segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O Último Chamado de Deus

O ano de 1844 marca o fim do mais longo período profético da Bíblia, uma profecia que é a mais importante do livro de Daniel. Marca o início da primeira fase do julgamento celeste e o começo da obra final de Jesus no Santuário Celestial prevendo o Seu retorno a esta terra. Igualmente fascinante é o que aconteceu na terra em 1844. Enquanto Daniel foca a nossa atenção para os cenários celestiais, o livro de Apocalipse foca um movimento que ressurgirá na terra. Apocalipse 10 previu que este movimento especial viria no fim dos 2300 dias proféticos. Neste estudo, examinaremos o que aconteceu em 1844 – um cumprimento de Apocalipse 10.

O ANJO DE APOCALIPSE 10

1.      Que mensagem deu o anjo a João?
Rª: E VI outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo. (Apocalipse 10:1)

2.      Em Apocalipse 1 que visão é descrita por João?
Rª: 13  E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
14  E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
15  E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
16  E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
 (Apocalipse 1:13-16)
NOTA: Uma rápida comparação de Apocalipse 1 e 10 mostra que João está a descrever a mesma pessoa. Este Alguém que traz esta mensagem em Apocalipse 10 não é outro senão o próprio Jesus. O Único que está dando a revelação agora e continuamente.

3.      O que este poderoso Ser tem na Sua mão e o que Ele fazia?
Rª: E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra. (Apocalipse 10:2)
NOTA: A menção de um livrinho sendo aberto é importante. Se ele está agora aberto, então provavelmente
esteve fechado em algum tempo. O mar é um símbolo dos povos, nações e línguas, ou áreas habitadas da terra (Apocalipse 17:15). A terra sendo oposta ao mar representa uma região da terra pouco habitada. Aquele pé sobre o mar e o outro sobre a terra indica a amplitude mundial da proclamação da mensagem que fala do desvendamento do livro de Daniel. Ponto de identificação n° 1: O movimento seria de amplitude mundial.

4.      Que livro da Bíblia esteve fechado?
Rª: E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. (Daniel 12:4)
NOTA: O livro de Daniel é o único no qual a Bíblia diz esteve selado. O livro de Apocalipse é um livro aberto, uma revelação de Jesus. O livro de Daniel foi selado, mas agora está aberto. Ponto de identificação n° 2: O movimento descrito em Apocalipse 10 tem a ver com o selamento do livro de Daniel. O livro de Daniel não esteve selado sempre, mas somente no tempo do fim. O fato de que nós hoje somos capazes de entender o livro de Daniel indica que estamos vivendo no tempo bíblico do fim. Ponto de identificação n° 3: O movimento de Apocalipse 10 deve ressurgir no tempo do fim.

5.      O que foi dito a João para fazer com a revelação dos sete trovões?
Rª: E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas. (Apocalipse 10:4)
NOTA: Algo sobre este movimento foi revelado a João, mas ele então não escreveu sobre isso. Ponto de identificação n° 4: Existe algo escondido do movimento de Apocalipse 10.

6.      O que o anjo proclama sobre este tempo?
Rª: 5 E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu.
6 E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora; (Apocalipse 10:5, 6)
NOTA: Algumas traduções da bíblia traduzem incorretamente a palavra grega “chronos” como “espera” e algumas como “tempo”. O único lugar no Novo Testamento que estas traduções empregam esta palavra grega está neste verso. Isto deveria ser lido como: “Não haverá mais tempo”. Poderia não significar o fim do mundo, ainda que o restante do capítulo descreva muita atividade sobre a terra depois que o anjo diz que não haveria mais tempo. Aqui, João está tratando do livro de Daniel. Daniel tem sido muito estudado por séculos, exceção feita as profecias de tempo, que foram seladas até o tempo do fim. Quando o anjo proclamou que não haveria mais tempo, estava se referindo ao fim das profecias de tempo. Então, quando o movimento de Apocalipse 10 surgiu, teríamos chegado ao fim das profecias de tempo do livro de Daniel. A mais longa profecia de tempo, a profecia dos 2300 dias proféticos, terminada em 1844. Ponto de identificação n° 5: O movimento de Apocalipse 10 ressurgiu por volta de 1844.

7.      O que estará terminado na pregação deste movimento?
Rª: 7 Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos. (Apocalipse 10:7)
NOTA: O mistério de Deus e Seu plano de salvação. Através da pregação do movimento de Apocalipse 10, a mensagem de Deus será dada a todo o mundo e será terminada (Mateus 24:14; Apocalipse 14:6-12). Ponto de identificação n° 6: O movimento de Apocalipse 10 dá uma mensagem de advertência final que prepara o mundo para a segunda vinda de Jesus.

8.      O que fez João com o livrinho? Como ele sentiu o gosto deste livro na sua boca e como o sentiu no estômago?
Rª: 8 E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.
9 E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
10 E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. (Apocalipse 10:8-10)
NOTA: O livrinho de Apocalipse 10 é o livro de Daniel. No movimento de Apocalipse 10, devorar o livro significa que eles se sentiriam tão encantados e excitados com o que foi dito pelas profecias de Daniel desvendadas, que deveriam comê-las. Seria uma doce e abençoada experiência, doce como o mel na boca ao entende-las. Mas o seu excitamento se tornou amargo, uma desapontadora experiência. Ponto de identificação n°7: A compreensão do livro de Daniel seria inicialmente prazerosa, feliz experiência, mas terminaria em desapontamento.

9.      Depois do amargo desapontamento do livro de Daniel, o que o movimento de Apocalipse 10 fez?
Rª: 11 E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis. (Apocalipse 10:11)
NOTA: O desapontamento não foi o fim, pois profetizariam novamente. Levariam a mensagem das profecias do livro aberto de Daniel para todo o mundo. Ponto de identificação n° 8: Eles ressurgiriam e iriam a todo o mundo com a mensagem do livro de Daniel.

10. Que movimento conforme descrito em apocalipse 10 ressurgiu e cumpriu estas oito marcas de identificação bíblicas?

NOTA: Ressurgiu na metade do século 19 um movimento especial que cumpriu cada uma destas marcas de identificação muito claramente.

A ADVERTÊNCIA FINAL DE DEUS

10.  Qual é a mensagem de Deus para os últimos dias a ser pregada?
Rª: 6 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,
7 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. (Apocalipse 14:6, 7)
NOTA: Hoje a Igreja Adventista do Sétimo Dia está em mais de 95% dos países do mundo. Este é verdadeiramente um movimento de amplitude mundial, levando a mensagem da proximidade da segunda vinda de Jesus para todos. Nenhuma outra igreja está proclamando o julgamento que se iniciou em 1844. A mensagem central do livro  de  Daniel é negligenciada totalmente pelas demais igrejas, ainda que Apocalipse 14:7 declare que esta mensagem é parte de uma especial, mensagem de advertência final para ser dada a todos antes da volta de Jesus.

11.  Jesus declara que Ele é o bom pastor e conhece as Suas ovelhas. O que Jesus tem feito às Suas ovelhas? Todas as ovelhas de Deus estão no aprisco de Jesus agora?
Rª: 14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. (João 10:14-16)


NOTA: Jesus nos conhece, deu Sua vida por nós, morreu pelos nossos pecados e nos ama muito. Não podemos esquecer que Deus tem um povo em todas as igrejas e denominações (ou mesmo fora de igrejas e denominações). Eles amam e servem a Deus fielmente em harmonia com a luz e verdade que tem. Podem não estar no Seu aprisco, mas são Suas ovelhas. Pertencem a Ele, e Ele os ama tanto que morreu por eles. Elas que não são ainda parte de Seu rebanho, ouvirão Sua voz, e se tornarão parte dele. Deus está amavelmente chamando elas.

12.  O que farão aqueles que verdadeiramente amam Jesus?
Rª: 15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. (João 14:15)

13.  Como a Bíblia descreve o remanescente que está no rebanho?
Rª: 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. (Apocalipse 12:17)
NOTA: A igreja Adventista do Sétimo Dia ensina o povo a observar todos os mandamentos de Deus e ter o testemunho de Jesus.

14.  Como descreve João aqueles que proclamam a mensagem dos três anjos?
Rª: 12 Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apocalipse 14:12)

15.  Que chamado final Deus dá a Seu povo que está na Babilónia?
Rª: 4 E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. (Apocalipse 18:4)

NOTA: Deus estende o Seu convite final. Ele convida Seu povo a seguir a verdade de Sua palavra, a entrar num dinâmico relacionamento com Jesus, que os habilitará a guardar os Seus mandamentos através do poder de Jesus. Ele os convida a se tornar parte do povo remanescente da profecia bíblica que espalhará a mensagem final de advertência ao mundo.


Decida colocar a sua confiança em Jesus: Senhor Deus, eu aceito a Tua última mensagem de advertência e quero fazer parte da igreja que guarda os Seus Mandamentos e têm a fé em Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário