias e João Batista, e ainda aqueles profetas que foram somente inspirados como os outros profetas bíblicos.

4.      Para quem Deus tem dado os dons e por quanto tempo eles seriam dados à Sua igreja do Novo Testamento?
Rª: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” (Efésios 4:11-13)
Nota: Ser profeta é um dom espiritual que Deus deu à igreja do Novo Testamento. Se podemos ainda ter evangelistas, pastores e professores hoje, porque não profetas? Os dons espirituais, incluindo o dom de profecia, são para os remanescentes na igreja até ela alcançar a perfeição, que acontecerá até à segunda vinda de Jesus. Paulo diz que enquanto estivermos nesta terra, precisamos de todos os dons do Espírito Santo, incluindo o dom de profecia.

5.      Qual o propósito do dom de profecia?
Rª: “Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.” I Coríntios 14:3
Nota: O dom de profecia não é uma habilidade de prever o futuro, alguém pode ser um profeta sem necessariamente prever o futuro. Alguns profetas, como Daniel, previram o futuro, mas outros não. Seu trabalho foi edificador, encorajador e confortante à igreja.

O DOM DE PROFECIA ALÉM DOS TEMPOS BÍBLICOS

6.      Que conselho o apóstolo Paulo deu aos tessalonicenses com respeito ao dom de profecia? (I Tessalonicenses 5:19-21)
Rª: 19 Não extingais o Espírito.
20 Não desprezeis as profecias.
21 Examinai tudo. Retende o bem.
Nota: Se Deus não planejou enviar profetas depois dos tempos bíblicos, Paulo advertiria os tessalonicenses para ignorar qualquer um no futuro que poderia clamar ter o dom profético. Ao invés disso, Paulo conta-nos que façamos prova deles, e se provarem ser verdadeiros, absorver seus ensinamentos.

7.      Que tipo de profetas, Jesus nos adverte? 
Rª: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” Mateus 7:15
Nota: A razão de que Jesus ter advertido contra os falsos profetas indica a existência dos genuínos.

8.      Que grande reavivamento do dom profético o profeta Joel previu, quando e para quem ele acontecerá?
Rª: “E há-de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
Porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.” Joel 2:28-32
Nota: Joel previu que algum tempo antes do escurecimento do sol, o qual se cumpriu em 19 de maio de 1780, e antes da vinda do Senhor, este dom profético seria restabelecido na igreja. Estes servos e servas serão o último povo de Deus nos últimos dias – o remanescente.

9.      Quais são as 2 identificações na Bíblia que apontam o remanescente?
Rª 1: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17
Rª 2: “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” Apocalipse 19:10
Nota: Joel previu que a igreja remanescente teria o dom de profecia. Uma das marcas de identificação da igreja remanescente, de acordo com Apocalipse 12:17 é que ela não somente guardaria os mandamentos de Deus, mas também guardaria o testemunho de Jesus.

10.  O espírito de profecia e os profetas são a mesma coisa?
Rª 1: “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” Apocalipse 19:10
Rª 2: “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” Apocalipse 22:8, 9.
Nota: Apocalipse 19:10 e 22:9, são idênticos, exceto que Apocalipse 19:10 refere-se ao espírito de profecia e Apocalipse 22:9 chama-lhes profetas. Então, uma das marcas que identificam a igreja remanescente é que ela terá o dom de profecia.

O DOM DE PROFECIA HOJE

Em dezembro de 1844, uma jovem de 17 anos, Ellen Harmon, com saúde frágil, possuindo unicamente a 3ª classe, recebeu uma visão enquanto estava ajoelhada em oração com um grupo de senhoras em Portland, estado do Maine. Recusou ser chamada profeta, mas queria ser obediente à visão celestial, então relatou o que Deus lhe tinha mostrado. Durante 69 anos, recebeu visões e sonhos do Senhor. Ellen Harmon White tornou-se uma das maiores escritoras da história. Muitos dos seus livros são ainda publicados.

A experiência de Ellen White foi muito similar à do profeta Daniel.

·         Físicos que a examinaram durante suas visões se maravilharam porque ela não respirava, mas ainda vivia. Algumas vezes suas visões duravam até 4 horas.
·         Como Daniel, ela experimentou a perda da força física, a qual foi reconhecida como uma força sobrenatural. Durante uma visão ela segurou uma Bíblia da família de 10 quilos cerca de 30 minutos. Nesta ocasião, ela pesava 44 quilos e tinha uma saúde frágil.
·         Os fenómenos físicos que acompanham os profetas indicam que existe algo sobrenatural sobre sua experiência; contudo, o fenómeno físico não nos diz se estas experiências vêm de Deus ou de Satanás, por isso devemos examinar os profetas com testes bíblicos.

11.  Quais são os 4 testes bíblicos para um profeta?
Rª 1: “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” Isaías 8:20
Rª 2: “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.” I João 4:2
Rª 3: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7:20
Rª 4: “O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o SENHOR na verdade enviou.” Jeremias 28:9
Nota 1: “A lei e o testemunho” é uma expressão do Antigo Testamento para a Bíblia. "A lei" se referia aos 5 livros de Moisés, e o “testemunho” se referia ao testemunho dos profetas do restante do Antigo Testamento. Significa que o profeta deve estar de acordo com as Escrituras, ou não é um profeta genuíno. O que Deus revela aos Seus profetas hoje não estará em desacordo com o que Ele revelou na Bíblia. Se o profeta estiver em desacordo com as Escrituras, ele é falso. Convidamos cada um a ler qualquer livro de Ellen White e a examinar o que diz com o que a Bíblia diz. Descobrirá que Ellen White está de acordo com a Bíblia.
Nota 2: Profetas verdadeiros confirmam a humanidade, divindade, elevam e exaltam Jesus. Para testar Ellen White nesta área, leia seus livros “Caminho a Cristo” ou o “O Desejado de Todas as Nações” e verá como ela tem cumprido maravilhosamente este teste para profeta. Outro exemplo da exaltação de Jesus por Ellen White é visto nas passagens em que ela dá conselhos aos pastores sobre como eles deveriam pregar.
Nota 3: Os profetas bíblicos não foram perfeitos, qualquer profeta não é perfeito; eles eram humanos. Mas a tendência geral de sua vida deve estar em harmonia com a Palavra de Deus.
Nota 4: Profetas bíblicos darão previsões sobre temas do grande conflito e salvação, não coisas mundanas tais como quem vencerá eleições, astrologia, etc. Os verdadeiros profetas prevêem com exatidão o futuro. Se a profecia falha, o profeta é falso. O trabalho de Ellen White foi encorajar e confortar a igreja, também nos deu previsões, e sobre estas ela pode ser testada. As suas previsões foram algumas vezes condicionais com relação a obediência, mas as diretivas revelam claramente a voz profética falando através dela. Alguém que examina a vida e ministério de Ellen White com relação aos quatro testes bíblicos de um profeta verdadeiro percebe claramente que ela reúne todos os requisitos destes testes. Os fenómenos físicos indicaram que estamos a tratar com uma força sobrenatural do Senhor.


Tome a sua decisão: Senhor Deus, reconheço que na Tua Igreja existe o verdadeiro dom de profecia, aquele que nos dá luz e confirma a Tua Palavra.

Sem comentários:

Enviar um comentário